Android: seu fim está próximo!

Vários comentaristas deste blog tem como esporte preferido bater neste pobre analista que vez por outra, usa o espaço que lhe é oferecido aqui para expressar suas opiniões. Acredito que hoje vou apanhar mais que cão danado.

O fato é que há alguns movimentos nos submundos do mundo mobile, aqueles que só ficamos sabendo quando comemos nosso ovo cozido na Cinelândia que fizeram as sombrancelhas arquearem.

Vamos aos fatos para meus leitores não dizerem que só chuto:

  1. O processo da Oracle contra o Google começa esta semana. O alvo é o Android.
  2. O Android, o próprio Google revelou isto, dá menos dinheiro ao Google que o iOS. Coça o olho, volta para o começo da frase, e não, você não leu errado. Eles ganham dois terços da receita deles com mobile no iOS.
  3. O Android ainda é um sistema tosco, com milhares de cópias XingLing que só servem para denegrir a marca.
  4. A Nokia vem babando para cima dos Androids com seus Windows Phone. E Tio Bill apoia a Nokia.

Resumo da coisa que saiu no nosso papo tomando cerveja e comendo ovo cozido: “O Android tem seus dias contados”.

Xinga eu! Xinga eu! Conta até dez agora para continuar a ler.

Seus pensamentos agora são: “Seu analista mané: quer dizer que o mundo vai se dividir em iOS, Windows Phone e Blackberry?” e eu respondo: Tira o Blackberry daí que morreu faz tempo e só não contaram para eles. O que vai acontecer, na modesta opinião deste analista, é o Android tomar o lugar dos S40, Bada e feature phones da vida e virar pó no high-end.

Isso tudo pode ser apressado pelo processo da Oracle contra o Google.

Agora, podem me xingar (mas podiam xingar também o pessoal da Fortune que falou algo similar)

Nokia Lumia 710 – Primeiras impressões

Desde que comprei meu iPhone 4 em novembro de 2010, não compro um telefone novo, e não iria comprar um, ainda mais da Nokia, não fosse pelo desenvolvimento de aplicativos. Estou muito satisfeito com o iPhone 4.

Explico o porquê da escolha. Estamos portando alguns aplicativos do iOS para Windows Phone 7.5 e, por esse motivo, comprei um Nokia Lumia 710, o telefone entry-level da Nokia com Windows Phone 7.5. O famoso pé-de-boi.

A compra do telefone na loja online da Nokia foi perfeita. Comprei na quinta-feira e recebi no sábado. Parece que a troca do Submarino pelo Ricardo Eletro foi acertada (já vai tarde Submarino). Não sei se outras pessoas tiveram algum problema, mas eu nunca recebi um produto comprado pela Internet tão rápido como esse Lumia 710. Honra seja feita.

À primeira vista, o aparelho me pareceu bastante frágil, talvez pela tampa plástica barulhenta e pelo aparelho ser todo de plástico; talvez pelo fato de usar diariamente um aparelho de alumínio e vidro Gorilla (o iPhone 4). O fato é que o Lumia 710 me pareceu muito frágil. Em todo caso, estou usando bastante o bicho desde sábado e até agora ainda não aconteceu nenhum sinistro com ele. Vamos ver se é só impressão. Em comparação com o N9 (irmão quase gêmeo do Lumia 800), o acabamento do Lumia 710 é bem mais fraco. O N9 é o aparelho mais lindo e bem acabado que já vi até hoje. Pena que rode MeeGo. Talvez o João Bernardo possa fazer um review do celular dele um dia desses… 😉

Mas voltemos ao Lumia 710. Na caixa, vem um fone de ouvido que ainda não abri, um carregador de parede, que ainda não abri, um generoso cabo USB-micro USB que tenho usado para carregar o celular, uma bateria BP-3L, um pequeno manual de acesso rápido e o Lumia 710. Ao contrário do que disseram no release da Nokia outro dia, o meu Lumia 710 não foi fabricado no Brasil. Na caixa vem um “Made in Korea”, o que me surpreendeu. Esperava um “Fabricado no Brasil”, mas tudo bem.

Ele usa o mesmo micro SIM que o iPhone usa, mas só descobri isso depois de comprar o SIM card pré pago da TIM, achando que ele usava SIM card normal. Resultado, tive que cortar o chip. Se você não comprar na operadora, tome o cuidado de arrumar um cortador de chip ou uma tesoura bem afiada com um molde em papel. Parece que isso está virando um padrão. O Lumia 800 também usa micro SIM e o N9 também.

