Nokia N8 – prefácio

Confesso que tive uma impressão bem positiva do Nokia N8. O N8 é o primeiro equipamento a rodar o Symbian^3. Gostaria de ter tido esta mesma impressão nos quinta edição anteriores (N97, XM5800, entre outros) mas infelizmente não fiquei tão satisfeito com eles. Acredito que a tela resistiva e a necessidade de duplo toque nas listas contribuíram grandemente para isso, diminuindo a usabilidade. Com o uso, é fácil perceber algumas mudanças importantes e notar que o sistema está muito mais fluídico e responsivo, mesmo guardando uma grande herança do quinta edição. No entanto, não esperem uma interface totalmente nova no Symbian^3, isto só irá acontecer no Symbian^4, em 2011.

Também fiquei bastante satisfeito ao ver o N8 chegar rapidamente ao mercado nacional, sem os longos atrasos (veja o caso N900), mostrando um novo posicionamento da Nokia na América Latina. O preço de lançamento praticado também é bastante atraente, por volta de 1400 reais, desbloqueado. Imagine o quanto deve cair alguns meses depois ou em planos pós-pagos. A facilidade de desenvolvimento provida pelo Qt, o grande investimento na plataforma de desenvolvimento e o forte apoio ao desenvolvedores pela Nokia deve gerar uma onda de novos aplicativos para o primeiro semestre de 2011. Adicione a isto uma nova Ovi store no N8, totalmente remodelada, fácil de usar e que permite downloads simultâneos de forma bastante simples.

Vale ainda lembrar que a versão de firmware disponível no meu equipamento é ainda uma “PR1.0” (Pre-Release – pré lançamento), e que alguns problemas que existem devem ser corrigidos em um release final.

Eu optei por tomar um caminho diferente para publicar avaliações do N8: deixar com o usuário a análise. Se por um lado isto pode tornar a avaliação menos técnica, por outro pode deixar uma visão mais próxima do nosso leitor. O primeiro escolhido para tal tarefa foi o @Valtinho, amigo real e virtual. O Valter é dentista (ok, odontólogo), logo não reparem em “caras e bocas” evidenciadas nas fotos. No próximo post ele começará a sua avaliação, provavelmente focada em multimídia, o ponto forte do equipamento e necessidade primária dele. Vou me limitar a comentar os pontos que julgar necessário.

Caso desejem ver algo não coberto aqui, comentem no post e eu posso dar mais detalhes para vocês.

Nokia N8
Nokia N8

9 comentários em “Nokia N8 – prefácio”