Detectando Vazamento de Gás – Um nariz eletrônico

Depois do episódio da explosão de gás no Rio de Janeiro na semana que passou, lembrei que tinha na gaveta um sensor MQ6 de GLP e fiz um experimento que mostra como é simples e barato construir um sensor de gás.

Lembrando que no caso do GLP a mínima concentração para explosão é 2,5% de GLP para 97,5% de ar e a máxima concentração para explosão é 9,5% de GLP para 90,5% de ar [ref].

Creio que o @marcelobarros e o @jbvsmo podem depois escrever um post mais detalhado sobre o assunto mas aqui vão umas idéias iniciais

O sensor: http://www.sparkfun.com/products/9405 (US$ 4.95)

Montagem:

Programa para Arduino (pode usar qualquer microcontrolador que tenha uma porta analógica, mas o que eu tinha à mão era o Arduino)

int sensorValue; 
 
void setup()
{
  Serial.begin(9600);      
}
 
void loop() 
{
  sensorValue = analogRead(0);       // pino 0 le os valores
  Serial.println(sensorValue, DEC);  // tasca os valores na porta serial
  delay(100);                        // esperar 100ms e ai le novamente
}

Quem quiser ler um post muito mais completo que o meu visite: http://suhanko.com/2011/10/14/eletronica-digital-com-arduino-sensor-de-gas-mq4/ e siga no Twitter o Djames

9 comentários sobre “Detectando Vazamento de Gás – Um nariz eletrônico”

  1. O gás dos botijões que explodiram no Rio (proibido usar) é butano, mas o encanado é metano… O sensor MQ-6 só serve pro primeiro caso e, para o outro, tem o MQ-4.

    O ideal seria um se fosse sensível aos dois gases

  2. Olhando as curvas de sensores vi que é preciso ter leituras de umidade e temperatura para corrigir a medição. Vi um sensor interessante com os dois embutidos:

    http://embedded-lab.com/blog/?p=2711

    Seria bom operar com bateria, mas estes sensores de gás consomem muito. Como sugeriu o Bernardo, um FET para ligar o sensor e uma taxa de amostragem mais lenta talvez deixe o consumo em níveis adequados.

  3. Muito obrigado pelas dicas Marcelo e João. Muito bom o link que você indicou

  4. @marcelobarros
    Sensores de umidade e temperatura são geralmente caros. Pelo menos esses do link consomem só 80uW, mas custam $30 no Sparkfun.

Os comentários estão fechados.