Em sites, o diabo está nos detalhes

Você recebe um e-mail de uma empresa que quer falar com você sobre negócios, entra no site da empresa, vai no sobre para saber quem são os caras e dá de frente com a foto abaixo:

pingjam.com/about

O que há de errado? 🙂

Nota posterior: Veja meu chat surreal com eles:

→Hi

Pingjam: Hello

Pingjam: How can I help you today?

→You have a problem at page http://pingjam.com/about/

Pingjam: I will ask our web team to take a look at it. What is the problem you are seeing?

→the picture

→there’s toilette paper over the table.

Pingjam: LOL

→That’s bad for business. My boss saw it and gave up using your services.

Pingjam: Really? Because one of our programmers had a cold?

→The main usage of toilette paper is not for colds

→I was just giving one feedback.

Pingjam: 🙂 Thanks. Summer is starting here and we’ll take a new photo of the office.

Pingjam: Can I help you with anything else?

Pingjam: Wait, wait!

Pingjam: My co-worker just fixed the photo, can you reload he about page and tell me what you think?

→That’s better. 🙂

→cheers

Nova foto:

Nova foto

CAPTCHAS eficientes e CAPTCHA ruim

Não se preocupe se você não sabe o que significa CAPTCHA. Na prática, são aquelas letrinhas embaralhadas que quase todo formulário de cadastro ou votação online têm.

E para que serve aquele negócio que atrasa a nossa vida?

Serve para impedir que um computador consiga preencher o formulário sozinho, uma vez que ele não vai conseguir entender aquelas letrinhas dentro da imagem. Isso impede que robôs enviem milhares de mensagens ou votem milhões de vezes numa pesquisa online.

Quanto mais embaralhadas forem as letras na imagem, melhor.

Ah, e precisa ser uma imagem, porque se for texto, o computador não faz nem esforço, como é o caso do site de uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, que coloca os números do CAPCHA em texto, e ainda coloca os dados na página escondidos num campo “hidden”! Isso não dura 1 segundo na mão de um script feito por um garoto de 10 anos.

Você está fazendo isso errado...

Não vou dizer qual foi a operadora, mas acho que você consegue descobrir. 😉

Outra maneira interessante de fazer um CAPTCHA é exibir uma pergunta simples, mas em linguagem natural, por exemplo:

  • Qual é o triplo de dois?
  • Quais são as vogais da palavra piauiense?
  • Quanto é dois mais sete?
  • A palavra travesseiro começa com qual letra?

Se você tiver uma lista grande de perguntas como essas, e for exibindo de forma aleatória, isso funciona da mesma forma que as imagens do CAPTCHA.

Atualmente o CAPTCHA mais usado por aí se chama reCAPTCHA, inventado por um sujeito chamado Luis von Ahn, que descobriu uma maneira muito simples de pessoas irem convertendo livros digitalizados em texto e ainda fazer isso servir como CAPTCHA.

Como funciona? Há um projeto grande de digitalizar jornais muito antigos e convertê-los em texto através de OCR. O problema é que algumas partes do texto ficam ilegíveis para o OCR e a tradução dessas palavras de imagem em texto sai errada. Veja abaixo:

sample-ocr

Nós conseguimos perfeitamente identificar o texto “This aged portion of society were distinguished from”, mas o computador não. Dessa forma, o que ele faz é partir a imagem do texto em palavras e exibir para as pessoas traduzirem aquilo para texto, no CAPTCHA.

recaptcha

Agora, se ele não sabe o que significam as palavras, como ele faz para saber se você digitou certo as palavras da imagem?

Por esse motivo ele sempre coloca duas imagens juntas. De uma ele sabe o significado, da outra não. Se você acertar uma, provavelmente tentou acertar a outra. Quando um número X de pessoas disse a mesma coisa para aquela palavra, ele guarda aquilo como o texto referente àquela palavra.

E assim vão digitalizando jornais e livros antigos…

Fica aqui uma dica para o sujeito que fez o site da operadora de telefonia: O reCAPTCHA é gratuito e funciona 10 mais 11 vezes melhor do que o seu CAPTCHA feito em texto. 😉

Brasil adquire artilharia, obsoleta, para Copa das Confederações

Não adquiriu um Romário, isto sim seria um artilheiro. E também não é uma Artilharia Antimissil como disse o jornalista analfabeto do G1. Mas que é ultrapassada é.

