Abelhas Estressadas para Android

Depois do sucesso do jogo no iPhone, os desenvolvedores do “Abelhas Estressadas” resolveram lançar também uma versão para o Android.

O jogo é totalmente gratuito no Android (com propagandas). Se você estava com inveja dos donos de iPhone por não poder jogar o Abelhas Estressadas, não fique mais, baixe aqui na Android Market.

Se você ainda não conhece o jogo, veja o vídeo abaixo e instale no seu celular, seja ele um iPhone ou um Android. Ah, funciona perfeitamente no iPad também!

Bitcoin

No domingo passado, nos EUA, a série americana The Good Wife teve um episódio que se chamava Bitcoin for Dummies. Não que eu veja novela americana, mas estava passando na sala e minha irmã estava vendo (eita desculpa esfarrapada) e fiquei interessado por este assunto. O episódio é uma discussão jurídica se o Bitcoin é ou não uma moeda e quem inventou o Bitcoin.

The Good Wife - Bitcoin for Dummies - O que é bitcoin?

Se você não sabe ainda o que é um Bitcoin, não se assuste, eu vou tentar explicar e depois passo um vídeo que ilustra como funciona.

A idéia do criador do Bitcoin (BTC), que, aliás, ninguém sabe quem é ao certo, era criar uma moeda, ou mais que isso, uma forma de transação na internet que tivesse as mesmas características do papel moeda, mas sem as desvantagens do papel moeda. Para isso, o BTC teria que respeitar as seguintes propriedades: permitir operações irreversíveis – quando você dá dinheiro a alguém em troca de um bem ou serviço, não tem como pegar o dinheiro de volta, sem ser com roubo ou por vontade do recipiente; além disso, o custo de transferir dinheiro de uma pessoa para outra é praticamente desprezível; o dinheiro gasto com algo não pode voltar a ser gasto com outra coisa. E as transações com dinheiro podem ser anônimas (que o digam os mensaleiros).

Com cartão de crédito pela internet é possível evitar o que se chama de “double spending” que seria gastar duas vezes o mesmo dinheiro, já que a operadora do Cartão garante isto. No entanto, não é possível evitar que a operação seja revertida (sim, em alguns casos o cliente pode estornar uma operação, abusando da boa fé do sistema) e o custo por transação é alto, já que uma entidade precisa supervisionar toda a relação de confiança (VISA, Amex, MasterCard).

Com o BTC, você tem uma carteira virtual de moedas que, ao utilizar para efetuar uma compra, você usa uma criptografia forte passa passar a propriedade desta moeda para a pessoa recipiente e faz isto de forma que toda a rede Bitcoin saiba que você fez a operação. Além disso, a rede Bitcoin é composta de inúmeros computadores que executam tarefas computacionais complexas para validar as transações na rede.

Quanto mais computadores na rede, mais seguro é o processo. E, neste momento, você pode se perguntar: que faz alguma pessoa deixar seu computador calculando para garantir a segurança da rede Bitcoin? A resposta é simples: os computadores que ficam calculando estão mineirando BTC. A cada x quantidade de tarefas que eles executam eles tem uma probabilidade p de ganhar um Bitcoin. Desta forma há um interesse econômico de deixar computadores rodando para garantir a segurança do sistema.

E custa algo tranferir de uma pessoa para outra? Sim, custa 0.0005 BTC e isto mantém o sistema em funcionamento.

Além disso, é possível trocar diversas moedas em BTC e vice versa. Quem sabe o Bitcoin ou algum sistema similar não substitui os cartões de crédito algum dia?

Quem quiser ler o artigo original do autor anônimo sobre o assunto pode ver aqui.

 

A rotina diária de um programador de 4 horas

Todo mundo conhece a rotina, chegar ao trabalho às 9 da manhã, sentar na frente do computador, escrever código durante todo o dia, e ir para casa às 5. Agora, graças a sujeitos como Tim Ferris eu comecei a repensar como eu trabalho e que me faz produtivo como um desenvolvedor de software.

Recentemente, eu fiz algumas mudanças grandes na minha semana. Durante muito tempo, eu fiz as coisas exatamente como todos os outros programadores que eu conheço. Mas durante o segundo semestre de 2011, eu comecei a experimentar para ver que tipo de organização diária faz com que seja mais produtivo. Este ainda é um modelo em andamento, e eu não sou caxias – Eu posso levantar 20 minutos mais cedo ou mais tarde, por exemplo – mas aqui está a minha agenda atual:

04h30 -07h00: Meditação, Escrever, Revisão das Metas e Café da manhã em Família

Levantar às 4h30 na verdade não é tão difícil. Todo mundo é um pouco diferente, mas o corpo geralmente precisa de algo entre 7 a 9 horas de sono. A maneira de saber se você está tendo a quantidade suficiente é acordar sem despertador. Basta ir para a cama cedo o bastante que você pode acordar às 4h30 também.

