Tudo o que sobe desce …

by Pedro Paulo on 22/12/2011 · 1 comment

Leia a matéria do G1, volto em seguida para comentar:

Uma bola metálica com pouco mais de 1 metro de diâmetro e 6 quilos caiu em uma região desabitada na Namíbia, país no sul da África. A imagem do artefato foi divulgada pelo National Forensic Institute nesta quarta-feira (21).

A bola foi achada a 750 quilômetros da capital Windhoek. Segundo o diretor de polícia forense local Paul Ludik, a esfera é feita de uma liga metática “conhecida pelo homem”. Ele afirma que habitantes do vilarejo local escutaram várias pequenas explosões há cinco dias e encontraram o artefato agora.

Feita com dois hemisférios soldados, a esfera foi achada em uma cratera com 3,8 metros de diâmetro e 33 centímetros de profundidade.

Autoridades locais entraram em contato com as agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) para tentar desvendar a origem do objeto. A Nasa já havia alertado no passado para o volume de entulho orbitando a Terra recentemente, todos a mais de 28 mil quilômetros por hora. Só até julho de 2011, eram 16.094 objetos catalogados girando ao redor do planeta.

Eis a foto da bolinha

Agora a pergunta para você que acabou de entrar de férias da faculdade e está tinindo em física: com os dados acima, qual a densidade da bola?

Não deve ser nada agradável tomar uma dessa na cuca.

 

P.S.: Para quem não sabe calcular densidade o valor está abaixo em QR-Code

qrcode


Poderoso Copão

{ 1 comment }

1 Celso 23/12/2011 às 8:33

Certamente essa esfera é oca, então a densidade calculada pela fórmula {6/[4*pi*(r^3)/3]} não reflete a verdadeira densidade do material metálico. É, digamos assim, uma densidade “virtual”… rs…

Feliz Natal e um Novo Ano cheio de (boas) novidades a todos aí do Zeletron e leitores assíduos.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: