Quantos sentidos nós temos?

Errou se você falou cinco. Temos muito mais de cinco e alguns deles você só percebe quando perde. O cérebro humano funciona com múltiplos feedbacks em seu mecanismo de controle e vamos mostrar abaixo dois experimentos que você pode fazer para descobrir sentidos que você não listou.

Propriocepção: “também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão”

Observa a figura abaixo e tente colocar a sua mão naquela posição. Com os olhos abertos você consegue manter os dedos indicadores separados mas com os olhos fechados você não consegue. Eu descobri este fenômeno quando tinha uns oito anos de idade, mas só muito depois que entendi que se devia a uma falha na propriocepção causada pela posição entrelaçada dos dedos.

20120310-192919.jpg

Labirinto: Podemos dizer que é o acelerômetro da cabeça, com ele temos informações importantes para manter o equilíbrio. Oequilíbrio humano depende do funcionamento de dois de três sentidos: a visão, a propriocepção e o labirinto. Apenas com um deles não é possível. Uma forma de testar isto é enganar a propriocepção e fechar os olhos.

Fique em pé e levante um dos pés. Você, se não tomou muita manguaça, consegue ficar equilibrado. Agora feche os olhos. Você vai ver que seus pés, principalmente a sola deles começa a ter trabalho para manter o equilíbrio e em pouco tempo você tem que abrir os olhos para não cair.

Se você achou legal este tema eu recomendo ler o livro: O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, de Oliver Sacks.

Comments on this entry are closed.

  • Junior-CPE

    Putz, nao consegui o resultado com os dedos nao… sera que nao tenho este sentido? ou devo ter segurado errado…
    nao vou nem testar esse dos pés, senao o pessoal aqui no trampo vai achar q sou doido, rs…