Situação das Telecomunicações no Brasil – Parte 1 de Infinito

Já não é a primeira nem segunda vez que comentamos da situação dramática em que se encontram as telecomunicações no Brasil. São já quase 10 anos de destruição do sistema de telecomunicações brasileiro e nesta série vamos mostrar os danos que este tipo de atraso causam.

Desde ontem a noite, a empresa em que trabalho está com o sistema de fibra ótica provido pela Telefonica inoperante. Hoje o dia inteiro ficou desligado após prometerem resolver o problema até as 14:00 e depois até as 15:31. Agora a previsão é resolver até amanhã às 14:00. Considerando que temos uma conexão de fibra ótica com 30 mbps de download e 5 mbps de upload e que a empresa é de tecnologia não é difícil entender que esta situação é inaceitável.

Pior que isso é o desgaste com call centers demenciados que a título de consolo dizem: “não se preocupe senhor que a Telefonica não irá cobrar este dia que ficou parado“. Ou então: “o senhor precisa entender que o problema não é na sua fibra, é na central“.

A culpa é da Telefonica? Ela deve ser processada por nós pedindo reparação de danos e lucro cessante? Sim, é a resposta para ambas as questões. A culpa é da Telefonica e ela será processada por nós (se a justiça no Brasil funcionasse …) no entanto é preciso notar que há outros responsáveis que dificilmente vão sofrer algo.

E quem são estes responsáveis? Além dos óbvios que moram ou já moraram no palácio do Planalto nos últimos 10 anos, há a impotência (ou talvez fosse melhor dizer incompetencia) da Anatel. Dizer que a Anatel é fraca é algo que superestima a agência, uma breve olhada no curriculum dos cinco conselheiros faz termos vontade de sentar no meio fio e chorar.

Também é digno de nota o silêncio sepulcral da imprensa brasileira que talvez tenha já morrido e esqueceu de nos avisar.

Continuará.

Telecomica, Telefonica

Em tempo: o lucro líquido da Telefonica Brasil até o terceiro trimestre de 2011 era 28% maior que o de 2010 que por sua vez era 9% maior que 2009.

Nokia mostra as garras e quer voltar a dominar os Smartphones

Em poucos meses a Nokia já se tornou a maior distribuidora de Windows Phone, que diga-se de passagem é um belo sistema operacional.

Com seu sistema de Mapas a Nokia dá uma importante contribuição ao ecosistema da Microsoft (que salvou a Nokia de afundar) e se coloca numa posição de ser uma das três forças em termos Smartphone (junto com a Apple e o Google).

Hoje a Nokia lançou mais um Windows Phone, desta vez voltado ao público jovem e com uma proposta de custo mais acessível. O Lumia 610 vai manter as regras de hardware da Microsoft, afinal de contas a péssima experiência dos Androids com fragmentação de hardware e software mostrou que não se deve por um sistema moderno num hardware porco. A única concessão que foi feita é a ausência da câmera frontal.

As principais especificações do Lumia 610 são:

  • Internal memory: 8 GB
  • RAM: 256 MB
  • Skydrive storage available
  • Screen size: 3.7” LCD display
  • Resolution: WVGA 800 x 480 pixels
  • HSDPA CAT 7, 7.2 Mbps; HSUPA CAT 6, 5.76 Mbps
  • WLAN IEEE802.11 b/g/n
  • USB 2.0 high-speed through micro USB connector
  • Bluetooth wireless technology 2.1 + EDR
  • Nokia 3.5 mm AHJ connector + Windows Phone controls
  • WCDMA 850/900/1900/2100
  • GSM 850/900/1800/1900
  • Windows Phone 7.5 Mango
  • Nokia Maps (pre-installed)
  • Nokia Drive
  • Office Applications (Excel, Word, Powerpoint, One Note)
  • Internet Explorer 9 with desktop rendering
  • 5 MP camera; Auto Focus,LED flash,VGA@30fps,Dedicated camera key; Auto Focus; Face detection & Red eye reduction; Anti-shake; GeoTagging
  • Modes: Panorama, Scenes, Image effects
  • 28 mm wide angle; Large aperture/low F2.2
  • Video Camera: 720p
  • XBOX Live Hub

Parece que vão indo em bom caminho. Espero que a Nokia volte a ser o que era e não o espectro que vimos não faz muito.

