Quer ir no WWDC? Vendeu em 2 min …

Imagine o seguinte diálogo.

– Zé, são 13:58, vai começar a vender o WWDC daqui a dois minutos. Cuidado para não perder a vaga.

– Fica tranquilo Simão, eu estou apertado para lavar a mão, vou dar uma passada no banheiro e já volto.

Zé volta assobiando do banheiro e ouve Simão dizer:

– Zé, já era. Acabaram os ingressos.

Foi assim, em dois minutos acabaram os ingressos. Mesmo custando US$ 1599.00

Quer dizer então que os desenvolvedores estão ganhando rios de dinheiro? Imagino que sim, no entanto pode ter certeza que desenvolvedores brasileiros não estão entre os top 1000 que mais ganham, a situação de desenvolvimento mobile no país não anda nada bem.

WWDC vendeu tudo em 2 minutos

WWDC 2013 começa a vender ingressos amanhã. Seu chefe vai deixar?

Amanhã, 10hs da manhã no horário de Cupertino, CA começa a venda de ingressos para o WWDC (10/06 a 14/06), o maior evento de developers iOS.

O custo do ingresso é salgado: USD 1599.00. Some a isto USD 1200.00 de passagem, USD 1000 para ficar lá e já temos um custo de USD 3800.00 para os brasileiros que quiserem participar.

Mas se você quiser ir é melhor aprovar tudo com seu chefe hoje porque os ingressos não devem durar muito tempo.

Aqui vai uma tabela para você de quanto tempo levou para vender todos os ingressos nos anos anteriores:

  • 2009 – 696 horas
  • 2010 – 238 horas
  • 2011 – 12 horas
  • 2012 – 2 horas

Como se pode ver há mercado para o WWDC, mesmo a 1599 dólares.

Eu acho que para um brasileiro o custo é muito alto para o benefício reduzido que temos graças as condições ruins para produzir e vender tecnologia no país.

WWDC 2013

E aí? Vai encarar? Meu chefe já disse que nem sonhar …

P.S. – Alguns sites tem dito que vão disponibilizar os vídeos durante o evento. Ao contrários dos anos anteriores em que divulgaram os vídeos muitos dias depois do fim do evento.

P.S. 2 – Confirmado que vão postar os vídeos durante o evento:

Can’t make it to WWDC?  We’ll be posting videos of all our sessions during the conference, so Registered Apple Developers can take advantage of great WWDC content.

Sistema de Anúncios do Facebook é ruim

Sistema de Anúncios do Facebook é ruim.

Se você usou seu rico dinheirinho para comprar ações do Facebook quando eles fizeram o IPO é provável que esteja chorando até agora. É fato que as ações dele já estiveram pior e que o processo de Orkutização do Facebook não ajuda muito a imagem dele aqui no Brasil.

Para uma empresa cuja principal fonte de receitas vem de anúncios é bastante preocupante que o sistema de publicidade deles seja tão ruim comparado com o Google ou até mesmo com outras empresas de ads menores como Chartboost.

A grande reclamação dos usuários é que os anúncios levam muito tempo para serem aprovados e isto quebra as pernas de quem tem uma campanha urgente que é um dos grandes apelos da propaganda do Facebook.

Alguns usuários se queixam que gastaram dinheiro para montar uma campanha para uma liquidação ou uma promoção especial de vendas e ao fazer uma pequena alteração no texto do anúncio ele voltou para aprovação e passou mais de um dia fora do ar.

Ou eles abrem os olhos e arrumam a entrada de dinheiro ou vão continuar amargando resultados financeiros medíocres.

Olha eu de novo aqui

Coréia do Norte e as lições da II guerra mundial

Na sua magistral obra sobre a segunda guerra mundial, o prêmio nobel de literatura e primeiro ministro britânico, Sir Winston Churchill dedica o primeiro volume ao que ele chama de “Preparativos para o desastre“.

Os preparativos para o desastre são uma interessante tese de que a segunda guerra mundial tem sua responsabilidade compartilhada com o pacifismo bocó (aqui eu entrego a minha idade…). Pacifista bocó é todo aquele que sonha com a paz não como um bem, mas como uma forma de se livrar da responsabilidade de garantir a paz mais duradoura.

