Um estudante de engenharia da universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveu um programa capaz de transformar uma webcam comum num scanner 3D.
Scanners 3D tradicionais precisam de vários pré-requisitos que uma simples webcam não é capaz de atender. O ProFORMA consegue fazer, de forma probabilística como o nome já diz, o mapeamento de superfície e de texturas de um objeto sem muito esforço.
Depois que o objeto é mapeado e desenhado na tela do computador, o programa captura qualquer movimento no objeto real e o reproduz no modelo gerado. Isso pode ser interessante para aplicações de animação, por exemplo.
Uma outra aplicação disso, que seria impressionante, é, por exemplo, trocar o avatar de um videogame por um boneco exatamente igual a você.
Deixo abaixo o vídeo explicando os passos do mapeamento e da animação.