Não vou falar aqui do Sistema Windows Phone 7.5 por enquanto, até porque o Mark fez um post só sobre isso há algum tempo atrás e ficou muito bom. Talvez eu faça um post sobre o WP7.5 em breve, talvez. O que digo é que até agora estou gostando muito do sistema. Ao contrário dos Androids que usei e não me acostumei, esse sistema tem me agradado muito.

Esse post é só para dar as primeiras impressões de um aparelho que estou usando há pouco tempo. Acho que essa combinação Nokia + Microsoft pode trazer enormes benefícios tanto para a Microsoft quanto para a Nokia. Uma aumenta consideravelmente o mercado do seu sistema operacional. A outra ressurge de um nebuloso passado recente formado por pesadelos tais como N97, N900, N8 e outros Meecos. 😉

Deixo abaixo umas fotos do celular. Daqui a alguns dias faço um resumo geral do aparelho + sistema.

Na caixa cabiam duas caixas do aparelho.

Gostei do cliente de e-mails. Faz thread de mensagens e é leve.

Promoção do Poderoso Copão

Aproveite a promoção do Poderoso Copão (AKA: Desafio dos Copos)

Quer concorrer a uma camiseta exclusiva do Desafio dos Copos? o procedimento é simples, basta baixar o jogo através do link http://itunes.apple.com/app/desafio-dos-copos/id495716534?mt=8 e tirar uma shoot do nível em que você conseguiu chegar e colocar na nossa Wall no Facebook! Os participantes serão sorteados e o vencedor poderá escolher a cor da camiseta! Boa Sorte!

Desafio dos Copos

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook

Bons jogos!

O Poderoso Copão

Quem nunca viu na rua um cara com 3 copinhos e um feijão? Pois é. Agora você pode jogar no seu iPhone, enfrentando o Poderoso Copão.

O Poderoso Copão parece inofensivo, mas ele é capaz de embaralhar os copos com velocidades incríveis. E ele é um provocador nato, ele infernizará sua vida para que você não consiga se concentrar.

Veja o demo do jogo abaixo.

É grátis, não tem desculpa para não baixar!

Link: http://itunes.apple.com/app/desafio-dos-copos/id495716534?mt=8

Nokia Lumia chega ao Brasil na quinta-feira 22/03

São Paulo, 20 de março – Lançado com sucesso em vários países, os novos smartphones Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 chegam para surpreender os consumidores brasileiros. Para a chegada dos aparelhos, que possuem sistema operacional Windows Phone 7.5, a Nokia fará uma grande ação de marketing e lançamento no País.
“Hoje iniciamos uma nova fase da Nokia no Brasil. Com a chegada dos aparelhos Nokia Lumia, oferecemos ao consumidor uma alternativa única, que une a inovação e a facilidade de uso do Windows Phone com a reconhecida reputação da Nokia em criar os melhores aparelhos do mercado”, diz Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia. “A nova estratégia da empresa, anunciada há mais de um ano, se materializa no mercado brasileiro.”
“O lançamento de hoje é um marco histórico para a Microsoft no Brasil. A parceria com um dos maiores fabricantes do mundo, que possui excelência em engenharia, design, inovação e principalmente uma capacidade excepcional de encantar os consumidores, mostra o nosso compromisso com o mercado brasileiro. Juntos estamos trazendo uma experiência inovadora em smartphones”, destaca Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
Nova experiência
O sistema operacional Windows Phone oferece uma experiência completamente diferente do que existe hoje no mercado. A interface Metro é um grande diferencial que simplifica e facilita o uso da tecnologia, de uma maneira agradável, dinâmica e divertida. Um dos destaques desta nova interface é o conceito de “tiles”, que são blocos dinâmicos que trazem atualizações e notificações de forma instantânea na tela inicial. Basta o usuário entrar com seus dados do Windows Live, Facebook, Twitter, e-mails e demais contas para que tudo seja sincronizado e guardado em um único lugar. A integração permite que seja possível interagir em redes sociais, enviar SMS, ligar ou falar por chat sem a necessidade de usar um aplicativo para cada função. É possível se atualizar automaticamente sobre notícias, previsão do tempo ou cotações de ações a partir da tela inicial, sem a necessidade de se ativar um aplicativo específico.
A plataforma da Microsoft também traz marcas consagradas na indústria para o universo móvel. Isso inclui o XBOX Live, espaço de jogos sincronizado com o console de videogame; o Microsoft Office, que traz os famosos aplicativos de produtividade, como o Microsoft Word e o Microsoft Outlook, e o navegador Internet Explorer 9. Para quem deseja ainda mais aplicativos e jogos, o Marketplace oferece mais de 65 mil itens para download.
 