Imediatamente após me levantar, eu bebo meio litro de água, não de café! Eu deixei de tomar café por um bom tempo, e eu não perdi nada com isso. Na verdade, me sinto melhor sem ele. Então eu tomo um banho para começar bem o dia.

Medito por 30 minutos todas as manhãs. É melhor meditar um pouco antes ou durante o nascer do sol. Não vou explicar por que a meditação é boa para você, há muita pesquisa na Internet. Se você quer um bom livro sobre meditação, eu recomendo Meditation for Dummies. Apesar do título, é um dos melhores livros que já li sobre o assunto.

Depois disso, eu gasto 30-45 minutos escrevendo conteúdo para o meu blog. Eu tento escrever entre 500 e 800 palavras. Eu descobri que eu posso render bastante nisso se eu fizer essa tarefa logo após a meditação. Além disso, o cérebro funciona durante toda a noite enquanto dormimos, por isso o melhor é fazer um dump do cérebro antes de passar para outras tarefas mentais. Uma dica sobre a escrita: use esse tempo para um primeiro rascunho. Não tente fazer a edição, pesquisa, etc deixa isto para mais tarde.

Então é a hora de checar as pendências. Eu verifico meus e-mails, Twitter, LinkedIn, etc, e me atribuo tarefas. Falando de tarefas, eu sigo o método GTD e oriento a minha vida em torno do software OmniFocus. Eu rodo isso no meu iPad, iPhone e MacBook Air (ok, então eu sou um fã da Apple). Concordo que o OmniFocus é um pouco caro para um software de gerenciamento de listas, mas como toda a minha vida gira em torno dele, vale a pena o preço. Eu percorro a minha lista e comparo com os meus objetivos – tudo, desde os pequenos objetivos para hoje até as metas de longo prazo. Cada item da lista deve relacionar-se a uma meta. Se isso não acontecer, eu removo.

Café da manhã se aproxima. Existem várias escolas de pensamento sobre quando você deve tomar café da manhã e o que você deve comer. Eu tentei muitas coisas diferentes. Acho que algo rico em fibras com baixo carbohidrato e alta proteína funciona melhor para mim. Já tentou comer aveia com manteiga de amendoim? Perfeito para mim! Eu também gostaria de incluir frutas e chá. Além disso, tentamos tomar café da manhã como uma família. Às vezes nós conseguimos que isto funcione, e às vezes não. Meu objetivo é fazer com que consigamos 100% este ano.

07:00-11:00: 4 horas de programação

Este é o tempo que eu uso para programar. 4 horas por dia pode parecer ridiculamente pouco, mas eu descobri que eu posso obter muito mais linhas de programação de boa qualidade nestas quatro horas do que a maioria das pessoas pode fazer em uma semana. Algumas pesquisas mostram que pessoas que têm uma agenda consistente produzem melhor do que pessoas com um horário de trabalho aleatória. Para mim, é 7-11 da manhã, todos os dias. Tudo o que faço durante este tempo é programação, nada mais. Existem algumas regras básicas:

Primeiro, desligue todas as comunicações – telefone, email, chat. Você não deve ter distrações. Você pode dar há algumas pessoas uma maneira de encontrá-lo se algo é realmente urgente. As pessoas que podem ter uma razão para me contactar em caso de emergência sabem como fazê-lo, e eu ainda não vi ninguém usá-lo. Eu treinei minha esposa, que costumava querer respostas imediatas a cada pergunta, a respeitar este bloco de quatro horas. Você também deve focar em um único projeto. Não tente trabalhar em 5 de coisas diferentes.

Segundo, não faça qualquer pausa: seja e-mail, navegar na net ou algo parecido. Eis o porquê: Em uma hora, eu posso conseguir um número x de funções desenvolvidas. Descobri que se eu trabalhar durante quatro horas contínuas, posso entregar não apenas quatro vezes, mas 8 a 16 vezes a quantidade de trabalho que faço em uma hora. Você vai experimentar isso quando você ficar 100% focado em um objetivo e não pensar em mais nada. Isto é o que chamamos de estado de fluxo mental. Eu pretendo escrever mais sobre o estado de fluxo mental no futuro.

