A série de fibonacci na prática

Você já deve ter ouvido falar da série de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, …

fib(x) = fib (x-1) + fib (x-2)

Talvez você não saiba que o tal do Fibonacci descobriu esta série em 1202 vendo a multiplicação dos coelhos. E nos últimos meses comprovei que acontece isto na prática.

Alguém deixou em casa dois coelhos. Os dois coelhos viraram 5. Achei legal e vendi 3, depois de um tempo eles eram 8, vendi mais alguns e deixei a fêmea com o macho, aí nasceram sete.

Neste momento eu falei: “opa, melhor parar com isso”. Acontece que Fibonacci já havia engravidado a fêmea poucas horas após ela ter dado à luz e, quando separei o macho e a fêmea, já era tarde demais. Há dois dias nasceram mais 7 e agora meu estoque não vendido de coelhos é de Fib(7)

São bichos simpáticos e dóceis e aprendem muitas coisas, só que minha capacidade de vendê-los é menor do que a deles se multiplicarem. E eles se multiplicam muito mesmo, e rápido! Só para ter uma ideia, o tempo de gestação de um coelho é de 31 dias, e em 4 meses, eles já conseguem se reproduzir.

Hoje olhando o youtube vi um anúncio que me fez rir com um conselho que vou tentar seguir:

Vou anunciar os coelhos no OLX Classificados. Preço simbólico de 5 reais, o que é pouco para quem chegou a vender por 100 reais cada um dos anteriores.

Se você quiser um, é só pedir, mas não se esqueça de castrá-lo, pois Fibonacci não perdoa.

Coelhinhos

Comments on this entry are closed.