O fim de uma era na Microsoft – O adeus de Steve Ballmer

ballmer
As empresas tem rituais de passagem, para a Apple a morte de Steve Jobs foi um ponto de inflexão e de dúvidas, para a Microsoft a saída de Bill Gates foi gradual, lenta e ainda reversível.

Sexta-feira, Steve Ballmer fez seu último discurso como CEO da empresa para a qual trabalhou nos últimos 33 anos. Contratado em 1980, por Bill Gates, o funcionário de número 30 da companhia se tornou uma lenda entre funcionários e colaboradores da empresa.

Tratado por muitos como um cara bronco, Steve Ballmer não tem nada disso. Graduado em Harvard, casado desde 1990 com Connie Snyder, pai de três filhos, 18 bilhões de dólares na conta, Ballmer pode não ter sido melhor CEO que Bill Gates mas sem dúvida foi alguém que conseguiu levar adiante uma das maiores companhias do mundo em tempos de árdua competição tecnológica.

Assista abaixo a um trecho do evento:

Cinco filmes sobre matemática que você deve ver.

Um dos posts mais populares do Zeletron é o dos cinco filmes que os amantes da tecnologia devem ver, e agora faço uma compilação pessoal do top5 em termos de matemática para você ter algo para ver hoje a noite 🙂

5) Moneyball (2011) – O homem que mudou o jogo
Usar estatística para vencer uma campeonato de Baseball? Não qualquer campeonato de baseball, mas a MLB. O treinador Billy Beane assume um risco ao contratar o matemático Peter Brand como seu assistente e aplicar um método matemático num esporte que sempre foi dominado por olheiros e pessoas com intuição. Será que o Oaklands A vai se sair bem com isto?

Grande filme e ótimo elenco.

4) I.Q. (1994) – A fórmula do amor

Um filme com Albert Einstein, Kurt Gödel e Boris Podolski, três gênios, que não conseguem trocar uma lâmpada. Este pode ser um breve descritivo para esta bela comédia romântica com Tim Hobbins e Meg Ryan. Não é 100% sobre matemática, mas vai fazer você se divertir.

3) 21 (2008) – Quebrando a banca
Baseado na história real de alguns estudantes do MIT que usando técnicas estatísticas, encontraram uma maneira de ganhar dinheiro no único jogo que apresenta uma fragilidade para os cassinos, o Black Jack ou 21. Baseado no livro “Bringing down the house”.

Eu conheci uma pessoa do MIT que disse que este esquema segue até hoje e que ele tinha participado dele durante algum tempo e que o filme é bem realista.

2) A Beautiful Mind (2001) – Uma mente brilhante

A vida do matemático, prêmio nobel de economia e desequilibrado mentalmente por uma grave doença, John Nash. Ganhador de Oscars e espetacularmente produzido é além disso uma história real.

A idéia de escrever no vidro com caneta de retroprojetor eu adotei desde aquela época para o desespero do pessoal da limpeza do trabalho.

1) Good Will Hunting (1997) – Gênio indomável

Matt Damon e Robin Williams fazem desta história, que mostra um rapaz genial que trabalhava como faxineiro no MIT, um dos grandes vencedores do Oscar. Há o lado humano, do rapaz que é genial, mas problemático que dá o grande toque de qualidade no filme. O seriado do Youtube Numberphile tem um episódio sobre a solução do problema do filme.

Gênio Indomável
Você sentiu falta de algum nesta lista?

Blackberry rodou, como eu disse.

Hoje a Blackberry anunciou que será comprada por um grupo privado por 4.7 Bilhões de obamas. O objetivo do comprador parece ser um desmanche para vender peças.

Com isto ficamos com 3 ecosistemas de celular: iOS, Android e Windows Phone.

Ruim para o consumidor pois diminui a concorrência. Bom para os desenvolvedores que têm menos plataformas para portar.

Os que me bateram nos posts que anunciei o fim da Blackberry e minhas profecias para o futuro podem fazer uma reverência para o analista que come ovo cozido na Cinelândia.

Blackberry morreu

Easy Taxi lança versão para Windows Phone

Easy Taxi lança a primeira versão do app para Windows Phone

Parceria com Microsoft e Nokia permitirá que usuários façam download do aplicativo no Windows Phone

São Paulo, 17 de setembro de 2013 – A Easy Taxi, um dos maiores aplicativos de serviço mobile da história, que permite que o usuário consiga seu táxi remotamente em até 10 minutos, anuncia parceria com a Microsoft e a Nokia e libera ao mercado a primeira versão do app para o sistema operacional Windows Phone. Com isso, todos os smartphones com Windows Phone 7.8 e 8 são compatíveis para o download gratuito da Easy Taxi. A Easy Taxi é o primeiro aplicativo brasileiro do segmento a disponibilizar a versão para Windows Phone.