Um adágio latino afirma, si vis pacem, para bellum; se queres a paz, preparas-te para a guerra. Todos os que defendemos a pátria através das diversas forças armadas queremos a paz, mas sabemos que para tê-la temos que estar preparados para o combate.

Isto acontece agora na península da Coréia. Como já foi falado neste blog, aliás conheci este blog e me ofereci para escrever nele após este texto que cito, é bem provável que a Coréia do Norte não tenha meios para usar as cerca de oito ogivas nucleares que se acredita que possua. A retórica norte-coreana, liderada pelo gordinho Kim, é mais jogar para torcida que uma retórica que visa atos concretos.

Acontece que o mundo não para agora em 2013 com Kim voltando para seu Playstation 3 e o mundo indo tratar de seus negócios depois de mais uma guerra evitada. Se a guerra que Kim consegue hoje é no Battlefield apenas, é provável que em três ou quatro anos ele tenha meios de lançar suas armas nucleares em alvos americanos. Aí pode ser que ele não se contente com ameaçar e depois de criar confusão voltar para seu videogame. Pode ser que ele resolva jogar um jogo de verdade.

Além de Kim outros observam com atenção a dança de Obama e outros líderes. Em concreto o Irã. A depender de como fique a vida de Kim depois desta confusão Ahmadinejad pode achar que é um bom negócio enfrentar os EUA. Os aiatolás podem se convencer de vez que ter armas nucleares é um passe livre para nunca mais serem incomodados pelos EUA.

Da mesma forma que quando Hitler invadiu a zona desmilitarizada do Reno em 1936, anexou a Áustria em 1938 e ainda no mesmo ano tomou os Sudetos, diante o olhar passivo dos aliados, que até 1939 teriam condições de encerrar o III Reich; agora Kim pode ser removido do poder, talvez em quatro anos isto custe uma real guerra nuclear.

Não é possível aceitar agora algo que não seja uma desmilitarização da Coréia do Norte, mesmo que custe uma guerra agora. É melhor uma guerra com um país que tem ogivas mas não tem como entrega-las que uma guerra com uma potência nuclear faminta.

Chegou o momento de tomar os controles do Playstation de Kim Jong-Un. Não é um direito, é um dever.

Si vis pacem, para bellum

Nota do Zeletron: General Patton é o pseudonimo de um oficial das forças armadas que vai escrever de tempos em tempos no Zeletron sobre assuntos de tecnologia ligada a defesa. General Patton como todos os outros autores representa apenas suas próprias opiniões.

Seu Windows 7 não liga? Leia isto antes de sair formatando.

Se você instalou a atualização KB2823324 e seu Windows 7 é em português do Brasil e 32-bit provavelmente ele não estará ligando. Concordo que a lambança foi grande e vai rodar muita gente na Microsoft (será que o erro foi no Brasil?) pelo erro.

Mas tem conserto, tanto que eles colocaram na home da Microsoft Brasil este aviso.

Em 10 de abril de 2013 tomamos conhecimento que alguns usuários enfrentaram dificuldades após aplicarem o update de segurança Windows 7 KB2823324.

Observação 1: Não formate o seu computador para não perder os dados. Os passos abaixo fazem a restauração do sistema.
Observação 2: Essa página será atualizada sempre que surgirem novas alternativas para solução deste problema.

Essa comunicação tem como objetivo corrigir a falha de inicialização que possa ser causada após a instalação da atualização de segurança KB2823324.

Durante o processo de inicialização da máquina, uma das seguintes mensagens de erro pode aparecer:

Mensagem de Erro 1

STOP: c000021a {Fatal System Error}
The Session Manager Initialization system process terminated unexpectedly with a status of 0xC000003a (0x00000000 0x00000000).
The system has shutdown.