Nokia Dirigir
Exclusivas para aparelhos Nokia com Windows Phone, as premiadas soluções de mapas estão inclusas nos lançamentos Lumia 710 e 800. O Nokia Dirigir oferece navegação GPS assistida por voz gratuita ponto a ponto.  Os mapas do Brasil e do mundo podem ser baixados gratuitamente por uma conexão Wi-Fi.
Outra oferta para usuários Nokia é o Nokia Collection, uma coleção de aplicativos exclusivos para Windows Phone. Um deles é o Nokia Mapas que possui monumentos em 3D, pontos de interesse, visualização por satélite etc.
Aparelhos
O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 possuem um processador de 1.4 GHz e conectividade de dados por meio de Wi-fi, 3G (HSPA), além de design e cores diferenciadas. Abaixo, mais detalhes sobre os dois lançamentos:
Nokia Lumia 800
Moldado em uma única peça de policarbonato, vidro curvo e tela de 3,7” AMOLED ClearBlack, o Nokia Lumia 800 foi bastante aclamado por seu design moderno e elegante. O aparelho chega ao Brasil nas cores preta, azul e rosa.
O smartphone possui câmera de 8 megapixels, lente Carl Zeiss, ferramentas de configuração como ISO, modo de foco, efeitos, flash LED duplo, entre outros recursos. O produto ainda grava e reproduz vídeos em alta resolução.
Para armazenar as fotos e outros arquivos, inclusive os produzidos no Microsoft Office que já vem instalado no aparelho, além da memória interna de 16 GB existe a opção de 25 GB gratuitos no SkyDrive, sistema de armazenamento na nuvem da Microsoft, disponíveis para todos os aparelhos com Windows Phone.
 
Nokia Lumia 710
Com produção local, na fábrica da Nokia em Manaus, o Nokia Lumia 710 está disponível em diversas combinações de cores, entre elas, preta, branca, azul, rosa e amarela – as variadas combinações estarão disponíveis dependendo do canal de vendas. O Lumia 710 possui tela de 3,7” TFT ClearBlack, câmera de 5 megapixels, com flash LED e memória interna de 8 GB.
Os Nokia Lumia estarão disponíveis a partir de quinta-feira em praticamente toda a rede de distribuição da marca, desde as lojas físicas da Nokia e na loja online (www.lojaonlinenokia.com.br), passando por todas as redes de varejo e operadoras do País.  O Nokia Lumia 800 tem o preço sugerido de R$ 1.699. Já o Nokia Lumia 710 tem o preço sugerido de R$ 999.

Amazon.com dá um show de bola no atendimento ao cliente

Isto não é um post promocional, na verdade é um reconhecimento a um trabalho bem feito e um exemplo a ser seguido no Brasil.

No início do ano comprei alguns livros na Amazon (entre eles o fantástico GEB) e como tinha coisas que precisávamos com uma certa urgência pedi o frete intermediário que tem rastreamento.

Em geral a entrega da Amazon é perfeita, mas desta vez falhou. Cinco dias depois do prazo contactei o suporte da Amazon por e-mail. Recebi resposta de uma pessoa real dizendo que sentiam muito o atraso, que iriam estornar todo o custo do frete como forma de reparar pelo atraso e que este funcionário que falou comigo iria pessoalmente acompanhar o rastreamento todos os dias até a entrega ser concluída. E não deu outra. Dois dias depois os livros chegaram e o frete (que era de 90 obamas foi 100% extornado)

Aí eu me pergunto: como um país como o Brasil, com raras exceções, tem um nível de serviços (Americanas, MercadoLivre, etc) de padrão Zimbábue? Será que é por estarmos vivendo no país dos petralhas? Amazon chegue logo ao Brasil!!

Nível Submarino, Americanas, Mercado Livre
Será que vamos ficar assim se continuarmos dominados por: Nível Submarino, Americanas, Mercado Livre

Quantos sentidos nós temos?

Errou se você falou cinco. Temos muito mais de cinco e alguns deles você só percebe quando perde. O cérebro humano funciona com múltiplos feedbacks em seu mecanismo de controle e vamos mostrar abaixo dois experimentos que você pode fazer para descobrir sentidos que você não listou.

