Adobe vai descontinuar o Flash para dispositivos móveis.

É curioso que, logo depois de um post sobre os problemas do Flash com os browsers de desktops e notebooks, eu venha aqui dar a notícia de que a Adobe vai parar de desenvolver o Flash para dispositivos móveis.

Ontem eles anunciaram que não vão mais desenvolver o plugin para browsers móveis e vão focar no desenvolvimento de soluções baseadas em HTML5.

“O HTML5 é agora universalmente suportado pelos aparelhos portáteis, e, em alguns casos, exclusivamente. Isso faz do HTML5 a melhor solução para criação e exibição de conteúdo em navegadores de plataformas móveis.”, escreveu Danny Winokur, vice-presidente e gerente-geral de desenvolvimento interativo da Adobe.“Daqui pra frente, nosso trabalho com o Flash será focado em permitir a desenvolvedores Flash criar apps nativos com Adobe AIR para as principais lojas de aplicativos.”

Para os fanáticos desenvolvedores de joguinhos em Flash para celular, isso é um balde de água fria. Para os desenvolvedores de aplicativos nativos, isso é um alento. Para os usuários, isso é a melhor coisa que aconteceu, já que mesmo nos dispositivos móveis que tinham plugin para Flash, o desempenho dele era péssimo.

Concordo plenamente com o VP da Adobe quando ele diz que precisa focar no Flash para o Adobe AIR. Isso é agora a melhor plataforma da Adobe. Fazer aplicativos que funcionem bem em PC/Mac/Linux em Adobe AIR é mil vezes mais simples do que qualquer solução em Java, Qt, GTK+ ou outro framework/linguagem multi-plataforma. Já fiz alguns programas muito legais com o AIR, que demorariam bem mais para serem feitos em Java, ou Qt, por exemplo.

Parabéns para a Adobe pela coragem de dar esse passo! Agora, para ficarem perfeitos, só precisam baixar os preços do Photoshop para eu poder parar de usar o Gimp ou o Acorn no Mac. 😀

Comments on this entry are closed.

  • Murilo

    O pior que o jobs tinha razão, e essa eu achei que ele tava fazendo merda