Mensagem de Erro 2

O Windows não foi iniciado com êxito. Uma alteração recente de hardware ou software pode ter causado o problema. Para corrigir o problema:

  1. Insira o disco de instalação do Windows e reinicie o computador.
  2. Escolha as configurações do seu idioma e clique em “Avançar”.
  3. Clique em “Reparar o seu computador”.

Se você não tiver o disco, entre em contato com o administrador do sistema ou fabricante do computador para obter assistência, ou entre em contato com a Microsoft.
Status: 0xc000000e
Informações: A seleção da inicialização falhou porque um dispositivo necessário está inacessível.

SOLUÇÃO

Basicamente é bootar em modo de segurança com prompt de comando e entrar o comando:
dism /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Onde C: é o seu HD do Windows.

Se precisar de mais detalhes siga o guia da Microsoft: http://www.microsoft.com/brasil/resolucao/

KB2823324 epic fail

Acelerando o emulador de Android no Mac e no Windows

Executar o emulador de Android no Mac em qualquer sistema operacional é terrível.

Você abre o programa, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, …….(parece que vai abrir)……, espera, espera, espera, espera e ele abre. Aí manda ligar, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera, espera,… Bom você já sabe, né?

Procurando uma solução para isso, encontrei esse post aqui, que fala como resolver o problema para o 4.0.3, mas funcionou para mim também com o 4.2.2.

Os passos a seguir são para o Mac, mas funcionam também para o Windows com algumas mudanças.

Passo 1

Abra o Android SDK Manager e procure por “Intel Atom x86 System Image” dentro de Android 4.X.X.
Obs.: Também tem um dentro de 2.3.3 se você quiser testar no Gingerbread também.

Passo 2

Faça o download do “Intel Atom x86 System Image” e espere terminar de instalar.

Passo 3

Vá para a pasta /extras/intel/Hardware_Acceleration_Execution_Manager/ e abra o arquivo haxm-macosx_r02.dmg (IntelHaxm.exe no Windows). Dentro dele há um IntelHAXM_1.0.1.mpkg. Execute o programa.

No Windows, se o programa reclamar que a virtualização não está ativada. Você vai ter que ativá-la na BIOS do seu computador (Procure no Google como ativar para a sua BIOS).

Passo 4

Siga os passos do instalador e escolha a quantidade de RAM que você deseja reservar para o emulador. Para mudar isso depois, basta executar esse instalador novamente. Não abuse desse valor para não deixar seu Mac lento enquanto estiver usando o emulador.

Passo 5

Feche o Android SDK Manager e abra-o novamente. Isso não tem no tutorial original, mas comigo só funcionou depois de fazer isso.

Passo 6

Abra o AVD Manager e crie um novo Device.
Escolha “Android 4.X.X – API Level XX” (onde XX corresponde à sua versão instalada).
Na parte de CPU/ABI, escolha “Intel Atom (x86)”
Marque o checkbox “Use Host GPU”
Deixe desmarcado os “Snapshots”. (Ou você usa Snapshots ou a GPU).

Passo 6

Use o emulador e seja feliz.

Passo 7

Use o tempo livre que você acaba de ganhar para fazer algo de útil ou ajudar alguém. 🙂

Olha o Windows Phone 8 por 599 “real na promoção”

O título é meu, o press release é da Nokia e o preço é convidativo e não, eles não me deram um aparelho 🙁

Nokia Lumia 520 chega ao Brasil
 
O smartphone com Windows Phone 8 mais barato do mercado já está disponível nas lojas Nokia

São Paulo, 8 de abril de 2013 – Anunciado globalmente durante o Mobile World Congress, no final de fevereiro, em Barcelona, o Nokia Lumia 520 chega ao mercado brasileiro após pouco mais de um mês. O aparelho é o smartphone com Windows Phone 8 mais acessível do mercado e oferece ao usuário uma experiência completa do sistema operacional da Microsoft .

