Dois rumores distintos correm na Internet: Steve Jobs estaria muito doente e Steve Balmer seria demitido da Microsoft. Este analista acredita que ambos são falso, mata a cobra e mostra a cobra (afinal de contas se matar a cobra e mostrar o pau não provou que matou a cobra).
Steve Jobs vai morrer disse um site de rumores. Oh my gosh! Tenho novidades para o autor deste site: ele também vai morrer. Quando Steve Jobs anunciou uma licença médica por tempo indeterminado no início do ano, muita gente, inclusive alguns médicos americanos que falaram a jornalistas, especulou que ele teria poucas semanas de vida. E eis que ele reaparece no lançamento do IPad2 firme e forte. No dia 6 de junho, quando fez seu keynote na conferencia WWDC todos estávamos de olho na aparência de Steve e eu fiquei com uma impressão ruim pela voz rouca e pela falta de equilíbrio ao caminhar. Além disso achava que estava um pouco mais magro.

As ações da Apple despencaram, muitos blogueiros falavam do último WWDC de Steve Jobs, muitos profetas do fim do mundo analisavam a condição de saúde de Steve Jobs pelas imagens e falavam de caquéxia, sinais de doença terminal, etc. Acho que tudo isto é especulação vagabunda. Não dá para inferir nada do que vimos, pode ser uma assadura nas partes baixas o que fez andar torto e um vento frio que lhe deu uma faringite, o fato é que um doente terminal não vai se apresentar de Keynote Speaker, não tem a mínima condição. E se o Steve Jobs morrer? Bom você também pode morrer comendo ovo frito na Cinelândia. A Apple sofreria com a morte dele? Sim. Ia continuar tudo igual? Não sei. O fato é que ele está por aí e não há indícios de que vá deixar de estar em breve.

O outro rumor é mais ridículo: estaria sendo montada a demissão de Steve Ballmer. É fato que um dos acionistas grandes pediu a cabeça de Ballmer pelos fracos resultados das ações da Microsoft. Que as ações da Microsoft tiveram perdas é algo que não se pode negar. Como também não se pode negar que o lucro da Microsoft no ano passado foi 25 bilhões de dólares. Isto mesmo, você não leu errado 25 bilhões de dólares. Cresceu 25% em relação ao ano anterior.
Além disso o Windows 7 é um sucesso de vendas, o Kinetic outro sucesso, o Windows Phone não está vendendo bem ainda mas promete, o Windows 8 é uma coisa genial e Ballmer é muito admirado dentro da empresa. Tem a confiança absoluta dos funcionários e a confiança absoluta de Bill Gates. Só no Brasil do PT se demite presidente que dá lucro acima de 10 bilhões (Roger Agnelli que o diga).
A lição que podemos tirar disto tudo: “líderes são importantes, mas os verdadeiros líderes são aqueles que preparam sucessores”
Um comentário em “Rumores: “A tale of two Steves””