O Mercado Livre acabou! Para mim.

Sou usuário do Mercado Livre há 12 anos. Eu era usuário de um site de leilões que foi comprado em 2000 pelo Mercado Livre. Há vários meses não consigo vender nada por lá por um simples motivo. Eles não têm mais controle nenhum sobre a veracidade dos dados de contato dos usuários.

Você coloca um anúncio e logo em seguida vai um gaiato com perfil falso e compra o produto. Você tenta contato com o sujeito, que nunca responde. Geralmente com e-mails do Hotmail e do Bol e telefones falsos. Dois dias depois você qualifica negativamente o infeliz e depois de N dias eles devolvem só o valor da comissão. NÃO DEVOLVEM O VALOR DO ANÚNCIO!

Além de ficarem com o dinheiro do anúncio, você perde a venda. Nas últimas três vendas que tentei no Mercado Livre, estava quase para fechar com uma pessoa que estava ativamente perguntando, e outro safado foi lá e fechou a compra com dados falsos.

E acho até que não adianta tentar contato com o Mercado Livre. Eles fazem de tudo para você não falar com eles. Até chegar no formulário de contato, você tem que percorrer um longo caminho de FAQs e perguntas. Aí você preenche o formulário, depois de passar por várias etapas e ele dá erro e não manda a mensagem. Aí você insiste, repete tudo de novo e dá o mesmo erro. Aí você tenta com uma mensagem idiota de 3 ou 4 palavras e o formulário funciona.

Vamos ver se respondem o e-mail. Estou aguardando um retorno deles, mas tenho minhas dúvidas se vão me responder. E se responderem, tenho mais dúvidas ainda se vão devolver os valores gastos em anúncios perdidos por falta de controle deles.

É uma pena um site do porte do Mercado Livre ficar entregue a gangues de usuários falsos que saem comprando seus produtos e atrapalhando suas vendas.

Comments on this entry are closed.

  • O mercado livre não tem controle dos usuários e pelo jeito nunca se preocupou com isso. É uma pena, pois quem anuncia e cai nesses problemas fica no preju.
    E para complicar, eles não tem atendimento. FAIL

  • Leonardo

    O Mercado Livre já foi um bom site, mas há algum tempo eles me bloquearam (por motivos que eu desconheço) e não consigo entrar em contato com eles pois não há mais email de reclamação. Lembro que já fui (há muito tempo atras) muito bem atendido pelo sistema de reclamações do ML, mas agora não existe mais e não consigo resolver esse problema. Alguem conhece algum site que faça a mesma coisa que o ML faz? Gostaria muito de parar de usar o serviço deles, mas ainda é o melhor site deste tipo que existe.

  • Glauco Basilio

    Concordo que está cada vez pior para os vendedores. Por ironia o Google colocou como anúncio, bem embaixo da sua matéria um anúncio dizendo: Cadastre-se no mercado livre.

  • Pedro Paulo Jr

    O Mercado Livre sobrevive graças a falta de concorrência e a inexistência de um serviço decente de defesa do consumidor no Brasil. Se o Mercado Livre admite a existência de usuários fake ele é responsável por isto.

    Bastava exigir o CPF válido no cadastro ou uma possibilidade de o anunciante bloquear a venda para pessoas com zero qualificações.

  • Leonardo

    Nao oferecem contato mesmo. A solução ? Cadastrar 100 itens no mesmo anuncio e pausar a venda a cada lance. Como comprador tb já tive problemas com envio de mercadoria diferente do anunciado. Ao abrir uma reclamação e tentar q o estelionatario nao recebesse do mercadopago o dinheiro q depositei, tive a surpresa de uma “audiência” interna que julgou da seguinte forma: Se ele pagou e recebeu, entao, a negociação foi declarada como concluída e o infeliz recebeu minha grana.

  • Fernando

    Bom saber, estava prestes a tentar uma venda lá… Tem alguma alternativa?

  • José Antonio

    Fernando, boa pergunta. Se souber de alguma alternativa me fale.

