Comprimindo arquivos PNG de forma eficiente

Quando precisamos de transparência numa imagem, usamos o PNG. O problema é que as imagens em PNG, se comparadas com as em JPG, são muito grandes, o que acaba, às vezes, inviabilizando o uso do formato para imagens grandes na Web.

A solução para conseguir uma imagem com transparência e com um tamanho mais adequado, é usar alguma compressão com perda de qualidade, mas que seja quase imperceptível, como o JPG.

Até hoje, eu usava um site chamado tinypng.org (O famoso pandinha) no qual é possível fazer upload de até 20 arquivos PNG de até 3MB cada e baixar as versões comprimidas dos arquivos. A taxa de compressão geralmente fica entre 40% e 60%, dependendo da imagem. É rápido e fácil. Arrastar e soltar as imagens e ele já faz upload e comprime.

Hoje precisei otimizar uma imagem de 3.5MB e não consegui, porque o site não permite uploads desse tamanho. Procurando por soluções semelhantes, esbarrei num programa chamado ImageOptim, que parecia ser muito bom, mas além de ser muito lento, não chegava nem perto da compressão do pandinha.

Depois de muita busca, consegui encontrar o programa que o pandinha usa para comprimir as imagens, chamado pngquant, só que ele é um programa para linha de comando. Para as pessoas aversas a usar linha de comando, existem interfaces para o pngquant tanto para Windows quanto para Mac.

Para os usuários de Mac, o programa é o ImageAlpha (http://pngmini.com)

Para os usuários de Windows, o programa é o Pngyu (http://nukesaq88.github.io/Pngyu/) ele também tem uma versão para Mac, mas ainda não testei.

Comments on this entry are closed.