Hoje meu amigo Dario me passou um link de um programa que prova que o iPhone guarda sua posição geográfica de tempos em tempos durante toda a vida do aparelho.
O programa se chama iPhone Tracker e só funciona em MacOS X.
http://petewarden.github.com/iPhoneTracker/
A princípio isso parece muito interessante, saber aonde estávamos no dia tal e até poder provar isso. O problema é que, se algum criminoso rouba o seu celular, essa informação fica disponível também para ele. Pior, se alguém rouba o notebook que você usa para sincronizar seu iPhone, essa pessoa tem acesso a esses dados.
Para se ter uma idéia do problema, vejam abaixo duas telas do programa sendo executado aqui no meu Mac.


Com essas informações, localização, data e hora; dá para saber um monte de coisas. Onde a pessoa mora, onde trabalha, aonde vai com frequência e quando vai, etc.
Outro dado interessante, é que essa informação passa de um iPhone para outro. Se você tinha um iPhone 3G S e depois transferiu os seus dados para um iPhone 4, as informações de localização vão junto com o backup.
Como não é possível desligar esse absurdo, uma sugestão que o sujeito que fez o programa deu, é que mande encriptar o backup do iPhone, para evitar que outros programas possam acessá-lo.
As perguntas que ficam são as seguintes:
1) Por que a Apple guarda esses dados sem nós sabermos?
2) Será que ela envia esses dados para algum outro lugar?
6 comentários em “iPhone Tracker expõe uma brecha enorme na segurança dos donos de iPhone”