Windows Phone 7.5 – Marketplace

Mais um post do Mark Bierast, como convidado do Zeletron para falar sobre a Marketplace, a loja de aplicativos do Windows Phone. Com vocês, o Mark:

 


Bom pessoal, hoje vou falar um pouco sobre a tão comentada loja de aplicativos do Windows Phone, em sua versão Brasileira. Embora saiba que existam algumas formas “alternativas” de se registrar na loja americana, prefiro usar a daqui mesmo, evitando qualquer confusão futura.

Sobre o registro, fiz pelo próprio aparelho, de forma bastante simples. Ele vai pedir um Windows ID, que nada mais é que um email do Hotmail. Eu não tinha, criei um na hora e pronto, fica sendo seu ID. É através dele que você vai se logar na Market e baixar seus aplicativos, sejam pagos, sejam grátis. É possível também criar um ID usando outro email que não seja o Hotmail, mas preferi criar um para separar compras de iOS, WP, etc.

Sobre os aplicativos pagos, basta que após clicar em comprar você digite seu número de cartão e pronto, ele guarda e o deixa atrelado à sua ID, como a Apple Store faz. Aqui inclusive usei o mesmo cartão, um Visa Internacional.

Como usuário de iOS há alguns anos, nada mais natural que a primeira coisa a fazer fosse procurar os mesmos aplicativos, ou pelo menos equivalentes, para o Windows phone. Então, basicamente, vou focar nesta busca e seus resultados; vamos a eles:

 

WhatsApp: O famoso aplicativo de troca de mensagens que tem a principal vantagem de ser multi-plataforma. Existem versões para iOS, Android, Symbian e para Windows Phone, grátis, sem sustos e com bom funcionamento. Aqui, me loguei, coloquei o número de confirmação que ele envia por SMS ou por ligação (ele te liga se não conseguir mandar SMS).

Facebook: A famosa e atualmente mais conhecida rede social para ler as novidades e compartilhar algumas fotos, textos e links com meus amigos e mesmo conferir as novidades e promoções de algumas empresas. Grátis também, e essencial para o Windows Phone pois, como falei no outro post, ele usa o Facebook para importar seus contatos, fotos, galerias. Tudo, é parte da “integração” do sistema com seu usuário.

Twitter: Esse não teria como ficar de fora. Recém chegado ao Market do Brasil, acho que fui um dos primeiros a baixar. Além de grátis, também traz todas as funções que eu tenho no iOS. Ele também faz parte da integração do sistema, como o Facebook, o que significa atualizações no EU de forma automática, além de poder enviar suas fotos direto para ele, entre outras coisas.

Foursquare: Mais uma brincadeira social totalmente viciante. Funciona muito bem no Windows Phone mas, como usa sua localização, vai depender um pouco da qualidade do GPS do aparelho. No HTC funcionou bem rápido. Grátis também e com uma interface bem bonita.

RunKeeper: Esse eu usava todo santo dia em minhas caminhadas e corridas matinais. Isso antes de ir para a academia, agora, com a esteira, uso aos finais de semana. É um ótimo gerenciador de atividades físicas (são mais de dez no total). No Windows Phone, é grátis, no iOS, eu paguei, embora hoje esteja grátis lá também.

GReadr: Como todo fã de tecnologia, eu uso um agregador de feeds RSS para estar sempre por dentro dos lançamentos de tecnologias em todas as plataformas de forma rápida e resumida. O assunto me interessou, eu clico e leio a matéria completa. O meu agregador principal é o Google Reader, por ser o que mais me agradou no uso com o Mac em casa, no PC do trabalho e por aí vai. Assim fica tudo sincronizado, o que já li, o que falta, independente de onde eu esteja. No iOS eu sempre usei o FeedlerRSS, que faz exatamente a mesma coisa que o GReadr, acessa a biblioteca do Google Reader, e sincroniza com ele, ou seja, leu no aplicativo, já marca como lido no Google e vice-versa.

