Talky. O VoIP que não é mais do mesmo.

No início do mês comecei a testar um provedor de VoIP chamado Talky, indicado pelo meu amigo Rodrigo Toledo.

No início, fiquei meio cético porque a quantidade de VoIPs que eu já testei foi enorme, e dessa quantidade de provedores, os únicos que prestam, na minha humilde opinião, são dois: Gizmo e Vono.

Todos os outros que eu já havia testado tinham pelo menos um dos três defeitos dos provedores VoIP, a saber:
1) Preço alto (ou só tinha bons preços para alguns locais)
2) Qualidade de voz ruim (atraso, eco, compactação ruim etc.)
3) Suporte precário

Para a minha surpresa, o Talky passou ileso nos 3 quesitos acima. O preço das chamadas é bem legal, a qualidade da chamada é ótima e o suporte me atendeu muito bem quando eu precisei.

A idéia desse provedor é ter um foco maior nos usuários de telefones celulares com WiFi, principalmente os da Nokia.

Eles têm um instalador decente que evita aquelas configurações todas que são necessárias para colocar o “Telefone Internet” para funcionar nos aparelhos S60. O único porém que é se você já tem um outro provedor configurado (no meu caso era o Gizmo), você, depois de instalar, precisa selecionar o provedor Talky como o padrão, senão não funciona. (O pessoal do suporte disse que estão lançando outra versão do programa que resolverá esse e outros probleminhas de conexão).

Além de funcionar perfeitamente via WiFi, todos os testes que eu fiz em cima do 3G da TIM com o N82, funcionaram de forma primorosa, igualzinho ao WiFi. Isso deve depender da rede da operadora, mas nos lugares que eu testei a TIM se portou muito bem e o Talky falou que foi uma beleza. Só tomem cuidado com o seu plano de dados ao usar o VoIP via 3G. Ah, e a configuração do Talky via 3G tem que ser manual.

Resumo da ópera, esse VoIP não é mais do mesmo, como eu imaginava. Fiz testes locais fixos e celulares, interurbanos fixos e celulares, 0800 e internacionais e, em nenhum deles tive atraso, eco ou a chamada picotou. Além disso, eles estão com duas promoções de chamadas grátis para telefones fixos no mundo todo por 3 dias e chamadas grátis para telefones fixos da Telefonica por um mês.

Ah, já ia me esquecendo, o site deles é o http://www.talky.com.br/ e, antes que algum gracioso me pergunte, não estou levando nada para publicar isso. Agora, seria ótimo se eles pudessem dar uns pacotes de créditos aqui para eu sortear para vocês. 😉

20 comentários em “Talky. O VoIP que não é mais do mesmo.”