Terminamos hoje nosso tutorial de desenvolvimento para IPhone sem usar Objective-C. Não vou mais pedir que você compre a App de US$ 0,99. Já me convenci de que você não fa-lo-á (curtiu a mesóclise?).
Hoje vamos ver o processo com a loja da Apple e antes de começar tenho que dar uma má notícia. Para se inscrever no Programa da Apple você precisa pagar 99 Obamas. Se você vai fazer apps boas vale a pena porque isto se paga rapidamente. Para se inscrever no programa você deve entrar em http://developer.apple.com/membercenter/ e completar o cadastro. No momento de escolher como quer se inscrever no IPhone Developer Program há duas opções Pessoa Física ou Empresa, como Pessoa Física a liberação é imediata, como empresa há bastante burocracia (agradeça ao governo Lulla) e pode demorar até 10 dias.
Uma vez liberado o acesso ao portal de desenvolvimento você passa a ter ao seu alcance várias coisas úteis (os betas dos IPhone OS 4 e tudo que sai de novo é uma destas coisas)
Supondo que você já está inscrito no programa vamos ver como ter sua aplicação na Loja da Apple com o mínimo de atrito possível.
O que não fazer:
- Criar uma aplicação grátis com uma opção que quando o cara entra diz que aquilo não está disponível na opção grátis. O que é recomendado pela Apple nestes casos é que você não mostre esta opção no programa e na página de sobre você fale das funcionalidades da versão paga. Outra opção é usar o recurso chamado In App Purchase quando você vende recursos opcionais dentro da própria aplicação.
- Aplicações que são apenas leitores de RSS de um blog específico não tem sido aceitas. Convenhamos que não é algo útil a menos que você agrege alguma funcionalidade que um leitor comum de RSS não tenha.
- Aplicações em que há discrepâncias no material gráfico. Por exemplo: o ícone do programa é diferente do ícone que é usado na App Store. Vamos dar ainda neste texto umas dicas de uniformização.
- Uso de palavras com Copyright no título da Aplicação ou nas Keywords dela. Exemplo: Apple Truco. Você não pode criar um programa que se use a palavra Apple no nome.
- Uso de material pornográfico, erótico ou afins. Não preciso explicar porque. Há tolerância zero com relação a isto na loja da Apple, e eles fazem muito bem.
Para publicar seu aplicativo na loja você precisará de:
1 Icone no formato 57×57 que deve se chamar icon.png e ser colocado no diretório raiz da aplicação (note que o diretório www não é o raiz da aplicação)
1 Icone no formato 512×512 que não seja muito diferente do anterior, este você utilizará no processo de upload da aplicação.
1 splash screen no formato 320×480 com o nome de Default.png que você colocará no diretório raiz de sua aplicação:
Um texto de até 4000 letras descrevendo a aplicação, no nosso caso foi usado o texto abaixo:
Mude todos os números para zero no menor tempo possível.
Desafio Puzzle Zeroes
– 7 níveis de dificuldade
– Contador de movimentos
Não foi um texto modelo, já que é muito curto e não motiva o cara a comprar.
Um conjunto de palavras chave. Por exemplo:
jogo raciocínio, passatempo, puzzle
Um conjuntos de Screenshots da aplicação (você pode obter os screenshots usando a técnica descrita em: http://www.zeletron.com.br/2010/04/capturando-a-tela-no-ipod-touch-e-iphone.html )
Agora que você tem o material basta compilar a versão de release do aplicativo seguindo este manual passo a passo da Apple:
https://developer.apple.com/iphone/manage/distribution/index.action – Você só tem acesso a este link quando está inscrito no programa.
A primeira vez, demora um pouco para seguir todos os passos que eles pedem. Mas logo o processo fica bem automático e você consegue publicar em 5 minutos seu aplicativo.
Pronto! Sua aplicação está submetida. Agora basta esperar a revisão que demora de 4 a 7 dias.
Amanhã vamos publicar um epílogo a este tutorial com as principais dúvidas que surgiram.
Anexos:
Parte 1: http://www.zeletron.com.br/2010/04/desenvolvendo-para-iphone-sem-objective-c-parte-13.html
Parte 2: http://www.zeletron.com.br/2010/04/desenvolvendo-para-iphone-sem-objective-c-parte-23.html
Código Fonte completo (disponibilizado como licença BSD a menos algum arquivo que tenha no cabeçalho outro tipo de licença OpenSource): http://dl.dropbox.com/u/5860252/Zeroes.zip
Manual completo da Apple para publicação: https://developer.apple.com/iphone/appstore/submission.html
E você chegou aqui e não comprou a aplicação…
17 comentários em “Desenvolvendo para IPhone sem Objective-C (Parte 3/3)”