  • Quando as pessoas vendem pelo mercadolivre ou compram com mercado pago aceitando as regras e as comissões cobradas a menor espectativa é ter alguma garantia. Entretanto a falta de controle dos usuários e a insistência em não oferecer um canal pessoal e eficiente de contato, faz com que o usuário se sinta cada vez menos garantido pelo sistema mercadolivre. Sem garantia a única real vantagem em se negociar pelo mercado livre é a maior visibilidade. Sem o controle da autenticidade dos usuários, maior visibilidade também significa aumentar sua área de exposição para a gangue de salafrários. Outro efeito colateral da falta de garantia é que o vendedor fica cada vez mais tentado a realizar suas negociações por fora como forma de evitar os encargos da comissão. Uma existindo a possibilidade de retirar o produto em mãos, o comprador não enxerga qualquer prejuízo em realizar a negociação por fora, desde que consiga algum benefício. A maioria das vezes é dele que parte essa iniciativa. É incrível a quantidade de CEPs sinistros que encontramos hoje em dia nos comentários. E aí? Quanto fica o CEP para 12345-678?

  • José Antonio

    Hoje o anúncio é do Bom Negócio (um concorrente do ML). Nunca experimentei (nem sabia que existia). Mas a incompetência do pessoal do Mercado Livre faz esse tipo de coisa aparecer.

  • Eduardo Robles

    Sempre acompanho os seus posts e por coincidência trabalho com uma amiga que trabalhou anos no ML. Repassei o seu post para ela e o mesmo foi encaminhado direto para o presidente.

    Vamos ver no que vai dar. Espero que te ajude!

    Abs

  • José Antonio

    Eduardo, muito obrigado. Entraram em contato pelo twitter. Eu ainda não tinha visto seu comentário.

  • Uma alternativa é o TodaOferta do UOL: http://todaoferta.uol.com.br/

  • Zé Antonio, eu fui logrado há três anos quando “vendi” um SonyErickson W580i, para um suposto comprador, que me mandou um falso e-mail de “recebimento de pagamento” pelo mercado livre, lavrei ocorrência na Polícia Federal e o Mercado Livre “tirou o dele do ponto” e informou que “apenas se limita a intermediar as transações”. Foi muito frustrante.

  • Junior-CPE

    Pessoal, faianças fora deste negócio de mercado livre.
    O Bom Negócio esta ai pra isso mesmo: substituir estes gaiatos que acham que somos otarios.
    depois de vender alguns produtos pelo Bom Negócio, nem entrou mais em Mercado Livre. Ali só tem malandro, desde os que controlam o site, aos vendedores e compradores…

  • Junior-CPE

    Mercado Livre nu cá mais.
    Depois que conheci o Bom Negócio, nem entrou mais.
    As vezes, procurando algum produto, pergunto ao vendedor se ele vende o mesmo produto eem outro site.
    Se nao, prefiro nem continuar a negociação.
    Desistiu de dar dinheiro a quem nao pensa, nem na segurança do vendedor, nem na do cliente…

  • Leonardo Cardoso

    Assino embaixo. Migrando para o TodaOferta…

  • Jacirene Figueiredo

    Meu cadastro esta temporariamente bloqueado desde o dia 17 fevereiro.

    Ajude uma MÃE SOLTEIRA, trabalho apenas com vendas e não posso comprar e nem VENDER! Me ligue agora, regularize minha situação.

    Minha agonia se arrasta hà 21 dias.

    Não desista de mim! Ligue denovo 21 3333-4963 ou 21 8090-3590 ou 21 7611-5967

    Estou ao lado do telefone e já atualizei os dados!

    Me ajude, me encontro com dívidas até o pescoço.

  • Jacirene Figueiredo

    Olá Jacirene, boa tarde.
    O seu cadastro está restrito para confirmação adicional. Desta forma, as movimentação estão temporariamente bloqueadas.

    Pedimos que fique tranquilo, pois iremos ajudar da melhor forma possível. Peço que aguarde o contato do nosso departamento responsável, para confirmar as informações necessárias.

    Orientamos que verifique os dados de seu cadastro e havendo divergências peço que os atualize, acessando:

    http://www.mercadolivre.com.br > Meu Cadastro > Outras ações > Meus dados.

    Também sugiro que fique atento à nossa ligação.

    Dayana Nascimento
    Representante de Comunicação
    Departamento de Atenção ao Cliente
    Mercadopago.com

  • Jacirene Figueiredo

    Como resolver? Alguém me ajuda? Alguém tem uma saída?

    Alguém conhece alguém importante que possa me ajudar?

    Tenho 80 protocolos e até agora nada!

    Tenho dinheiro preço pelo MERCADOPAGO e só me respondem, AGUARDE!

    Estou desesperada há 21 dias.

  • Jacirene Figueiredo

    Eduardo Robles ou José Antônio, pode me ajudar?

    Vou conseguir em nome de JESUS!

