Windows 8

Há alguns meses que venho utilizando o Windows 8 e, com o lançamento deste na sexta-feira, vale à pena escrever um pouco sobre isto.

Talvez, se você acompanha o blog, possa estar se perguntando: porque você escreveu na hora sobre o lançamento do iPad Mini e dos outros produtos da Apple e levou mais de 24 horas para falar do Windows 8?

Eu diria que a principal razão é o fato de os eventos da Apple serem algo bacana mas que acontecem com muita frequência. Já o lançamento de um sistema operacional “for end users” da Microsoft é um evento que de 1995 até 2012 aconteceu 8 vezes (95, 98, Me, 2000, XP, Vista, 7 e 8).

Em 24 de Agosto de 1995, na Noite de São Bartolomeu (AKA: Noite das Garrafadas), a Microsoft lançou seu sistema mais revolucionário em termos de “end-user”. O Windows 95 mudou a computação pessoal e foi um sucesso absoluto.

O mesmo ocorreu em 25 de Junho de 1998, o Windows 98 foi um excelente salto de qualidade, principalmente a versão 2 dele lançada 10 meses depois.

Outro acerto da Microsoft ocorreu em 17 de Fevereiro de 2000, quando resolveram fazer uma grande modernização no Windows NT que servia para desktop. O Windows 2000, apesar de ter tido pouco tempo como o topo de linha da Microsoft foi um excelente sistema.

O mesmo não pode ser dito do malfadado Windows Me, lançado em 14 de Setembro de 2000. Aquele que era chamado de Millenium Edition foi apelidado de Mistaken Edition. De fato o Me não foi um bom sistema.

Mas em 25 de Outubro de 2001 veio aquele que foi um dos mais importantes lançamentos da Microsoft de todos os tempos, o Windows XP. Mesmo onze anos depois o XP é ainda utilizado por 34% dos PC’s no mundo.

Em 2007, em 30 de Janeiro, a Microsoft lançou o Windows Vista. Embora fosse um avanço com relação ao XP, foi visto por muitos como um novo Windows Me e devido a demanda de Hardware que tinha muitos diziam que era lento. Definitivamente não agradou, tanto que passados 5 anos é usado por 5% dos PC’s no mundo.

Então em 22 de Julho de 2009 a Microsoft acertou novamente no alvo e o Windows 7 foi um sistema muito redondo que  conseguiu ser rapidamente adotado e hoje é o sistema operacional mais usado no mundo.

E por fim chegamos ao dia de ontem, 26 de Outubro de 2012, quando o mundo todo teve acesso ao Windows 8. Com uma interface bastante nova em termos de sistema operacional gráfico e com uma proposta de atender o mundo PC mas também o mundo Tablet e com modificações o mundo Celular parece estar muito mais para os casos do XP, 95, Windows 7 que para os casos do Me e Vista.

Minha avaliação do Windows 8 até agora tem sido muito positiva. No mínimo é um grande avanço com relação ao Windows 7, provavelmente vai ajudar a Microsoft a continuar dominando o mundo PC por muitos anos.

Não custa lembrar que no mundo PC (ou desktop/notebook) a Microsoft tem 92%, a Apple 7% e o Linux coitado 1% (arredondando para cima).

Vida longa ao Windows 8, vida longa à Microsoft!

Comments on this entry are closed.