 

O Mercado Livre acabou! Para mim.

Sou usuário do Mercado Livre há 12 anos. Eu era usuário de um site de leilões que foi comprado em 2000 pelo Mercado Livre. Há vários meses não consigo vender nada por lá por um simples motivo. Eles não têm mais controle nenhum sobre a veracidade dos dados de contato dos usuários.

Você coloca um anúncio e logo em seguida vai um gaiato com perfil falso e compra o produto. Você tenta contato com o sujeito, que nunca responde. Geralmente com e-mails do Hotmail e do Bol e telefones falsos. Dois dias depois você qualifica negativamente o infeliz e depois de N dias eles devolvem só o valor da comissão. NÃO DEVOLVEM O VALOR DO ANÚNCIO!

Além de ficarem com o dinheiro do anúncio, você perde a venda. Nas últimas três vendas que tentei no Mercado Livre, estava quase para fechar com uma pessoa que estava ativamente perguntando, e outro safado foi lá e fechou a compra com dados falsos.

E acho até que não adianta tentar contato com o Mercado Livre. Eles fazem de tudo para você não falar com eles. Até chegar no formulário de contato, você tem que percorrer um longo caminho de FAQs e perguntas. Aí você preenche o formulário, depois de passar por várias etapas e ele dá erro e não manda a mensagem. Aí você insiste, repete tudo de novo e dá o mesmo erro. Aí você tenta com uma mensagem idiota de 3 ou 4 palavras e o formulário funciona.

Vamos ver se respondem o e-mail. Estou aguardando um retorno deles, mas tenho minhas dúvidas se vão me responder. E se responderem, tenho mais dúvidas ainda se vão devolver os valores gastos em anúncios perdidos por falta de controle deles.

É uma pena um site do porte do Mercado Livre ficar entregue a gangues de usuários falsos que saem comprando seus produtos e atrapalhando suas vendas.

Nokia Windows Phone na Home de produtos do site BR da Nokia

Deve estar muito próximo o lançamento do Lumia 710 e Lumia 800 no Brasil.

Como você pode conferir no screenshot abaixo o lançamento ou já foi e não contaram ou será imediatamente depois do carnaval

 

O site da Microsoft Brasil também indica que está iminente o lançamento

[Breaking News] – Apple lança o OSX 10.8 – Mountain Lion

A Apple acaba de anunciar o lançamento de um novo sistema operacional o OSX 10.8 chamado de Mountain Lion. Este sistema trará como principais mudanças o aprofundamento da integração e comunalidade entre OSX e iOS.

Deve estar disponível para os desenvolvedores hoje e para o público geral em Agosto.

Continua a tradição de nomear os sistemas com nomes de grandes felinos

  • 10.0 Cheetah – Acinonyx jubatus
  • 10.1 Puma – Aqui não acertaram a espécie, mas sim o gênero
  • 10.2 Jaguar – Panthera onca
  • 10.3 Panther – Aqui não acertaram a espécie, mas sim o gênero
  • 10.4 Tiger – Panthera tigris
  • 10.5 Leopard – Panthera pardus
  • 10.6 Snow Leopard – Uncia uncia
  • 10.7 Lion – Panthera leo
  • 10.8 Mountain Lion – Puma concolor
Se bem que leão da montanha lembra:

iTunes Rental – Testei e gostei

Para os mais apressados, o título do post diz tudo. 😀 Para os outros sugiro a leitura.

Quando saiu o Netflix aqui no Brasil, fiquei animado com o serviço, mas me bastou um dia usando para cancelar a conta. O motivo é simples: Só tem filme de sessão da tarde no Netflix. Filmes velhos, filmes ruins, poucos títulos… Em resumo, não gostei nada. Desde então estava procurando um serviço semelhante que funcionasse.

Ontem, pela primeira vez, resolvi alugar um filme no iTunes para assistir aqui em casa com o notebook ligado à TV. Não é perfeito, mas gostei da experiência. (No fim do post falo da ligação do notebook com a TV)

Em primeiro lugar, a seleção de filmes do iTunes é bem maior e mais variada, além de trazer vários títulos recentes. Além disso, ao contrário do Netflix, caso você tenha uma conta na iTunes Store dos EUA, é possível alugar os filmes que ainda não estão disponíveis na loja brasileira. O único porém disso é ter que assistir sem legendas ou com legendas em inglês. Se você sabe inglês, a seleção de filmes na iTunes store norte-americana é bem maior do que a brasileira.

Um ponto ruim da iTunes Store é que alguns filmes não estão disponíveis para aluguel (outros não estão para compra). Essa, pelo que andei vendo nos comentários, é a maior reclamação dos usuários.

Outro ponto negativo é ter que baixar o filme inteiro antes de poder exibi-lo. Neste ponto o Netflix ganha, já que ele permite que o vídeo seja exibido sem precisar fazer o download inteiro. Por outro lado, o iTunes permite que se assista aos vídeos desconectado. Você pode alugar vários vídeos entrar num avião e assistir sem estar conectado à Internet. Apesar de haver alguns posts dizendo que isso não é possível, eles são antigos. Acabei de desligar a rede do notebook e mandei tocar o vídeo que aluguei ontem e funcionou perfeitamente.

Quando fazemos o aluguel de um filme no iTunes, é preciso baixá-lo, como foi dito acima. Depois disso, você tem até 30 dias para começar a assistir. Assim que se aperta o play, você tem 24 horas para poder ver o filme. Uma coisa que li em um post é que se você começar a assistir, der pause e voltar a assistir quase na hora de terminar o prazo de 24h, ele avisa que o filme vai demorar mais do que o prazo, mas te deixa terminar de assistir. Não fiz esse teste.

Um último detalhe é que os vídeos alugados ficam numa seção separada dos vídeos comprados, conforme a imagem abaixo.

Por último, algumas pessoas já me perguntaram como ligar o computador na TV. Existem várias maneiras. Muitas TVs hoje em dia têm entrada VGA e HDMI.

  1. Se seu computador tem porta HDMI é preferível ligar direto no HDMI da TV. Neste caso um cabo só levará audio e vídeo.
  2. Se ele não tem HDMI, mas tem mini Displayport (Macbooks novos e alguns notebooks HP, Dell e Lenovo) existe um adaptador mini Displayport<->HDMI. Neste caso também basta um cabo para audio e vídeo.
  3. Se ele tem DVI ou miniDVI, você vai precisar de um adaptador para HDMI (vídeo) e um cabo para o som.
  4. Se só tem VGA você pode ligá-lo direto via VGA e ligar o som com um cabo à parte.

No site Deal Extreme é possível encontrar qualquer cabo ou adaptador citado acima.

Windows Phone: o caçador de Androids

Que o Android é ruim de dar dó, isto já falamos aqui. Tanto o desenvolvedor, como o usuário sofrem com a fragmentação e a plataforma de desenvolvimento. Depois tem o problema do suporte. O sujeito compra um Xing-ling por 199 pilas e quer que você diga a ele porque seu app não roda lá.

Então porque alguém compra um Android? Este analista vê duas razões: não gosta do iPhone ou não tem condições financeiras de comprar um iPhone agora.

Mas esta semana, este analista recebeu de seu patrão um Samsung Omnia W com Windows Phone 7.5 e viu que há esperança para quem não quer ou não pode ter um iPhone.

A interface do Windows Phone, como outros já falaram neste blog, usa uma metáfora revolucionária, bastante ágil e bonita. É bem diferente do iOS e ousaria dizer que em vários pontos é superior ao iOS. Além disso, pelo fato de a Microsoft colocar o sarrafo bem alto em termos de requisito de hardware o usuários já sabe o mínimo que pode esperar da plataforma.

Os desenvolvedores que conheço tem elogiado muito o Visual Studio 10 e o 11 que é o atual beta. Para muitos, mesmo o XCode da Apple leva um banho da plataforma Microsoft.

Se você estiver pensando em comprar um celular smartphone por um preço acessível e que seja bom dê uma chance ao Windows Phone! E tem mais, quando a Nokia entrar com o Lumia no Brasil eu prevejo que os Androids sairão “com o rabo entre as pernas”.