“O consumidor encontrará no Lumia 520 a maioria dos recursos do Windows Phone 8 já presentes nos outros aparelhos da família, representando um excelente custo-benefício. O usuário contará com Live Tiles totalmente personalizáveis,  Hub de Pessoas com integração de redes sociais, além do Xbox Live, Microsoft Office e armazenamento de 7GB gratuitoS no Skydrive”, ressalta Fernanda Camargo, gerente de produtos da Nokia.
A experiência ainda é enriquecida com aplicativos e serviços exclusivos da Nokia. Para entretenimento, há opções como os apps Foto Inteligente e Cinemagrafia, que potencializam a experiência da câmera de 5 megapixels com autofoco. Além disso, o aparelho possui o Nokia Música com a loja de música a la carte e também o Mix Radio, serviço gratuito com diferentes canais de música para ouvir por streaming ou offline.
O Lumia 520 é um dos primeiros modelos que já traz embarcado o HERE, serviço de localização e mapas da Nokia que oferece a melhor e mais completa experiência do mercado. A suíte inclui o HERE Maps com pontos de interesse, possibilidade de traçar rotas para pedestres e verificar o trânsito e o HERE Drive com navegação gratuita ponto a ponto por voz, até mesmo offline e a possibilidade de baixar mapas do mundo todo. Além desses, mais de 130 mil apps podem ser encontrados na loja de aplicativos da Microsoft.
O aparelho possui 512 MB de memória RAM e processador Snapdragon™ Dual Core de 1 GHz que, juntos, otimizam e oferecem mais rapidez aos comandos. A cômoda tela de 4”, ideal para internet, jogos e navegação, é super sensível e permite usar o telefone com unhas ou luvas.
O Lumia 520 pode ser encontrado nas cores preta e branca nas lojas físicas* da Nokia, pelo preço sugerido de R$ 599. O colorido ficará por conta das capinhas traseiras que chegarão nas próximas semanas. Em breve, os aparelhos também estarão disponíveis na Loja Online Nokia, nos principais varejos e em todas as operadoras.
Lumia 520
Lumia 520

Estimando distâncias com a câmera do celular.

Aqui vai uma dica para você que precisa defender o seu cliente de snipers, há outras utilidades também, mas esta e a mais legal que consegui pensar agora.

O problema que queria resolver no fim de semana enquanto fazia uma corrida era: será que daquele prédio um sniper consegue me acertar? Qual a distância? Obviamente a pergunta é retórica, mas serve para ilustrar um problema interessante: estimar distâncias.

Quando eu era garoto meu pai me ensinou a estimar o horário usando apenas o dedo e a palma da mão e isto foi uma habilidade que me ajudou em mais de uma ocasião. Estimar distâncias usa princípios similares, mas se você tem um celular e photoshop fica mais fácil.

O princípio é o de distância angular, que no nosso caso pode ser simplificado conhecendo o tamanho de um objeto a uma distância que temos o valor, no meu caso um muro de 1,68m a 6m de distância. E conhecendo o tamanho de um objeto a distância que queremos estimar, no meu caso a altura de um andar de prédio que tipicamente pode ser 3m.

MilMoaTutorial4-5cm

 

MilMoaTutorial4-5cm-2

 

Uma aproximação rápida neste caso pode ser feita usando a seguinte regra de três:

A 6 m de distância.

851px / 168cm = 5.065 px/cm

A x metros de distância

24px / 300cm = 0.08 px/cm

Logo:

x = 6 * 5.065 / 0.08 = 379.5m

Medindo a distância no mapa podemos ver que acertamos com bastante precisão.

MilMoaTutorialMap

 

Se levarmos em conta o desnível entre o ponto “alvo” e o ponto de observação o valor chega muito mais próximo da estimativa que fizemos com a câmera.

Se você gostou do assunto, sugiro as seguintes leituras:

Uma brincadeira inteligente de primeiro de Abril

Hoje quando você abre o Bing.com percebe que alguma coisa está esquisita.

Bing 1o de Abril

 

Pois é. Esta estátua está rindo. E de acordo com o movimento do mouse ela fica séria e ri de novo. Mas ainda não é a pegadinha. Se você digitar google no campo de busca e der enter vem a página a seguir:

Bing zoando o Google

 

Eu que não gosto muito das piadas do Google com primeiro de Abril, achei esta legal.