Recuperando o Ovi Store do N8 após hard reset

Se você é um daqueles infelizes que fez um hard reset no N8 (versão 011.012) e não conseguiu reinstalar o aplicativo Ovi Store, a boa nova é que agora é possível, com o firmware 013.016 (PR1.1).

Basta reinstalar o firmware (cerca de 173MB), via Ovi Suite, e depois ir no aplicativo de atualização de software do aparelho. Ele irá listar o Ovi Store como disponível para instalação (uns 15MB). Instale, atualize e terá novamente o aparelho funcionando normalmente.

Eu passei por isso e, confesso, foi irritante. Usuário antigos de Nokia sempre fizeram hard reset. Estão habituados. E, de repente, perdem um dos aplicativos mais importantes por quase 3 meses. Eu tentei de tudo, nenhuma dica mágica encontrada na internet funciona de verdade. Pra piorar, quando saiu o firmware 013.016, eu fiz update via OTA e não tive a opção de atualização do Ovi, era preciso fazer via Ovi Suite. Ao tentar fazer via Ovi Suite, descobri que a opção “reinstalar” não estava disponível. Ela só apareceu cerca de duas a três semanas depois, permitindo a correção da falha.

Por alguns momentos quase cometi uma besteira, pensando seriamente em usar ferramentas como Phoenix Service ou Nokia Care, encontradas no submundo da internet. Como o NaviFirmware não mostrava o firmware correto para o meu product code, acabei desistindo. Aliás, não parece ser possível mudar o product code do N8. O Nessus não consegue, nem o Phoenix.

17 comentários em “Recuperando o Ovi Store do N8 após hard reset”