  • Jacirene, estou no mesmo barco que você. A atendente que está acompanhando meu caso enrolou mais do que ajudou…

  • Lucas

    Sou vendedor há 8 anos no ML e o maior problema que encontro são as ofertas de compradores falsos. Tenho a impressão de ser a mesma pessoa que foi negativada e agora me persegue, sempre finalizando meus anúncios e nunca respondendo meus e-mails. Como qualquer pessoa pode criar múltiplos cadastros sem ter que comprovar sua identidades, bastando apenas usar um computador diferente por cadastro (o ML identifica o endereço IP, mas é só ir a uma lan house), ficamos a mercê de pessoas mal-intencionadas. O pior é que eles não devolvem o dinheiro do anúncio (geralmente R$1,00 por anúncio prata, para pagar 6,5% ao invés de 9,99%). É uma grande empresa que não sabe investir seu lucro em segurança para os usuários. Eu pergunto: até quando?

  • Rogério

    Ontem, 23/03/2012, tive um problema idêntico ao seu , o comprador interessado no meu produto fez o cadastro ontem mesmo com dados falsos, telefone que não existe, não responde e-mail por sinal da bol.com.br, e já contactei o mercado livre dessa situação e eles responderam que irão verificar. O pior é que se eu negativar esse FDP estelionatário corro o risco de ser negativado também. E pelo que foi relatado aqui, parece que o Mercado Livre não devolve o valor do anúncio, mas quando você coloca que a venda não foi concretizada, negativa o falso comprador e dá o motivo disso ter ocorrido, o produto não volta a ser oferecido no mesmo anúncio ?

  • MercadoLivreeumapiada
  • mariana

    eu levei um golpe essa semana! recebi um email falso dizendo que o comprador ja tinha feiro o pagamento e que o porduto poderia ser enviado.eu, com nenhuma experiencia no ml , enviei o produto, e depois percebi que era um golpe, pois nao havia dinheiro nenhum.Agora vou lutar, mesmo que nao consiga nada de volta! liguei para o correio e consegui o nome da pessoa q recebeu o produto em casa. agora irei na policia, e esperar a justiça ser feita!

  • HENRIQUE

    EU FUI BLOQUEADO NO MERCADOLIVRE SIMPLESMENTE PQ IA PAGAR MINHA FATURA PELO MERCADOPAGO E EU TENHO CONTA NO ML À 5 ANOS E TAVA PRESENTINDO QUE O MERCADOPAGO IA ME BANIR E PEGAR MEUS 350,00 QUE ESTAVA NO MERCADOPAGO POIS ELES NEM DEIXAVAM EU SACAR .AÍ DEVOLVIA GRANA PARA TODOS OS COMPRADORES E TOMEI PREJÚ MAS PELOMENOS A GRANA FOI PARA OS COMPRADORES NÃO PARA O MERCADOLIVRE KKKK.

    AGORA ESTOU USANDO SOMENTE O BOMNEGÓCIO.COM UMA MARAVILHA DE SITE SÓ FALTA OS VENDEDORES DO MERCADOLIVRE COMEÇAR A TRABALHAR LÁ POIS ELES ACEITAM PAGSEGURO QUE NA MINHA OPINIÃO É MUITO MELHOR QUE O MERCADOPAGO COMEÇANDO PELO TELEFONE DE ATENDIMENTO QUE O PAGSEGURO TEM E O MERCADOPAGO NÃO TEM!!!

  • Jorge Aguiar

    o meu caso é bem parecido, sempre recebi alguns lances de usuários fantasmas, mas era esporádico e estava convivendo com isso, era mais barato pagar algumas tarifas de anuncio que pagar 10% de comissão em tudo, o problema é que de uns 15 dias para cá estou sendo perseguido por uma pessoa, já identifiquei 12 usuários cadastrados pelo mesmo salafrário, nomes de usuários parecidos ou e-mail igual mudando apenas numeros no final, o problema é mais sério porque alem de comprar ele está me qualificando positivo e ainda me elogiando, dai como qualifico negativo o mercado livre está querendo ferrar o meu cadastro por incoerência nas qualificações, a cada compra nova eu faço uma denuncia do usuário, o mercado livre fica de responder em dois dias mas até agora nada, e ainda baixaram minha reputação pro vermelho e estão ameaçando bloquear meu cadastro se eu não revisar as minhas qualificações, ou seja, estão querendo punir um vendedor honesto com quase 200 pontos em favor de um idiota com vário cadastros todos apenas com pontos negativos, uma verdadeira palhaçada, estou documentando tudo que faço, se não conseguir resposta até amanhã vou abrir uma ação na justiça