Estimando distâncias com a câmera do celular.

Aqui vai uma dica para você que precisa defender o seu cliente de snipers, há outras utilidades também, mas esta e a mais legal que consegui pensar agora.

O problema que queria resolver no fim de semana enquanto fazia uma corrida era: será que daquele prédio um sniper consegue me acertar? Qual a distância? Obviamente a pergunta é retórica, mas serve para ilustrar um problema interessante: estimar distâncias.

Quando eu era garoto meu pai me ensinou a estimar o horário usando apenas o dedo e a palma da mão e isto foi uma habilidade que me ajudou em mais de uma ocasião. Estimar distâncias usa princípios similares, mas se você tem um celular e photoshop fica mais fácil.

O princípio é o de distância angular, que no nosso caso pode ser simplificado conhecendo o tamanho de um objeto a uma distância que temos o valor, no meu caso um muro de 1,68m a 6m de distância. E conhecendo o tamanho de um objeto a distância que queremos estimar, no meu caso a altura de um andar de prédio que tipicamente pode ser 3m.

MilMoaTutorial4-5cm

 

MilMoaTutorial4-5cm-2

 

Uma aproximação rápida neste caso pode ser feita usando a seguinte regra de três:

A 6 m de distância.

851px / 168cm = 5.065 px/cm

A x metros de distância

24px / 300cm = 0.08 px/cm

Logo:

x = 6 * 5.065 / 0.08 = 379.5m

Medindo a distância no mapa podemos ver que acertamos com bastante precisão.

MilMoaTutorialMap

 

Se levarmos em conta o desnível entre o ponto “alvo” e o ponto de observação o valor chega muito mais próximo da estimativa que fizemos com a câmera.

Se você gostou do assunto, sugiro as seguintes leituras:

Comments on this entry are closed.