Um dos posts mais populares do Zeletron é o dos cinco filmes que os amantes da tecnologia devem ver, e agora faço uma compilação pessoal do top5 em termos de matemática para você ter algo para ver hoje a noite 🙂
5) Moneyball (2011) – O homem que mudou o jogo
Usar estatística para vencer uma campeonato de Baseball? Não qualquer campeonato de baseball, mas a MLB. O treinador Billy Beane assume um risco ao contratar o matemático Peter Brand como seu assistente e aplicar um método matemático num esporte que sempre foi dominado por olheiros e pessoas com intuição. Será que o Oaklands A vai se sair bem com isto?
Grande filme e ótimo elenco.
Um filme com Albert Einstein, Kurt Gödel e Boris Podolski, três gênios, que não conseguem trocar uma lâmpada. Este pode ser um breve descritivo para esta bela comédia romântica com Tim Hobbins e Meg Ryan. Não é 100% sobre matemática, mas vai fazer você se divertir.
Baseado na história real de alguns estudantes do MIT que usando técnicas estatísticas, encontraram uma maneira de ganhar dinheiro no único jogo que apresenta uma fragilidade para os cassinos, o Black Jack ou 21. Baseado no livro “Bringing down the house”.
Eu conheci uma pessoa do MIT que disse que este esquema segue até hoje e que ele tinha participado dele durante algum tempo e que o filme é bem realista.
A vida do matemático, prêmio nobel de economia e desequilibrado mentalmente por uma grave doença, John Nash. Ganhador de Oscars e espetacularmente produzido é além disso uma história real.
A idéia de escrever no vidro com caneta de retroprojetor eu adotei desde aquela época para o desespero do pessoal da limpeza do trabalho.
Matt Damon e Robin Williams fazem desta história, que mostra um rapaz genial que trabalhava como faxineiro no MIT, um dos grandes vencedores do Oscar. Há o lado humano, do rapaz que é genial, mas problemático que dá o grande toque de qualidade no filme. O seriado do Youtube Numberphile tem um episódio sobre a solução do problema do filme.

Um comentário em “Cinco filmes sobre matemática que você deve ver.”