Previsão do Tempo: Tanto no iOS quanto no Windows Phone, achei que os aplicativos nativos (no Windows Phone a HTC tem o Hub, a Samsung tem o dela também), suprem muito bem para consulta e previsão dos próximos dias. Sem problema nenhum aqui também.

Bancos: Bom, neste quesito eu senti falta, no Windows Phone, do aplicativo do Itaú. Ele até foi lançado, mas graças a Deus que sumiu do Market, pois era muito ruim, nem usar a câmera como leitor de código de barras ele fazia, embora tenha a função tanto no iOS como no Android. O Banco do Brasil e o Bradesco já têm seus aplicativos oficiais no WP. Pode parecer supérfluo, mas eu uso muito no iphone, principalmente depois que implementaram a função de leitor de código de barras pela câmera, só uso ele, pois ficar digitando aquelas enormes sequências de números ninguém merece.

Música: Bom, em ambos (iOS e WP), também uso os nativos, que suprem 100% das minhas necessidades musicais. Ambos separam músicas, artistas, álbuns com as capas e principal para meu uso, Podcasts separados das músicas. Como acompanho cerca de 20, tem que ser organizado, senão vira bagunça. 100% aqui também.

Acompanhamento de encomendas / Correios: Uso para as compras de bugigangas eletrônicas, aparelhos, e demais encomendas. Com as compras on-line e Mercado Livre, é essencial para o meu uso saber a quantas anda a entrega do próximo Hardware ou Gadget. É um bom aplicativo, ajuda demais e evita ter que ficar entrando no site dos correios toda hora. No iOS eu uso o Pacotes, que, além de rastrear tudo, ainda me manda notificações por push cada vez que o status do objeto muda. Já no WP, estou usando o Rastreador Sedex, que só ficou devendo por enquanto no push, mas mantém arquivado os números dos objetos e, ao clicar nele, atualiza automaticamente. Mandei um email ao desenvolvedor perguntando sobre o push, ele me informou que em breve haverá uma atualização do WP que implementará o recurso, e ele o fará. Muito bom e grátis.

Bom pessoal, estes são meus aplicativos de “Tela Inicial”, ou seja, os que eu mais uso. Sei que faltou muita a coisa a falar sobre o Market ainda, mas a ideia é ir uma página por vez… Na próxima acho que seria legal falar sobre os Jogos, Skype, e o cliente nativo de e-mail, muito bom, que merece um post a parte, o que acham? Eu pessoalmente só uso “jogos de fila”, ou seja, jogos que possam me distrair por alguns minutos e só. Mas isso fica para um próximo Post.

Comments on this entry are closed.

  • E cadê os artigos sobre Androids Zé Antonio? Rsrsr Abraço. 😉

  • Ygor

    Como sempre, um excelente post!

  • Mark Bierast

    Obrigado Ygor, fico muito feliz que tenha gostado.

  • Alexandre

    Tenho mto interesse no WP7 mas meu uso é mais pra trabalho e gostaria de saber mais sobre apps de produtividade, principalmente google(reader, calendar, email, docs) skype entre outros, se já existem e funcionam bem, nunca naveguei no market mas vi em outros blogs que ainda está mto fraco, oq vc me diz ??

  • Ótima série de posts, Mark. Está dando para ter uma boa idéia de como são as coisas no WP7.

    Dos aplicativos, o único que deu para reconhecer a interface foi o do BB, com relação ao Android. Parece que ele foi o único que não incorporou o novo padrão de interface do sistema.

  • Mark Bierast

    Olá ALexandre, a integração com o Reader é muito boa, uso um aplicativo de terceiros, mas creio que já haja até o oficial, os demais pretendo fazer um post sobre eles. Mas já adianto, que mesmo o skype sendo tecnicamente da microsoft, até o momento não há um app oficial para ele, porém vem surpresa por aí em breve..

    Vegetando: Mais uma vez obrigado amigão e realmente o BB optou por não usar a interface metro, assim como o itaú, que teve o app retirado do Market esses dias, pois estava horrível, era um mero atalho para a página wap deles, parece que vão refazer com a metro e relançar…