Código de Países: um guia definitivo

Num projeto, para tablets, que vamos mostrar em breve para vocês precisamos importar dados usando country codes (códigos de países). Parece algo simples mas como há multiplos padrões a coisa pode ficar complicada e montar uma planilha mais complicado ainda.

Acontece que a definição de país não é algo simples: pense rapidamente na diferença que há entre Inglaterra, Reino Unido e Grã Bretanha. Ou o caso de Porto Rico. E por aí vai.

Há o FIPS-10-4 que é a forma de abreviatura de duas letras que os EUA usam para se referir aos países. O famoso CIA World Factbook usa este. Há também o ISO-3166-1 que tem três versões: uma com duas letras, uma com três letras e uma com 3 dígitos numéricos. Outro código é o STANAG-1059 que é usado pela OTAN para se referir aos países usando 3 letras maiúsculas.

Por fim há o código de duas letras utilizado para indicar o país nos endereços DNS. São os chamado código TLD de países e são geridos pela IANA.

Se você ficou assustado com toda esta sopa de letras fizemos uma tabela para facilitar a sua vida que pode ser baixada em: http://pastebin.com/pufS81HX

ccTLD_1000b

Comments on this entry are closed.