TexturePacker ajuda você a desenvolver jogos

Todo desenvolvedor de jogos que se preze sabe que uma maneira de aumentar radicalmente a eficiência do código de desenho do jogo é utilizar atlas de textura. Em um jogo 2D comum, usamos sprites para movimentar os elementos na tela. Usando um framework como o Cocos 2D para iOS, os sprites são renderizados como paineis tri-dimensionais com a imagem desejada como textura, utilizando dessa forma o poder da GPU do aparelho. Atlas de textura permitem que uma única textura seja utilizada como a textura de vários sprites, trazendo ganhos de performance bastante expressivos. A geração manual dos atlas de textura é tediosa e sujeita a erros, portanto normalmente usamos uma aplicação que gera estes atlas automaticamente e de maneira bastante conveniente nos nossos produtos: o TexturePacker.

Exemplo de Textura

Sua utilização é muito simples. Basta adicionar pastas ou arquivos soltos a parte direita da aplicação e o programa automaticamente encontrará a disposição perfeita para os objetos de maneira que produzam texturas com o menor tamanho possível. Então basta exportar a textura e utilizar na sua aplicação. Você também pode escolher salvar o documento do TexturePacker no repositório do seu jogo, já que o TexturePacker usa caminhos relativos por padrão, evitando surpresas ao abrir o arquivo em outra máquina.

Tela inicial do TexturePacker

O TexturePacker não é o primeiro software do tipo, mas é o melhor dentro os quais já utilizamos para Mac. É oferecida uma versão gratuita no site com pedidos ocasionais de compra e funcionalidade reduzida, mas para um jogo simples é suficiente. Para jogos um pouco maiores, o preço atual (US$ 24,95) é bastante razoável. Entre as funcionalidades disponíveis, o TexturePacker suporta os mais diversos formatos de arquivo, inclusive o formato proprietário PVRTC, otimizado para dispositivos com o chip PowerVR (como os dispositivos iOS). O software também permite exportação para o Cocos 2D (entre vários outros formatos), integrando trivialmente com sua API. Várias funcionlidades avançadas, como salvar em outros formatos de cor ou cortar imagens automaticamente, também estão disponíveis.

Os resultados obtidos com o TexturePacker são bastante impressionantes. A utilização de um gerador de atlas de textura é essencial para o desenvolvimento de qualquer jogo 2D que utilize gráficos acelerados, pois resulta em ganhos massivos de performance. O TexturePacker permite a criação destes atlas da melhor maneira possível. Individualmente, as funcionalidades oferecidas pelo programa podem ser, em sua maioria, encontradas nos programas de concorrentes. Porém, a reuinão de um enorme conjunto de funcionalidades em um pacote extremamente bem polido é o maior diferencial desta aplicação. Disponível para Mac OS X, Windows e Linux, o programa dá a impressão que se antecipa às suas necessidades. Disponibilizado a um preço justo, este gerador completíssimo de atlas de texturas está totalmente aprovado.

Comments on this entry are closed.