Então porque não aplicar o mesmo princípio a um dia de trabalho de 8 horas? Porque há limites para a produtividade humana. O cérebro é como um músculo. Você pode correr em uma esteira durante oito horas? Como os nossos músculos, o cérebro precisa de descanso de tempos em tempos. O limite é um pouco diferente para cada indivíduo. Por tentativa e erro eu descobri que 4 horas é o meu máximo.

Também vale ressaltar que eu não ponho um alarme para parar as 11:00. Eu terminar o trabalho quando sinto meu cérebro cansado e minha produtividade diminuindo. Alguns dias eu trabalho três horas e em outros eu trabalho 5 horas; 4 é a média.

Eu trabalho de casa para evitar perturbações. Se você é está em um ambiente de escritório, veja se seu chefe permite que você trabalhe de casa durante o seu horário mais produtivo. O deslocamento diário para o escritório pode desfazer os benefícios da yoga e da meditação. Depois de dirigir no trânsito e escutar todo o ruído do escritório, seu cérebro pode estar tão estressado que os benefícios da meditação desaparecem. Você provavelmente vai ser mais produtivo trabalhando de casa.

11:00-13:00: Academia, Almoço e Compras

Eu vou a academia todos os dias. Há bons livros que mostram como a ciência prova que o exercício diário é bom para o cérebro. Mas não recomendo fazer seus exercícios todos os dias no mesmo lugar. Eu faço yoga três dias por semana numa academia, spinning dois dias em outra e musculação 2 dias numa terceira academia, onde eu tenho um treinador. Ter algum alguém para me empurrar é a melhor motivação e para isso um treinador ajuda muito.

Eu adoro academias por causa dos serviços extra. Você pode pegar 5 toalhas sem a sua esposa reclamar. Você pode tomar um banho de 30 minutos sem ninguém esperando lá fora e gritando “Já acabou?” … O que acontece muito na minha casa.

Eu também faço compras de mantimentos todos os dia, numa loja que fica a pouca distância da minha casa. Por que comprar todos os dias? Em muitos países, especialmente na Ásia, as pessoas compram mantimentos todos os dias em vez de comprar para duas semanas e estocar no freezer e na geladeira. Desta forma, você compra apenas o que você precisa e reduz o desperdício. Quantas vezes você encontrou alguma coisa não identificável ​​no fundo da geladeira e não tinha a mínima idéia de quanto tempo aquilo estava ali? Eu costumo almoçar fora sempre. Num bar de saladas agradável. Ou então, como eu amo comida japonesa, eu, às vezes, compro alguns sushi ou uma caixa de “bentô”.

13:00-18:00: Aprendizado e Tempo para conversar

Eu tento agrupar meus compromissos para que eu não tenha que dirigir para o trabalho todos os dias. Normalmente, isto envolve reuniões, entrevistar candidatos, apresentações, treinar desenvolvedores, revisões de código, etc Eu não faço qualquer desenvolvimento durante este tempo a menos que haja uma correção de bugs urgente ou incêndios para apagar.

Eu também dedico um tempo significativo para aprender. Passo muito tempo lendo coisas de outras pessoas, tudo, desde livros até código fonte em blogs relacionados à tecnologia e neurociências; tento aprender algo novo todos os dias. A melhor maneira de permanecer motivado e no caminho certo é escrever algumas linhas de notas sobre cada assunto e, em seguida, marcar as referências. Software como o EverNote é muito bom para isso.

Também dou uma olhada em outros produtos que estão no mercado, o desenvolvedor de software mais produtivo é alguém que escreve zero linhas de código para resolver um problema. Eu não quero reinventar a roda se alguém já fez o trabalho. Olhar o CodePlex, GitHub e Source Component ajuda muito nisto.

Eu aprendi uma lição com a experiência de minha esposa, durante sua residência médica. Todas as manhãs, os médicos novos passam a visita aos seus pacientes. Depois, na parte da tarde, todos eles se reúnem para discutir as complicações que encontraram e como eles resolveram problemas. No meu caso eu tento realizar uma autopsia de minhas atividades. Eu examino, onde eu fiquei empacado quando eu estava programando no período da manhã, como eu gastei tempo demais em um bug ou como eu fiz uma apresentação em Powerpoint, a pauta de uma reunião e assim por diante. Procuro aprender com meus erros e evitar repeti-los.

18:00 – 20:00: Tempo para a família

Minha esposa é médica e tem uma agenda cheia, mas nós fazemos todo o possível para passar este tempo em família. Tentamos  jantar juntos. Ajudo o meu filho com o trabalho de casa. Conversamos.

20:00 para 20:30: Reflexão

Eu não medito à noite. Em vez disso, sento e reflito sobre o dia inteiro. É incrível o quanto você aprende e melhora, se gastar 15 minutos sentado em um lugar calmo refletindo sobre o seu dia.

