Sete Leituras para o domingo (V)

1) Você sabia que existem fontes específicamente desenhadas para pessoas que tem dislexia ou outras dificuldades de aprendizado? Veja este artigo.

2) Uma das empresas que mais pesquisa sobre fontes (Adobe é outra delas) é a Microsoft. Neste artigo sobre legibilidade eles falar de como conseguir ler mais rápido e melhor.

3) RIM chama os desenvolvedores, mas será que o mico não foi grande demais?

We are going to keep loving developers at Research In Motion, all the way to BlackBerry 10 and beyond. Watch our leadership team for developer relations bring back the band: Alec Saunders, VP Developer Relations & Ecosystem, Chris Smith, VP Application Platform & Tools, and Martyn Mallick, VP Global Alliances & Business. Thank you to those devs who are working hard, and for those jumping on board every day.

4) Alguns desenvolvedores não gostaram da nova AppStore da Apple. É a bruxa está solta em Cupertino.

5) Um projeto bacana com Arduino para quem quer aprender algo sobre navegação inercial.

6) Uma app de crowdsourcing para tentar medir o mundo em uma semana. Confira no artigo do Ars.

7) A Rovio, desenvolvedora do Angry Birds e Amazing Alex, lançou esta semana o Bad Piggies em versão para Android e iOS. Confesso que não gostei muito e não estou sozinho.

Banânia se aproxima cada vez mais ao Taleban e à Coreia do Norte

Ainda sobre o assunto de ontem, acho que não poderia deixar de postar o que diz Reinaldo Azevedo em seu blog sobre o bloqueio ao Google no Mato Grosso do Sul

Nem o AI-5 tinha tanto poder no Brasil quanto a Justiça Eleitoral. Daqui a pouco, estaremos fazendo inveja ao Taleban. Leiam o que informa o Globo Online. Volto em seguida.

O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Flávio Saad Peron, determinou que as empresas Embratel e OI, que dão acesso à internet em Mato Grosso do Sul, bloqueiem o site YouTube no estado durante 24 horas. Segundo ele, trata-se de uma punição à empresa Google, dona do site, por ter descumprido ordem judicial de retirar do ar imagens de supostas denúncias contra Alcides Bernal (PP), candidato a prefeito de Campo Grande. O descumprimento fez com que fosse detido e liberado anteontem o diretor da Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, que em nota informou que bloqueará o acesso ao vídeo.

Segundo Peron, a Embratel e a OI pediram prazo para cumprir a determinação, alegando que seriam necessários alguns procedimentos técnicos e por isso foi concedida às empresas prazo de três dias, a contar de ontem, quando foi elaborado novo ofício do juiz. Peron, no entanto, avalia que a decisão da Google de retirar o vídeo não deve ser uma solução imediata:

— Juridicamente não há o que fazer, os vídeos foram replicados. Não tem como fazer um controle.

O executivo da Google lamentou a decisão da Justiça. “Estamos desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis”, argumentou Coelho. Segundo ele, a empresa continuará com uma “campanha global pela liberdade de expressão”.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Fedeal Marco Aurélio Mello criticou ontem o Congresso, pela demora em disciplinar questões eleitorais relacionadas à internet: “É um tema que está precisando de uma disciplina maior.” Questionado se o TSE já tem um entendimento de quem deve assumir a responsabilidade por um vídeo em sites como o YouTube, Marco Aurélio disse que isso é assunto para o Congresso: “É o Congresso que tarda em disciplinar essa matéria.”

Voltei
Se o tal Alcides Bernal não queria que o vídeo fosse visto, deu um tiro no próprio pé. Até eu, que nunca tinha ouvido falar dele, estou quase curioso para saber o que há no tal vídeo. O Brasil é motivo de chacota mundial.

 

Ahmadinejad Lula Erdogan

Diretor do Google preso. Coreia do Norte: aí vamos nós!

Congress shall make no law respecting an establishment of religion, or prohibiting the free exercise thereof; or abridging the freedom of speech, or of the press; or the right of the people peaceably to assemble, and to petition the Government for a redress of grievances. – US Constitution: 1st Amendment

Direito à liberdade de expressão e de imprensa. A constituição dos EUA garante isto a eles desde 1787, aqui no Brasil em 2012 ainda não temos este direito. Veja a matéria da Veja.com abaixo, o que vai em azul são meus comentários.

Por Rafael Sbarai e Renata Honorato, na VEJA.com:
O diretor geral do Google, Fábio Coelho, foi detido nesta quarta-feira pela Polícia Federal, em São Paulo. O motivo: a companhia, dona do YouTube, se recusou a retirar do site de compartilhamento um vídeo em que Alcides Bernal (PP), candidato à Prefeitura de Campo Grande (MS), é acusado de prática criminosa. O executivo foi liberado depois de assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência, um compromisso de comparecer quando for convocado a prestar esclarecimentos perante o juiz eleitoral.

