Sugestão de Leitura: Prime Obsession

Existem livros que apesar de falarem de coisas bastante sofisticadas são muito agradáveis de ler e Prime Obsession é um deles.

Neste livro, John Derbyshare, conta a saga inacabada da busca do que é talvez o maior problema aberto na matemática e para o qual há um prêmio de US$ 1.000.000,00 para quem resolver: a Hipótese de Riemann.

Eu confesso que antes de ler o livro sabia muito pouca coisa sobre a Hipótese de Riemann (HR), mas o autor consegue com muita didática ir conduzindo o leitor passo a passo pelos labirintos matemáticos para que qualquer pessoa, ainda que sem formação matemática possa compreender a natureza do problema.

A HR diz que a função zeta de Riemann tem todos os zeros não triviais com parte inteira igual a 1/2.

E eu com isso, poderia dizer o leitor. A hipótese de Riemann além de ser uma excelente ferramenta para entender o comportamento dos números primos é o fundamento de muitas descobertas matemáticas, prová-las significa provar muitas outras coisas em consequência e refutá-la significa derrubar por terra vários outros resultados.

Além de agradável leitura, Prime Obsession leva o leitor a descobrir a era romântica da matemática, saindo de Leonard Euler, passando por Gauss, Riemann e vários gigantes que revolucionaram o campo nos séculos XVIII, XIX e XX.

Se você quiser dar um voto de confiança para este escriba aqui, leia este livro. Garanto que não se arrependerá.

Na Amazon: Prime Obsession: Bernhard Riemann and the Greatest Unsolved Problem in Mathematics

Na Livraria Cultura: Prime Obsession

Prime Obsession: Resenha

 

NOTA: A função zeta de Riemann é:

ζ(s) = 1 + 1/2s + 1/3s + 1/4s + ..

Comments on this entry are closed.