Freewares da Semana – Que horas são?

Hoje o relógio do meu Windows resolveu adiantar uma hora pensando que já estávamos no horário de verão. O mesmo aconteceu com o meu E51.

Com isso, não sabia onde consultar a hora certa: O meu 6555 continuava marcando a hora certa (depois descobri), enquanto o Windows e o E51 já estavam ajustados para o horário de verão (uma hora adiantados).

Para completar a brincadeira, meu relógio de pulso está sem bateria há uns dois meses.

Como um cidadão brasileiro bem informado, eu sabia (ou achava que sabia) que o nosso horário de verão passou a começar no terceiro domingo de outubro, de acordo com o decreto assinado recentemente. Mas a minha memória nem sempre é das melhores e, já sabendo disso, pensei ter me enganado.

Depois de muita confusão e muita busca, descobri o site do Observatório Nacional que, além de outras atribuições, é responsável pela hora oficial brasileira.

Resumo da ópera: O horário de verão começa mesmo no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro (confira aqui).

No site do Observatório Nacional existem várias soluções de sincronização de relógios para Windows e Unix (confira aqui).

Para terminar e resolver completamente o problema, faltam ainda os celulares com sistema Symbian.

Para isso, basta usar o Freeware dessa semana:

FreeTimeSync

O aplicativo é bastante simples, ele usa o protocolo NTP para sincronizar a hora do celular com a hora de um servidor NTP.

Para baixar o programa, clique aqui e visite o site oficial do desenvolvedor. Você precisará assinar o programa, caso ainda não saiba como fazer isso, clique aqui.

A lista dos servidores NTP da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) pode ser encontrada no seguinte endereço:

http://www.rnp.br/ntp/ntp-stratum2.html

Esses servidores estão sempre fornecendo a hora oficial do Brasil. Caso um não funcione, teste com outro. A lista tem 25 servidores.

Seguem abaixo as imagens do aplicativo FreeTimeSync:




9 comentários em “Freewares da Semana – Que horas são?”