Uma ligação de Steve Jobs. Num domingo

O Vice presidente do Google colocou no seu Google+ um testemunho pessoal de sua relação com Steve Jobs. Apesar de sempre terem trabalhado em empresas diferentes Steve deixou uma marca na vida de Vic Gundotra.

Ambulance Icon

Numa manhã, domingo, 6 de janeiro, 2008 eu estava assistindo aos serviços religiosos, quando meu celular vibrou. Da forma mais discreta possível, eu chequei o telefone e percebi que o meu telefone, dizia “Não Identificado”. Eu escolhi ignorar a chamada.

Depois dos serviços religiosos, enquanto eu estava caminhando para o meu carro com minha família, eu verifiquei minhas mensagens no celular. A mensagem foi deixada por Steve Jobs. “Vic, você pode me ligar em casa, tenho algo urgente para discutir”, disse.

Antes mesmo de chegar ao meu carro, liguei para Steve Jobs de volta. Eu era o responsável por todas as aplicações móveis do Google, e nesse papel, tinha contato regular com Steve. Foi uma das vantagens do trabalho.

“Oi Steve – aqui é o Vic”, disse. “Me desculpe, eu não atendi a sua chamada anterior. Eu estava nos serviços religiosos, e como o identificador de chamadas dizia desconhecido, então eu não atendi”.

Steve riu. Ele disse, “Vic, a menos que o identificador de chamadas, diga ‘Deus’, você nunca deve atender durante os serviços religiosos”.

Eu ri nervosamente. Afinal, apesar de ser comum Steve ligar durante a semana chateado com alguma coisa, era muito incomum ele me ligar no domingo e me pedir para ligar para a sua casa. Eu me perguntava o que seria tão importante?

“Então, Vic, temos uma questão urgente, que eu preciso que seja vista imediatamente. Eu já tenho alguém da minha equipe para ajudá-lo, e eu espero que você possa corrigir isso amanhã”, disse Steve.

“Eu estava olhando o logotipo do Google no iPhone e eu não estou feliz com o ícone. O segundo O de Google não tem o gradiente amarelo correto. Está errado e eu vou falar com o Greg para corrigi-lo amanhã. Tudo bem para você? ”

Claro que isso estava bem para mim. Poucos minutos depois, naquele domingo, recebi um e-mail de Steve com o  assunto “Ambulance Icon”. O e-mail me colocava em contato com Greg Christie para corrigir o ícone.

Desde que eu tinha 11 anos me apaixonei por um Apple II, e eu tenho dezenas de histórias para contar sobre os produtos Apple. Eles têm sido uma parte da minha vida durante décadas. Mesmo quando eu trabalhei por 15 anos para Bill Gates na Microsoft, eu tinha uma admiração enorme por Steve e o que a Apple tinha produzido.

Mas por fim, quando eu penso sobre paixão, liderança e atenção aos detalhes, eu lembro da ligação que recebi de Steve Jobs em uma manhã de domingo, em janeiro. Foi uma lição que eu nunca vou esquecer. CEOs devem se preocupar com detalhes. Mesmo tons de amarelo. Em um domingo.

A um dos maiores líderes que já conheci, minhas orações e esperanças estão com vocês Steve.

Vic-

 

Vivek "Vic" Gundotra é vice presidente senior do Google e foi Gerente Geral da Microsoft.

Vivek "Vic" Gundotra é vice presidente senior do Google para Engenharia e foi Gerente Geral da Microsoft.

Comments on this entry are closed.