O vídeo em questão tinha poucas visualizações até ontem e hoje apesar de continuar com um valor pequeno para o padrão YouTube, praticamente teve dobrado o número de visualizações. O 

A decisão de prender o diretor do Google foi tomada pelo juiz Flávio Saad Peren, da 35ª Zona Eleitoral. Segundo a nota da PF, o magistrado considerou que a empresa violou o artigo 347 do Código Eleitoral, que trata do descumprimento de ordens da Justiça Eleitoral, ao manter o vídeo contra o candidato a prefeito de Campo Grande Alcides Bernal no ar.

A justiça eleitoral no Brasil é uma piada de mau gosto (eu posso ter esta opinião, senhor juiz?) e a alguns magistrados (não estou falando especificamente do senhor) não tem o bom senso e o conhecimento técnico necessário para julgar no século XXI. Curioso é o fato de o juiz não ter determinado que quem colocou o vídeo que o tire.

“Nesse caso, o juiz pode adotar uma série de medidas, como bloquear o acesso ao YouTube no Brasil, a exemplo do que aconteceu no episódio envolvendo a modelo Daniela Cicarelli, em 2007″, diz Renato Opice Blum, advogado e coordenador do curso de direito digital da Escola Paulista de Direito. “Duvido, contudo, que isso aconteça, em função dos graves problemas decorrentes da interrupção do serviço para os usuários.”

Seria o máximo da lambança. Por causa de um candidato a prefeito de Campo Grande-MS todo o Google no Brasil ficaria bloqueado.

A decisão de manter o vídeo contra Bernal no ar é idêntica à adotada pelo Google em situações semelhantes anteriores. Nesses casos, a companhia defendeu a posição de que, como provedora do serviço de compartilhamento de vídeos, não pode ser responsabilizada por conteúdos publicados por usuários.

A empresa já havia recorrido, ao Tribunal Regional Eleitoral, da decisão que determinara a retirada do vídeo do ar. Foi derrotada. Agora, espera ainda para esta quarta-feira o julgamento de novo recurso, desta vez protocolado no Tribunal Superior Eleitoral.

Como diria o Chavez: “Ai que burro, dá zero para ele.”

O Zeletron não quer ir para a cadeia e portanto se compromete a tirar do ar este post caso os censores do governo brasileiro mandem

BlackBerry Jam Sessions & Playbook

Como o Pedro Paulo disse no texto de ontem, fui à edição do Rio de Janeiro do BlackBerry Jam Sessions onde ficamos 10hs projetando e implementando um app para rodar no sistema deles (Tablet OS ou BB 10) e posso afirmar que é algo bem divertido, mas muito desgastante. Ao final, meu grupo ainda saiu vencedor do prêmio Melhor Design, e era de se esperar já que me uni a 3 excelentes alunos de Design da PUC-Rio para essa maratona.

Para o desenvolvimento, deram as seguintes opções: Web, Adobe Air, C++ (Qt & QML) e Android. Os programas deveriam rodar no emulador ou no próprio aparelho Dev Alpha que ainda não estava instalado com a versão do BlackBerry 10, mas com o sistema de tablet que acabou prejudicando um pouco a usabilidade. Espera-se que esse aparelho seja lançado em poucos meses.

Sobre o Playbook que é o tablet da BlackBerry lançado no fim do ano passado e que fui premiado com uma unidade, posso dizer que estou achei bem impressionante como a tela é responsiva (melhor que 95% dos tablets Android que usei) e o multitasking é bem interessante. O sistema usa um conceito bem parecido ao do Meego (que uso no meu Nokia N9) onde você arrasta o dedo de fora da tela para o meio para ir para a área de troca de aplicativos ou para o aplicativo seguinte, dependendo da direção do movimento.

Apesar do Tablet ter um sistema muito interessante, a App World ainda é um pouco pobre, tendo aplicativos muito mais simples que os equivalentes Android ou iOS e é esse o esse motivo de existirem os Jam Sessions.

Algo interessante é que os aplicativos Android podem ser portados para a tecnologia da BlackBerry com um simples empacotamento no formato deles. Quanto a compatibilidade, não sei dizer, mas eles dizem ser alta.