“A plataforma Windows Phone está ganhando cada vez mais market share. Todos os dias recebemos e-mails solicitando a versão da Easy Taxi para Windows Phone. Por isso, nos unimos as duas gigantes da tecnologia  (Microsoft e Nokia) para atender aos anseios de nossos passageiros e, mais uma vez, sair na frente do mercado”, afirma Tallis Gomes, CEO da Easy Taxi.

“O Windows Phone encanta o consumidor com sua interface dinâmica e fluída, ao reduzir a distância entre o usuário e o que há de mais importante para ele. Tarefas comuns e informações relevantes ficam à distância de um toque. A app da Easy Taxi para Windows Phone segue este princípio ao ajudar as pessoas a chegar em seu destino de forma fácil, ágil e segura”, comenta Richard Chaves, responsável pelo Grupo de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Microsoft Brasil.

“É muito importante para a Nokia parcerias como a da Easy Taxi para oferecer aplicativos de qualidade aos usuários da linha Nokia Lumia. Acreditamos que o app fará bastante sucesso e contribuirá para o crescimento do ecossistema”, ressalta Vanessa Calil, diretora de Ecossistemas da Nokia.

Lançada em abril de 2012, a Easy Taxi atua hoje em 22 cidades brasileiras (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Teresina)  e 16 internacionais (Bogotá/Colômbia, Cali/Colômbia, Lahore/Paquistão, Lima/Peru, Santiago/Chile, Medellín/Colômbia, Queretáro/México, Caracas/Venezuela, Cidade do México/México, Buenos Aires/Argentina, Rosário/Argentina, Seul/Coréia do Sul, Sejong/Coréia do Sul, Yeosu/Coréia do Sul, Lagos/Nigéria, Kuala Lumpur/Malásia, Nanchong/China, Cairo/Egito, Acra/Gana, Manila/Filipinas, Bangkok/Tailândia, Montevideo/Urugaui). São cerca de 60 mil taxistas cadastrados e 1,5 milhão de usuários.

No modelo de negócio da Easy Taxi, não há cobrança de mensalidade para o taxista, apenas o custo de R$ 2,00 por corrida concluída.

Easy Taxi Windows Phone

Comento: É bom ver apps surgindo para o Windows Phone, o Easy Taxi não é nem de longe o melhor app de taxi, mas é um começo.

A funcionalidade mais impressionante do iPhone 5s

Sim agora as letras são minúsculas, 5c, 5s. E não vou chover no molhado falando como foi o lançamento dos novos iPhones, todo mundo já falou disto.

Eu queria comentar apenas um ponto que foi o uau para mim ao ver o novo iPhone que faria com que eu comprasse caso tivesse condições quando ele aportasse aqui pelo Brasil.

Video em 120fps a 720p. Não vi isto em nenhum celular por aí e em poucas câmeras vi isto. Antes que o pessoal chie o Galaxy S4 faz 120fps mas segundo todas as specs que vi não em 720p real.

Nesta velocidade já é possível fazer coisas legais com o celular como o vídeo abaixo.

Na sua opinião qual a feature mais interessante do iPhone 5s?

Tremei EUA: Dilma disse que vai fazer um e-mail nacional

Há coisas que seriam cômicas nao fossem muito trágicas.

A péssima gestao do dinheiro público protagonizada nos últimos 11 anos é tao grotesca que em alguns casos chega a provocar o riso. Leio agora no G1: “Contra espionagem, governo quer sistema de e-mail nacional” e o subtítulo: “Ministério das Comunicações fez o pedido para os Correios. Ideia surgiu depois de primeiras denúncias sobre espionagem dos EUA.”

Depois de trazer escravos cubanos nos navios negreiros dos genocidas Fidel e Raul a presidente agora decide que precisa de um e-mail nacional, algo como um FulecoMail, e decide encomendar esta tarefa a quem? Aos Correios.

Para quem tem a memória fraca foi nos Correios que rolou boa parte do Mensalão e já conhecemos a famosa eficiencia dos Correios. Tendo isto em conta imagino o Obama rolando no chão de rir ao pensar no Frankstein Brasuca que será este correio eletrônico.

Outra pergunta que fica é: porque o estado brasileiro precisa ser babá? Não tem empresas neste país? Nenhuma delas tem capacidade de fazer um sistema de e-mail caso isto seja necessário?

dilma facepalm