Cinco filmes sobre matemática que você deve ver.

Um dos posts mais populares do Zeletron é o dos cinco filmes que os amantes da tecnologia devem ver, e agora faço uma compilação pessoal do top5 em termos de matemática para você ter algo para ver hoje a noite 🙂

5) Moneyball (2011) – O homem que mudou o jogo
Usar estatística para vencer uma campeonato de Baseball? Não qualquer campeonato de baseball, mas a MLB. O treinador Billy Beane assume um risco ao contratar o matemático Peter Brand como seu assistente e aplicar um método matemático num esporte que sempre foi dominado por olheiros e pessoas com intuição. Será que o Oaklands A vai se sair bem com isto?

Grande filme e ótimo elenco.

4) I.Q. (1994) – A fórmula do amor

Um filme com Albert Einstein, Kurt Gödel e Boris Podolski, três gênios, que não conseguem trocar uma lâmpada. Este pode ser um breve descritivo para esta bela comédia romântica com Tim Hobbins e Meg Ryan. Não é 100% sobre matemática, mas vai fazer você se divertir.

3) 21 (2008) – Quebrando a banca
Baseado na história real de alguns estudantes do MIT que usando técnicas estatísticas, encontraram uma maneira de ganhar dinheiro no único jogo que apresenta uma fragilidade para os cassinos, o Black Jack ou 21. Baseado no livro “Bringing down the house”.

Eu conheci uma pessoa do MIT que disse que este esquema segue até hoje e que ele tinha participado dele durante algum tempo e que o filme é bem realista.

2) A Beautiful Mind (2001) – Uma mente brilhante

A vida do matemático, prêmio nobel de economia e desequilibrado mentalmente por uma grave doença, John Nash. Ganhador de Oscars e espetacularmente produzido é além disso uma história real.

A idéia de escrever no vidro com caneta de retroprojetor eu adotei desde aquela época para o desespero do pessoal da limpeza do trabalho.

1) Good Will Hunting (1997) – Gênio indomável

Matt Damon e Robin Williams fazem desta história, que mostra um rapaz genial que trabalhava como faxineiro no MIT, um dos grandes vencedores do Oscar. Há o lado humano, do rapaz que é genial, mas problemático que dá o grande toque de qualidade no filme. O seriado do Youtube Numberphile tem um episódio sobre a solução do problema do filme.

Gênio Indomável
Você sentiu falta de algum nesta lista?

Comments on this entry are closed.

  • denis

    Pi, de Darren Arenofsky