Defesa Antiaérea

A defesa aérea do país é uma piada macabra e agora comprando material de segunda mão com sérias limitações os caras acham que estão fazendo alguma coisa.

As unidades do Gerpard, usadas, que o Brasil comprou, foram fabricadas por volta dos anos 70 e tem capacidade de engajar alvos até 10000 pés (pouco mais de 3km) de altitude. Considerando que a única defesa aérea do Brasil até hoje eram os canhões Bofors 40mm e Oerlikon 35mm e os mísseis Igla-1 não havia como piorar a situação.

Chamar os Gepard de algo adequado para o século XXI como primeira linha de defesa aérea é no mínimo uma piada.

Será que o Brasil não tem dinheiro para gastar com algumas baterias de S-300?

Nota: A primeira linha e a foto do G1 foram colocadas pelos editores do Zeletron.

Começa hoje o Google I/O com transmissão ao vivo

Se você desenvolve para Android, ou pretende desenvolver. Se você desenvolve para o Google App Engine, Google Maps, etc, hoje é dia de ver o keynote do Google I/O que começa as 13hs (horário do Rio de Janeiro).

O video pode ser assistido abaixo:

Será um keynote de cerca de 3 horas, mas talvez o começo seja útil mesmo para quem não tem interesse direto em desenvolvimento para a plataforma Google.

Google I-O 2013

Como fazer render seu tempo na Internet

A Bia Kunze do blog Garota Sem fio faz hoje alguns comentários interessantes de como ela faz para aproveitar o tempo online.

Faça seu tempo na internet render

O dia de todos nós tem apenas 24h. Mas para uns parece que rende mais que para outros, não? É mais fácil do que parece: basta racionalizar o tempo…

  • Nunca leio na hora links que chegam para mim durante o trabalho, seja por emails ou redes sociais. Só abro, vejo o que é e se achar interessante, salvo para mais tarde.
  • Meu laptop diz a o horário em voz alta nas horas cheias. Se estou me dispersando, tomo de volta o prumo.
  • Uso apps de timers, e botar em contagem regressiva o tempo que você quer passar na internet.
  • Durante trabalhos de criação e estudo, corto a internet. Não, não é só fechar o navegador. É desligar a conexão mesmo! Notificações são uma praga — farei um post aprofundado só sobre isso.

Essas dicas podem à primeira vista soar como uma prisão. Questão de ponto de vista. Pra mim é liberdade. Sobra mais tempo para as coisas que gosto de fazer fora do mundinho online e curtir as pessoas que amo.

Eu também descobri que algumas técnicas como estas funcionam. Uma que descobri recentemente é um editor chamado iA Writer que tem uma versão para iOS também e que ajuda a escrever sem distração.

O que você faz para aumentar sua produtividade on-line?

ia-writer

Nokia apresenta Nokia Lumia 925

Investindo em fotografia a Nokia lança o seu novo modelo com Windows Phone 8.

Segue o press release.

Nova geração do smartphone mais inovador do mundo captura as melhores imagens em baixa luminosidade

Londres, 14 de maio de 2013 – A Nokia anuncia hoje o Nokia Lumia 925, mais um smartphone da família Nokia Lumia que se junta com o premiado top de linha, o Nokia Lumia 920. O Nokia Lumia 925 traz novo conceito em design com materiais metálicos e a inovadora câmera com tecnologia PureView, além de novos recursos e aplicativos de parceiros que estarão disponíveis também para toda a família Nokia Lumia*.

O Nokia Lumia 925 inclui a mais avançada tecnologia de captação de imagens com diferentes aplicativos que contém várias lentes e novos softwares de imagens para capturar fotos e vídeos mais nítidos e compartilhar nas redes sociais, incluindo as melhores imagens em baixa luminosidade. O smartphone ainda introduz o novo modo Nokia Smart Camera que permite capturar 10 imagens de uma única vez e editá-las como Melhor foto, Foto Ação, Foco Movimento (Best Shot, Action Shot, Motion Focus) para criar a foto perfeita com alta qualidade. O recurso também chega como uma atualização para os outros aparelhos Nokia Lumia com Windows Phone 8.

