Tremei América: Dilma define sistema contra espionagem

Há algumas semanas falávamos do patético sistema de e-mails que seria feito pelos Correios. Acontece que os Correios devem estar ainda numa daquelas greves eternas e não rolou e-mail. E a presidente da república agora anunciou pelo Twitter: “Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal

Keith Alexander, diretor do NSA, parece que foi chamado às pressas à Casa Branca para discutir a questão. A América está em pânico diante da ofensiva tupiniquim. (~sqn como diz minha irmã pequena).

A questão pode ser vista de vários ângulos.

1) Da Incompetência: As imagens abaixo são auto explicativas. Do portal do Serpro hoje. É um Potpourri de incompetência, broken links, notícias de 2011, certificado inválido, etc. Se fosse na J.J. Cambalhota tudo bem, mas é uma empresa com 10.000 cabides funcionários.

2) Do mau uso da informação: Prefiro ser espionado pelo governo americano que pelo brasileiro. Perguntem ao Francenildo, se quem quebrou o sigilo da conta dele na caixa e expôs para o mundo que ele era um filho bastardo, foi o pessoal do governo ou o NSA?

3) Da inutilidade: Não há mal nenhum que o governo americano possa fazer a Petrobras que o governo já não tenha feito com sobras. Foi uma das melhores frases que li sobre a possível espionagem do governo americano à Petrobras. Quer proteger o patrimônio nacional? Tira os vagabundos que se alojaram no governo. É mais barato e eficaz.

4) Do custo: Esta brincadeira não vai sair barata, se sair. Vão montar uma comissão, daí uma licitação para contratar coisas e serviços, uns superfaturamentos no caminho e vamos ter a versão em e-mail do inferno brasileiro. Um dia não loga, outro dia não chega e-mail outro dia não manda e-mail.

5) Das outras prioridades: em termos de segurança há muitas prioridades que não são um faraônico sistema de e-mail. Os caças que são o principal mecanismo de defesa do espaço aéreo brasileiro vão ser tirados de uso no dia 31/12 deste ano e não foi comprado nada para substituir. A defesa anti-aérea é uma lástima como já falaram neste blog. A parte naval quase tem que descer para empurrar e nos quartéis é meio-expediente para o soldado ir comer em casa.

Mas e a segurança do e-mail da Dilma? Como disse outro dia um sábio: “fica tranquilo que quem vigia anta é o Ibama e não o Obama.”

@dilmabr toolbar

Comments on this entry are closed.