Finalmente o Maploader para o Brasil

Seguindo a dica do Francis, verifiquei hoje o Maploader e vi que a Nokia trabalhou no carnaval. Lançaram hoje a versão do mapa do Brasil para o Smart2Go.

Mas… Nem tudo são flores… Infelizmente.

O arquivo tem 25Mbytes e só é possível baixá-lo através do MapLoader. O primeiro problema é que parece que o link deles está completamente congestionado, porque eu fiquei 9:00 baixando o arquivo de 25Mb e não funcionou.

O programa ainda tem um grande bug que é o fato de não ter o tamanho exato do arquivo para poder dar uma estimativa de tempo de término do download. A barra de progresso estava assim depois de 8:30h de espera. Isto me lembrou da época que eu baixava o Service Pack do Windows NT por modem discado…

Para baixar o arquivo, você tem duas opções: Ou conecta o telefone pelo cabo e o deixa em modo de transferência de dados ou baixa diretamente para o cartão de memória por um leitor USB. A segunda opção é mais útil, já que quando você coloca o telefone em modo de transferência de dados ele entra no perfil Offline e você fica sem poder usar o aparelho para mais nada.

Como eu sou do contra, optei pelo caminho número 1.

9 horas depois eu acabei descobrindo que o Maploader encheu meu cartão de 1GB (está bem, eu só tinha 200MB livres) com milhares e milhares de pastas e arquivinhos mínimos na pasta E:\private\20001f63\diskcache.

Por causa da FAT, cada arquivo consome no mínimo 4kbytes ao invés dos Nbytes que ele tenha. Com isso, os 25Mbytes que o Maploader disse que precisava se transformaram em mais de 200Mbytes!

Vou liberar mais espaço no cartão e testar novamente, agora usando o leitor USB.

Outra coisa que eu descobri, é que não dá para desinstalar o Smart2Go se você estiver com a pasta diskcache cheia daquele jeito. Ele fica tentando descobrir quantos arquivos tem para remover e dá um erro.

Para desinstalar o Smart2Go, esvazie a pasta diskcache e depois siga o processo normal que vai funcionar.

6 comentários em “Finalmente o Maploader para o Brasil”