Outra novidade anunciada pela Nokia é o aplicativo Hipstamatic’s Oggl. O app chegará para todos os smartphones Nokia Lumia* em 2013 permitindo que as pessoas fotografem e compartilhem fotos de alta qualidade com amigos e entusiastas de fotografia ao redor do mundo. Além do compartilhamento de fotos no aplicativo, os usuários poderão postá-las também em suas redes sociais como Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram, Tumblr e Flickr.

“Continuamos a inovar”, diz Jo Harlow, vice-presidente executiva de Smart Devices da Nokia. “Estamos aumentando as experiências no portfolio Nokia Lumia seja com novos benefícios para quem já é usuário Lumia ou com novos aparelhos avançados como o Lumia 925”.

O Nokia Lumia 925 introduz o alumínio, pela primeira vez, na família Nokia Lumia tornando-o um aparelho atraente, leve e mais durável. A tampa da bateria, de policarbonato, terá opções de cor cinza ou preta. Uma capa compatível com wireless charging pode ser colocada na tampa da bateria do aparelho para aproveitar a recarga sem fio por meio de acessórios vendidos separadamente. O novo aparelho também traz a suíte HERE, que integra mapas, navegação e localização e o Nokia Música, loja de músicas da Nokia com Mix Radio para streaming ilimitado de diferentes estilos musicais, mesmo offline.

Além disso, o aparelho também é compatível com a rede 4G brasileira, e traz o recurso NFC para pareamento com acessórios, compartilhamento de arquivos e transações comerciais.

O Nokia Lumia 925 está sendo lançado na Europa com a Vodafone, além de outras operadoras e varejos. Patrick Chomet, diretor do grupo de Terminais na Vodafone disse: “O novo Nokia Lumia 925 é um smartphone vistoso e sofisticado que entrega grande desempenho e extraordinárias imagens. Esperamos oferecer o Nokia Lumia 925 em nossos mercados no plano Vodafone Red, assim como em outros pacotes, possibilitando aos consumidores fazerem o máximo com o novo smartphone em nossa rede rápida e confiável. Clientes Vodafone terão também uma versão exclusiva com 32GB, oferecendo ainda mais capacidade para armazenar seus conteúdos pessoais e de negócios”.

Terry Myerson, vice-presidente corporativo de Windows Phone na Microsoft, acrescentou: “Junto com a Nokia, continuamos a mudar o modo das pessoas pensarem sobre câmeras de smartphones. O trabalho que a Nokia fez com o Lumia 925 aumenta ainda mais as capacidades de imagens dos smartphones Lumia”.

Além da Europa, o Nokia Lumia 925 será introduzido no mercado americado por meio da T-Mobile e na China pela China Mobile e China Unicom. A previsão de início de vendas na Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e China é junho, seguido dos Estados Unidos e outros mercados como o Brasil, onde o aparelho está previsto para o quarto trimestre.

* A disponibilidade de aplicativos pode variar dependendo do modelo do aparelho

Especificações abaixo:

Nokia Lumia 925
 
Sistema operacional
Windows Phone 8
HERE – serviço de localização e mapas
HERE Maps,  HERE Drive;
Tela
4.5” AMOLED WXGA (1280×768), Gorilla 2 Glass, ClearBlack, modo de alto brilho,  super sensível ao toque para uso de luvas e unhas
Bateria
2000 mAh ,compatibilidade com Wireless Charging suportado via capa vendida separadamente
Processador
1.5 GHz dual-core Snapdragon
Câmera principal
PureView 8.7 MP com Estabilização Óptica de Imagem, foco automático, Flash LED duplo , aplicativos para câmera, vídeo HD 1080p com 30fps e Estabilização Óptica de Imagem.
Câmera frontal
1.2 MP com abertura focal ampla
Memória
1GB RAM, 16 GB memória interna; 7 GB gratuitos no  SkyDrive
Conexão
4G compatível com a rede brasileira, NFC seguro, BlueTooth e Wi-Fi

Veja os detalhes do aparelho:

Nokia Lumia 925