iTunes Rental – Testei e gostei

Para os mais apressados, o título do post diz tudo. 😀 Para os outros sugiro a leitura.

Quando saiu o Netflix aqui no Brasil, fiquei animado com o serviço, mas me bastou um dia usando para cancelar a conta. O motivo é simples: Só tem filme de sessão da tarde no Netflix. Filmes velhos, filmes ruins, poucos títulos… Em resumo, não gostei nada. Desde então estava procurando um serviço semelhante que funcionasse.

Ontem, pela primeira vez, resolvi alugar um filme no iTunes para assistir aqui em casa com o notebook ligado à TV. Não é perfeito, mas gostei da experiência. (No fim do post falo da ligação do notebook com a TV)

Em primeiro lugar, a seleção de filmes do iTunes é bem maior e mais variada, além de trazer vários títulos recentes. Além disso, ao contrário do Netflix, caso você tenha uma conta na iTunes Store dos EUA, é possível alugar os filmes que ainda não estão disponíveis na loja brasileira. O único porém disso é ter que assistir sem legendas ou com legendas em inglês. Se você sabe inglês, a seleção de filmes na iTunes store norte-americana é bem maior do que a brasileira.

Um ponto ruim da iTunes Store é que alguns filmes não estão disponíveis para aluguel (outros não estão para compra). Essa, pelo que andei vendo nos comentários, é a maior reclamação dos usuários.

Outro ponto negativo é ter que baixar o filme inteiro antes de poder exibi-lo. Neste ponto o Netflix ganha, já que ele permite que o vídeo seja exibido sem precisar fazer o download inteiro. Por outro lado, o iTunes permite que se assista aos vídeos desconectado. Você pode alugar vários vídeos entrar num avião e assistir sem estar conectado à Internet. Apesar de haver alguns posts dizendo que isso não é possível, eles são antigos. Acabei de desligar a rede do notebook e mandei tocar o vídeo que aluguei ontem e funcionou perfeitamente.

Quando fazemos o aluguel de um filme no iTunes, é preciso baixá-lo, como foi dito acima. Depois disso, você tem até 30 dias para começar a assistir. Assim que se aperta o play, você tem 24 horas para poder ver o filme. Uma coisa que li em um post é que se você começar a assistir, der pause e voltar a assistir quase na hora de terminar o prazo de 24h, ele avisa que o filme vai demorar mais do que o prazo, mas te deixa terminar de assistir. Não fiz esse teste.

Um último detalhe é que os vídeos alugados ficam numa seção separada dos vídeos comprados, conforme a imagem abaixo.

Por último, algumas pessoas já me perguntaram como ligar o computador na TV. Existem várias maneiras. Muitas TVs hoje em dia têm entrada VGA e HDMI.

  1. Se seu computador tem porta HDMI é preferível ligar direto no HDMI da TV. Neste caso um cabo só levará audio e vídeo.
  2. Se ele não tem HDMI, mas tem mini Displayport (Macbooks novos e alguns notebooks HP, Dell e Lenovo) existe um adaptador mini Displayport<->HDMI. Neste caso também basta um cabo para audio e vídeo.
  3. Se ele tem DVI ou miniDVI, você vai precisar de um adaptador para HDMI (vídeo) e um cabo para o som.
  4. Se só tem VGA você pode ligá-lo direto via VGA e ligar o som com um cabo à parte.

No site Deal Extreme é possível encontrar qualquer cabo ou adaptador citado acima.

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros

    Baixar ? 24h pra assistir ? Francamente, Javsmo, isto é ultrapassado. O modelo Netflix (e similares) é bem mais interessante ao te dar a liberdade de acesso via streaming de computador, smartphones e, melhor, dos vídeos games. O repertório dele precisa melhorar, isto eu concordo. No entanto, para crianças já é bem razoável.

    Tem coisa boa da Apple, mas esta ideia aí precisa evoluir ainda, na minha opinião. E com certeza vai, conhecendo a Appli.

  • Marcelo Barros

    opa, appli => apple !

  • Enquanto eu não tiver filhos e o repertório do Netflix não passar de filmes da sessão da tarde eu ainda prefiro o iTunes.

    Aliás, para chegar ao nível de sessão da Tarde precisam colocar “Um convidado bem trapalhão” na lista de filmes disponíveis no Netflix. 😀

    Sobre assistir no videogame, não posso mesmo, mas posso no iPhone, no iPod Touch, no iPad, no PC também e no Mac. Para mim é o que basta.

    O único senão é o fato do streaming, mas acabei de reparar que depois de um certo X de bytes baixados você já pode dar play e começar a assistir. E o fato de poder assistir num vôo me agrada mais do que ter que estar conectado para assistir.

  • Werner

    Tenta usar o netflix com o unblockus. Assim vc acessa a conta da netflix americana…

  • Marcelo Barros

    @javsmo
    Pelo visto, os casos de uso não são os mesmos.
    Mas, mesmo assim, o modelo Netflix é mais moderno e não depende de iNada.
    Fica a questão repertório, que precisa melhorar, e o ponto que você não comentou (mas deveria tê-lo feito): a porcaria da banda larga brasileira e do 3G brasileiro. Isto sim é o impedimento para a evolução do serviço Netflix.

    PS: tá andando muito de avião, nhein ? 🙂

  • Rafael Donnici

    Zé, estou usando o netflix também direto na minha TV e no meu netbook. O repertório brasileiro é mais limitado, mas dá para assistir a séries que não chegam aqui/não saem em DVD/ou que você não tenha saco ou tempo de assistir nos horários normais de programação. Tem muito filme também que queria assistir e ainda não tinha havido tempo. Mas a dica boa é usar um cliente VPN e assistir ao repertório do Netflix USA, aí melhora bem.

    []s