Poupatempo um bom exemplo de e-Governo

Chegou o momento de renovar a carteira de motorista e comecei a imaginar que seria um sofrimento. Lembrei dos inúmeros formulários que tive que preencher para o Detran-RJ, das pegadinhas dos avaliadores para tentar eliminar o candidato e faturar uma graninha (me ajuda que eu te ajudo). Depois lembrei das renovações e interminaveis formulários, despachantes, etc.

Qual não foi minha surpresa que o processo de renovação demorou menos de 30 minutos com tudo “powered by” tecnologia e competência. Seguindo um modelo de pipeline, o sistema funciona muito bem.

  • Passo 1: Cadastrar seu pedido no site e-CNHSP – Tempo 3 minutos com o autocompletion do browser.
  • Passo 2: Agendar um horário no site acima citado. – Tempo 10 segundos
  • Passo 3: No Poupatempo da Sé conferir os documentos (Cópia da carteira antiga e comprovante de endereço) – Tempo 4 minutos
  • Passo 4: No própio Poupatempo ser fotografado, colocar os dez dedos num scanner de impressoes digitais e assinar num tipo de tablet. – Tempo 5 minutos
  • Passo 5: Ainda no Poupatempo passar pelo exame médico com checagem de vista, medição de força na mão (acho que bati o record 🙂 ) e medição da pressão arterial. – Tempo: 10 minutos
  • Passo 6: Ainda no Poupatempo, pagar a taxa de R$ 93,00 que inclui todo processo acima. Não tem dinheiro? Não se preocupe. Tem caixa eletrônico de todos os bancos lá. – Tempo: 3 minutos
  • Passo 7: Pegar o protocolo para retirar a carteira em 24 horas ou pedir que ela seja enviada por Sedex (R$ 11,00) – Tempo: 1 minuto.

Tempo de espera: 0 minutos.

Parabéns ao governo do Estado de São Paulo pelo excelente serviço. Pena que nem todo o Brasil tenha esta sorte …

Poupatempo Sé - São Paulo - SP

 

Notícias são como salsichas, melhor não saber como são feitas. G1 #Fail

Esta é do barulho. Vamos mostrar como se faz uma notícia sensacionalista que é a mais lida do portal G1.

Veja a imagem das mais lidas abaixo.

Agora vejam o post mais lido. Notem a data e a fonte de onde ele tirou. Aproveite e veja quantos curtiram ou retuitaram.

Agora vejam a fonte e notem a data

Conclusão: Além de repercutir um estudo tosco do ponto de vista científico e metodológico, a matéria do G1 chegou com mais de 2 anos de atraso!!! Isto mesmo, estamos lendo aqui em Banânia matérias que saíram na terra da rainha em 2009!

Acho melhor ver isto:

60 anos no trono .... Sem trocadilhos please 🙂

Computação é a mais masculina das profissões

As senhoras que leem este blog, por favor, não se chateiem. Não é nada pessoal, mas sim uma constatação e uma questão.

Existem pilotas de avião, jogadoras de futebol, engenheiras civis e até urologistas. No entanto é raro, muito raro encontrar uma programadora.

Já tinha pensado nisso, mas nunca tinha chegado a uma explicação. Não tenho também uma estimativa estatística sobre o assunto, mas o fato é que a profissão onde tenho visto menos mulheres é a computação.

Na faculdade conheci uma programadora boa, que até onde sei continua exercendo a profissão com competência. Depois nunca mais vi uma programadora competente e que gostasse de computação.

Será que os interesses profissionais de homens e mulheres são tão distintos que as mulheres não se interessam por algoritmos, ponteiros, classes, métodos? Será que é o ambiente ogro dos desenvolvedores? Será uma questão cultural.

Você leitor, e sobretudo você leitora, dê uma luz para nós nos comentários.

Francis Allen da IBM trabalhou e trabalha com otimização para compiladores
Francis Allen da IBM trabalhou e trabalha com otimização para compiladores
Jeri Ellsworth fabrica máquinas de Pinball
Jeri Ellsworth fabrica máquinas de Pinball