Sete leituras para o domingo (IV)

1) Hoje iriamos publicar um review do BlackBerry Code Jam, mas nosso enviado (@jbvsmo) voltou embriagado de lá e não está em condições de postar. Na verdade não foi bem embriagado, ele tomou 12 RedBull no evento, parece que tinha RedBull grátis e voltou ligado em 15kV. Para quem quiser ver os futuros eventos do BlackBerry Jam: http://blackberryjamsessions.com

 

2) Muito bom texto sobre a segurança dos PIN Codes de 4 dígitos. Não é que mais de 10% das pessoas usa 1234? http://www.datagenetics.com/blog/september32012/index.html

 

3) O MapGate do iOS6: http://theamazingios6maps.tumblr.com

É não ajuda muito

4) Ainda do MapGate, veja o que o pessoal do Metrô de Londres fez.

5) Usando um relógio da Texas Instruments para fazer um gerador de senhas. Por 49 obamas você pode adquirir o kit: http://www.ti.com/tool/ez430-chronos

6) Você sempre teve curiosidade de saber o que significa calibre 38, 9mm, 45? Aqui vai uma tabela comparativa: http://www.chuckhawks.com/handgun_power_chart.htm

Comparação de Cartuchos

E com esta foto você entende esta famosa cena:

7) Por último uma homenagem ao fim do inverno no Rio de Janeiro.

Troquem as opções nome do mascote da Copa!

Meu falecido avô materno, quando solteiro, morava na Piedade, um bairro do subúrbio do Rio. Ele contava que antigamente aquele bairro se chamava Gambá e que houve um abaixo-assinado com o seguinte título: “Troquem por piedade o nome deste bairro”. Não sei se foi gozação do Prefeito ou de algum vereador da época, mas o pedido foi aceito ao pé da letra e mudaram para Piedade.

Lembrei desse caso que meu avô contava porque precisamos impedir que dêem qualquer um dos três nomes sugeridos para o lindo tatu-bola que fizeram para o mascote da Copa de 2014.

As geniais opções são as seguintes:

1) Amijubi, uma contração de Amizade + Júbilo (Alguém ouviu mijo?);
2) Zuzeco, outra mistura só que de Azul + Ecologia (Vai ter mãe dizendo pro filho “Zuzeco facho menino!)
3) Fuleco para Futebol + Ecologia (Seria o Cebolinha falando Furreco?)

Ninguém, além dos criadores desses nomes, gostou dessas sugestões. Por isso, a nossa amiga Elis Monteiro resolveu criar um abaixo-assinado virtual para tentarmos impedir esse atentado ao pobre tatu-bola.

Se você ainda não assinou, assine já. Deixo o link abaixo:

http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_um_nome_decente_para_o_Mascote_da_Copa_2014/

Sete Leituras para o Domingo (III)

Voltamos à nossa programação dominical.

1) Você sabe o que é Lucid Dreaming? Eu também não, mas o projeto parece legal: http://sleepwithremee.com

Veja o vídeo.

2) Sempre sonhei em ter um espectrometro, agora se tiver paciência posso construir um: http://publiclaboratory.org/wiki/video-spectrometer-construction

3) Eu não sei o que falta no iPhone 5, acho que faltou algo wow! Mas o pessoal do Ars tem algumas opiniões: http://arstechnica.com/apple/2012/09/what-we-think-is-missing-from-the-iphone-5/

4) O que será que existe dentro do A6, o coração do iPhone 5?

Parece que há uma dica neste vídeo (1m51s)

5) Fiquei muito bem impressionado com o Nokia Lumia 920

6) O mico da semana vai para o GoDaddy. SNAFU

7) O UDID leak: http://www.nytimes.com/2012/09/11/technology/company-says-it-not-fbi-was-hacking-victim.html?_r=1&ref=technology

O que faltou no iPhone 5? Ou então: menos Samsung, menos…

Muita gente tem perguntado: você gostou do iPhone 5? Minha resposta tem sido: mais ou menos. É uma evolução do iPhone 4S, parece bacana em termos de espessura, mas não tem nada de revolucionário. Da Apple sempre esperamos algo revolucionário, mas a verdade é que desde a morte de Steve Jobs é um artigo em falta em Cupertino.

O que poderia ter no iPhone 5 de revolucionário? Não sei. Se soubesse, eu seria Steve Jobs e não sou. Mas para os meros mortais há uma sensação de que é legal mas não é do outro mundo. Quem sabe com o aparelho em mãos eu mude meu conceito.

Mas daí para ler esta pérola de anúncio da Samsung é dose

Acho que perder um bilhão no processo da Apple fez os caras perderem o juízo: como uma empresa pode se gabar de vender seu celular topo de linha com o Android 4.0 quando a versão mais atual do Android, a 4.1 está disponível desde julho?

Um amigo deu a melhor definição que já vi sobre o Galaxy Tab 2 que vem com o Android 3.2: parece que o usuário está brigando com a interface. Concordo com ele.

Porque não nasci em Botswana ou Namíbia?

