Outra baixa no exército de Fãs da Nokia

Que a Nokia não está agradando muito, já não é notícia nova, mas daí a começar a perder fãs, isso é um sinal de que as coisas estão ladeira a baixo.

Vocês bem sabem que já faz algum tempo que não falo nada sobre Nokia, por culpa deles mesmos, mas hoje recebi pelo twitter a notícia de que o famoso blogueiro Symbian Guru, Rick Cadden, fechou as atividades no blog Symbian Guru, e virou fã do Android e resolvi falar sobre o assunto.

O post que ele escreveu no seu blog informando o fim do Symbian Guru é bastante forte e contundente. Deixo abaixo uns trechos em inglês com uma tradução minha. No final deixarei o link do post original.

“I can’t continue to support a manufacturer who puts out such craptastic ‘flagships’ as the N97, and who expects me to use services that even most of Nokia’s own employees don’t use. I also can’t continue to support a mobile operating system platform that continually buries itself into oblivion by focusing on ‘openness’ while keeping a blind eye towards the obvious improvements that other open platforms have had for several iterations.”

Traduzindo:

“Não posso continuar a apoiar um fabricante que lança aparelhos “topo de linha” tão ruins como o N97, e espera que eu uese serviços que nem a maioria dos funcionários da Nokia utiliza. Também não posso continuar a apoiar um sistema operacional móvel que continuamente se enterra no esquecimento ao se focar em ser aberto, enquanto se finge de cego às óbvias melhorias que as outras plataformas vêm apresentando.”

E depois de dizer tudo que acha sobre os atuais aparelhos da empresa, ele manda um recado ainda mais doloroso para a Nokia:

To Nokia, you guys are losing. Hard. Wake the hell up. Doing the same thing repeatedly while expecting different results is the definition of insanity.  I’ve been a huge Nokia fan since my 2nd cellphone, and I just can’t do it any longer. You guys aren’t competing like you once were, and everyone but you seems to see that. You used to build the world’s best smartphones, the world’s best cameras, the world’s best GPS units – you’ve lost pretty much all of that, and with nothing to show for it. You unveiled your Ovi vision over 2 years ago – I was there. Today, it’s still a complete mess. I have to log in every single time I visit the site – regardless of how many times I check the ‘remember me’ box. I spent 6 months (and about 3 hours at Nokia World 2009) trying to find someone to help me with Ovi Contacts on the web – no one knew who to point me to. You spent millions of dollars purchasing your Ovi pieces – Ovi Files, Ovi Share, and a host of other little companies – are you proud of what you ‘built’ with them? Most of your own employees (that I’ve talked to) don’t even use them, so why should I?

Que traduzo assim:

“Para a Nokia: Vocês estão perdendo. De forma dura. Acordem! Fazer a mesma coisa repetidamente, esperando resultados diferentes é a definição de insanidade. Eu fui um enorme fã da Nokia desde o meu segundo celular, mas não consigo ser mais fã. Vocês não estão mais competindo como faziam antes, e todo mundo está vendo isso, menos vocês. Vocês faziam os melhores smartphones do mundo, as melhores câmeras, os melhores GPS – vocês perderam quase isso tudo, e com nada que justifique isso. Vocês lançaram o Ovi há dois anos atrás – Eu estava lá. Hoje, ele (o Ovi) continua sendo uma completa bagunça. Eu tenho que me autenticar todas as vezes que eu visito o site, independente de quantas vezes eu marque a opção “lembre-se de mim”. Eu gastei seis meses (e três horas no Nokia World 2009) tentando encontrar alguém que me ajudasse com o Ovi Contacts na web – ninguém sabia quem indicar. Vocês gastaram milhões de dólares comprando as peças do Ovi – Ovi Files, Ovi Share, e um punhado de pequenas empresas – vocês estão orgulhosos com o que vocês ‘construíram’ com elas? Muitos funcionários de vocês (que eu conversei) nem os usam (os serviços Ovi), então, porque eu deveria usá-los?”

O post completo em inglês pode ser lido no link abaixo:

http://www.symbian-guru.com/welcome/2010/07/symbian-guru-com-is-over.html

A minha pobre opinião é que a Nokia está cada vez mais cavando a própria cova com aparelhos que não acompanham o mercado, e serviços que realmente funcionam de forma abaixo da aceitável.

Quem nunca teve que ficar reativando as licenças das músicas que baixou com o Comes With Music porque o celular esqueceu as licenças? Quem tem um N97 e nunca teve problemas com o sistema capenga que ele carrega? Quem consegue usar o Nokia Mail no E71 sem perder a paciência com a lerdeza do serviço? Quem é que nunca se irritou com a falta de atualizações de firmware do N78, E62 e dezenas de outros aparelhos?

E mais, porque os aparelhos só chegam aqui no Brasil depois que o mundo já está cheio de vê-los? Vejam o caso do N900, ontem foi a festa de lançamento do aparelho que só chegará às lojas do Brasil em AGOSTO! Isso porque ele já está à venda lá fora desde Dezembro de 2009.

Eu, que já fui fã incondicional da Nokia, devo admitir que não é mais possível ser fã dessa Nokia. Essa não é a mesma Nokia que eu conheci e que foi a melhor fabricante de celulares do mundo até pouquíssimo tempo atrás. É de se lastimar.

24 comentários em “Outra baixa no exército de Fãs da Nokia”