A seguir propor algum trabalho para o cérebro. É um fato bem conhecido que o cérebro trabalha enquanto dormimos. Então o melhor é dar-lhe algum trabalho. Eu tenho feito uma lista com tópicos que eu preciso escrever na parte da manhã. Penso neles como tags. Costumo anotá-la em vez de digitar no computador.

Algumas vezes, eu penso sobre alguma questão de programação ou problemas de algoritmos. Mais uma vez, eu escrevo ou esboço a idéia num papel. É incrível como muitas vezes eu vejo a solução na manhã seguinte! Para estas tarefas eu mantenho uma caderneta boa, sem forro, de tamanho carta. Uma folha de papel em branco branco faz com que eu seja mais criativo. Eu deito na cama entre 20:30 e 21:00. Quanto mais cedo melhor.

Essa é a minha rotina diária. Isso muda quando viajo, é claro, eu aproveito muito tempo na estrada para o trabalho. Também não mantenho esta rotina nos fins de semana. Mas pretendo escrever sobre fins de semana num post futuro.
E você? Que tipo de rotina faz com que seja mais produtivo?

Traduzido do blog JayOnSoft com autorização de Jay Janarthanan

Visite http://dilbert.com/strips/comic/2010-12-26/
Reproduzido de http://dilbert.com/strips/comic/2010-12-26/

Apple iOS Tech Talk em São Paulo: Como foi?

Nesta segunda feira, dia 09 aconteceu a primeira edição do iOS Tech Talk World Tour no Brasil. Não se trata de um evento para apresentar nada de novo, mas sim para fazer um resumo do último WWDC.

Eu estive também no evento do Google no mesmo local e posso dizer que a abordagem da Apple para este tipo de eventos é bem melhor. Além do público mais restrito, as palestras foram mais técnicas e tivemos acesso aos engenheiros da Apple. Eu pude conversar com Mark Kawano que nos deu uma palestra muito legal sobre como fazer aplicações que o usuário irá adorar. Se você está inscrito no programa de desenvolvimento da Apple (se não está pode ter uma inscrição básica grátis) poderá ver os vídeos do WWDC 2011; eu recomendo assistir a palestra dele “Designing User Interfaces for iOS and Mac OS X Apps

Grande evento. Dá vontade de ir ao WWDC 2012.

Um resumo de algumas das palestras pode ser encontrado no blog deste cara aqui.

Não coloco fotos do evento porque pediram para não fotografar. Os brasileiros não respeitaram muito isto mas eu sou um law abiding citizen!

 

 

Waze – Rede social para evitar engarrafamentos

Imagine que você pudesse saber qual caminho está menos engarrafado na hora do rush? Já é possível ter uma ideia disso com o Google Maps, mas nem sempre ele acerta.

A ideia do Waze é capturar pessoas se movimentando pelas ruas em tempo real e deixar essa informação disponível para todo mundo.

Além disso, os usuários podem reportar radares fixos e móveis, blitz, acidentes, buracos, dentre outras coisas que podem atrapalhar o trânsito.

O programa é muito bem feito e está disponível para iOS, Android, Blackberry, Windows Mobile e até Symbian! 🙂 Basta deixar o programa ligado enquanto estiver dirigindo, para fornecer os dados de trânsito para toda a comunidade.

Além disso ele também mistura essa função de informação de trânsito com um jogo, onde você precisa passar por certos caminhos para coletar pontos e “doces virtuais”.

Deixo o vídeo abaixo, infelizmente só em inglês, que dá uma demonstração de uso do programa.

Sobre a sua privacidade, existe a possibilidade de usar o programa de forma anônima. Para isso, clique no menu, depois em “Meu Waze”, “Meu Perfil” e “Config. Privacidade”. Depois escolha a opção “Mostrar-me como anônimo”.

Para baixar o programa, procure por “Waze” na loja de Apps do seu celular ou visite o endereço:

http://world.waze.com/

CHUPA DEVELOPER – Não é o que você está pensando

Não é a primeira empresa que escolhe um nome infeliz para seu produto, mas esta foi bastante azarada na escolha e no envio de convites.

A empresa chama-se Chupa Mobile (sic) e vende bibliotecas e exemplos para auxiliar a criação de aplicativos móveis. Não satisfeitos com o nome da empresa, lançaram o concurso Chupa Developer e me convidaram, quer dizer convidaram a empresa em que trabalho, a participar.

O concurso distribui US$ 10.000,00 em prêmios, mas dado o nome do mesmo estou em dúvida…

Se você quiser participar, boa sorte…: http://www.chupamobile.com/competition/