Senhas compartilhadas e segurança. Quem devia dar o exemplo …

Chego sempre atrasado
mas eu não corro perigo
Quem devia dar o exemplo
Chega atrasado comigo
( E diz )

Soy latino americano
E nunca me engano
E nunca me engano – Zé Rodrix, Soy latino americano

A Receita Federal é um curioso organismo. Trata com implacável rigor o contribuinte, tido por definição como um sonegador em potencial a quem incumbe provar, obedecendo a exigências não raro bizantinas, que está com a sua vida fiscal em ordem. Ao mesmo tempo, para se autoconceder um atestado de inocência política, não se vexa de alegar que o vazamento das declarações de renda de pessoas ligadas ao candidato presidencial do PSDB, José Serra, se explicaria pelos indícios de existência de “um balcão de compra e venda de dados sigilosos”, na delegacia do Fisco em Mauá, na Grande São Paulo, com vítimas a granel. – Editorial do Estado de São Paulo de 01/09/2010

Só de saber que as senhas na Receita Federal são compartilhadas entre os usuários, porque conforme disse uma funcionária, estão com muito trabalho …. (Pausa para gargalhadas politicamente incorretas)

……

(voltando, enxugue os olhos que ficaram marejados de tanto rir)

Qualquer um que trabalha com tecnologia sabe que compartilhar senhas é extremamente perigoso principalmente quando se tratam de dados muito sensíveis. Você deixaria sua senha de banco anotada na frente do computador? Você deixaria a senha do seu orkut anotada na primeira página da agenda sob o título “senha do meu orkut“. Agora imagine compartilhar com dez pessoas a sua senha para acesso ao sistema da receita federal. Assustador? Pois é.

Mas se fosse só burrice a solução era fácil, bastava demitir o incompetente, ops, esqueci que não dá para demitir assim tão fácil um funcionário público. O problema é que ….. o problema é que eu vou parar por aqui porque prometi ao chefe deste blog que só ia tratar do compartilhamento de senhas e não falaria do (paaaaaaaaaaara, bom vocês já sabem ….)

Por favor, comentários apenas acima da linha da cintura.

3 comentários em “Senhas compartilhadas e segurança. Quem devia dar o exemplo …”