De fato o Brasil é um belo exemplo de atraso em muitas coisas. Vejam que belo exemplo:

A Apple anunciou a navegação guiada por voz nativa no iOS6 (já sei que vão dizer que o Nokia Maps faz isto há anos, etc., mas não é o ponto aqui). Vejam os países incluídos:

Albania Argentina Austria Belarus Belgium Botswana Bulgaria Canada Chile Croatia Czech Republic Denmark Estonia Finland France Germany Greece Hong Kong Hungary Indonesia Ireland Israel Italy Japan Latvia Liechtenstein Lithuania Luxembourg Macedonia Malta Mexico Moldova Montenegro Namibia Netherlands New Zealand Norway Philippines Poland Portugal Romania Russia San Marino Singapore Slovakia Slovenia South Korea Spain Sweden Switzerland Turkey UK Ukraine Uruguay USA Vietnam
Available in October
Australia Brunei Egypt Macau Malaysia Morocco South Africa Taiwan Thailand

E eu me pergunto? Porque não nasci em Botswana ou na Namibia?

iPhone 5, iPod Touch 5 e novo iPod Nano

A Apple está terminando seu evento de anúncio dos novos aparelhos que estarão à venda no mundo civilizado no dia 21/09 e Deus sabe quando aqui no Brasil. Aqui vai um resumo das novidades:

iPhone 5
– Processador A6 (quad-core)
– Nova câmera com modo panorama até 28 megapixel
– LTE 4G – Até 100mbps (não na Claro, Tim, Vivo e Oi)
– 18% mais fino e 20% mais leve.
– 3 microfones para melhorar a qualidade das chamadas
– Tela de alta resolução maior: 1136×640
– Estabilização de vídeo
– Novo conector de 9 pinos chamado: Lightning
– Cancelamento de Ruído

iPod Touch 5a Geração
– Processador A5 (dual core)
– Nova câmera (5MP) com modo panorama.
– Bluetooth 4.0 + Wifi 802.11n
– 6.1 mm de espessura
– Tela de alta resolução maior: 1136×640
– Estabilização de vídeo
– Novo conector de 9 pinos chamado: Lightning
– SIRI!!!

iPod Nano
– Tela 2.5 polegadas
– Video
– Conector Lightning
– Bluetooth

Além disso anunciaram o iTunes 11 com um design completamente novo e straming de músicas.

O iOS6 foi anunciado para o dia 19/09 vía update over the air. Samsung, Motorola deviam aprender com isto. Será compatível com iPod Touch 4, iPhone 3GS, 4 e 4S; iPad2 e Novo iPad.

Foram apresentados os novos fones que segundo a Apple são os mais avançados anatomicamente.

O GDGT fez um belo resumo: confira http://gdgt.com/apple/iphone/5/

Nokia lança o Lumia 820 e 920 com Windows Phone 8

Está acabando agora o evento da Nokia em que foram lançados os dois primeiros aparelhos dela com o Windows Phone 8.

Pelo que foi falado até agora as principais novidades são: Nokia Maps já pre-carregado para navegação offline, carregamento sem fio (é, você não leu errado), camera PureView, Nokia Indoor Location além de todas as funcionalidades do Windows 8.

O evento ainda está ocorrendo. Mais coisa pode vir por aí. Há expectativa de um tablet…

Foto do Telegraph (UK)
Foto do Telegraph (UK)

Sete Leituras para o domingo (II)

Enquanto todos os autores deste blog, o Mobile Analyst parece que está sumido de tanto comer ovo cozido ou frito, estão lotados de trabalho e não conseguem escrever nada novo aqui vai o melhor da semana para você.

1) Estão as câmeras digitais mortas? Veja o vídeo abaixo e decida

2) Samsung Ativ S – Primeiro celular com Windows Phone 8

Confira o texto do blog do Windows Team: http://windowsteamblog.com/windows_phone/b/windowsphone/archive/2012/08/29/this-is-the-samsung-ativ-s-the-first-of-many-amazing-windows-phone-8-devices-coming-this-year.aspx

3) Os 25 apps mais baixados da história da App Store Brasileira.

Temos dois na lista. Confira em: http://veja.abril.com.br/blog/tech/aplicativos/os-25-apps-gratuitos-de-iphone-mais-populares-do-brasil/

4) Lançado no Brasil o filme: Os Mercenários 2.

Obviamente é bobagem, mas quem foi ver diz que é bem legal.

Confira o trailer

5) As ações do Facebook continuam caindo assustadoramente.

6) Será que nesta semana a Microsoft compra a Nokia?

Atenção ao dia 05 de Setembro.

7) E por falar em anúncios. No dia seguinte: 06 de Setembro a Amazon promete anunciar algo novo. Sera um novo Kindle?

O mês de setembro deve ter uns 8 lançamentos. Confira o calendário.