Propriocepção: “também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão”

Observa a figura abaixo e tente colocar a sua mão naquela posição. Com os olhos abertos você consegue manter os dedos indicadores separados mas com os olhos fechados você não consegue. Eu descobri este fenômeno quando tinha uns oito anos de idade, mas só muito depois que entendi que se devia a uma falha na propriocepção causada pela posição entrelaçada dos dedos.

20120310-192919.jpg

Labirinto: Podemos dizer que é o acelerômetro da cabeça, com ele temos informações importantes para manter o equilíbrio. Oequilíbrio humano depende do funcionamento de dois de três sentidos: a visão, a propriocepção e o labirinto. Apenas com um deles não é possível. Uma forma de testar isto é enganar a propriocepção e fechar os olhos.

Fique em pé e levante um dos pés. Você, se não tomou muita manguaça, consegue ficar equilibrado. Agora feche os olhos. Você vai ver que seus pés, principalmente a sola deles começa a ter trabalho para manter o equilíbrio e em pouco tempo você tem que abrir os olhos para não cair.

Se você achou legal este tema eu recomendo ler o livro: O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, de Oliver Sacks.

Dicas de IP para diretores de cinema

Estava vendo outro dia a série Criminal Minds, que por sinal é bastante interessante, mas em alguns episódios a Hacker que trabalha para o FBI além de fazer coisas impossíveis mostra na tela do computador endereços IP que não são válidos. Já há algum tempo queria capturar uma amostra e ontem consegui, vai abaixo, comento depois:

A pergunta que fica é: o que custa um diretor de cinema ou um escritor de roteiros, checar uma informação tão simples. Basta ele digitar no Google em seu idioma favorito: “IP Address” e ele veria que os endereços IPv4, que aliás foram criados em 1980, são formados por 32 bits e representados em forma legível por humanos usando quatro grupos de números decimais separados por pontos onde cada bloco de números decimais varia de 0-255.

Ele poderia aprender também, embora seja um pecado venial, que há endereços que não são públicos: de 10.0.0.0 a 10.255.255.255; de 172.16.0.0 a 172.31.255.255 e de 192.168.0.0 a 192.168.255.255

Embora aí já seja uma falta leve ele poderia aprender que há endereços reservados para multicast: de 224.0.0.0 a 239.255.255.255 e endereços reservado para broadcast numa subrede como 255.255.255.255

Fica a dica: IP: 209.2334.310.112 é mico.

Parabéns Rio de Janeiro

Meio atrasado, mas em tempo de desejar os parabéns à minha cidade querida de São Sebastião do Rio de Janeiro, que completou 447 anos no dia 01 de março, fiz um Stop Motion bem simples.

No sábado passado fui ao mirante Santa Marta, apoiei a câmera no muro e fiquei tirando fotos a cada 10 segundos, mais ou menos. Dei umas tremidas, já que não estava com tripé, esqueci de bater algumas vezes, mas o vídeo ficou aceitável. No meio do filme, em um frame tem até um urubu passando. 😀

Para fazer o stop motion, fiz um scriptzinho em bash para converter as fotos para o tamanho definitivo e uni-las à musica para gerar um vídeo. Sou um zero à esquerda em bash e entendo menos ainda de FFmpeg, por isso não reparem se encontrarem alguma batatada no script. A proposta não é mostrar como se faz, e sim como foi feito. 😀

Para fazer isso, usei o ImageMagick para redimensionar as fotos e o ffmpeg para criar o vídeo. O áudio eu cortei de um mp3 com o Audacity.

Como a numeração das fotos não estavam começando em 1, tive que renomeá-las antes, porque o ffmpeg precisa que estejam em sequência os números e que comece em 1.

#!/bin/bash
 
j=1
 
mkdir output
 
echo "Renomeando os arquivos..."
for i in $(ls -tr *.JPG); do
	eval $(printf "cp $i output/IMG_%04d.jpg\n" $j)
	j=$((j + 1))
done
 
cd output
 
for i in $(ls -tr *.jpg); do
	echo "Redimensionando $i para 1440x1080..."
	convert  "$i" -resize 1440x1080 -normalize "$i";
done
 
echo "Criando o video..."
 
ffmpeg -r 8.6 -i IMG_%04d.JPG -i cidademaravilhosa.wav -b 7593k rio447anos.avi

Uma observação: Eu tirei 258 fotos e a música cortada tem 30 segundos. Por isso esse framerate doido de 8,6 (258 ÷ 30).

Segue abaixo o vídeo. O filme está em 1080p. Se clicar para assistir no Youtube e mudar para 1080p vai conseguir ver em tela cheia em FullHD.