Angry Birds para gente grande

Conheci uma pesssoa que dizia, e vivia, que uma vez aposentado a melhor coisa é acordar mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada. Não concordo. Há muitas formas melhores de aproveitar a aposentadoria. O rapaz do vídeo abaixo resolveu viver seus anos de aposentado fazendo Angry Birds de gente grande.

É ou não é melhor assim?

Recomendo ver em 1080p se você puder … 🙂

Uma ligação de Steve Jobs. Num domingo

O Vice presidente do Google colocou no seu Google+ um testemunho pessoal de sua relação com Steve Jobs. Apesar de sempre terem trabalhado em empresas diferentes Steve deixou uma marca na vida de Vic Gundotra.

Ambulance Icon

Numa manhã, domingo, 6 de janeiro, 2008 eu estava assistindo aos serviços religiosos, quando meu celular vibrou. Da forma mais discreta possível, eu chequei o telefone e percebi que o meu telefone, dizia “Não Identificado”. Eu escolhi ignorar a chamada.

Depois dos serviços religiosos, enquanto eu estava caminhando para o meu carro com minha família, eu verifiquei minhas mensagens no celular. A mensagem foi deixada por Steve Jobs. “Vic, você pode me ligar em casa, tenho algo urgente para discutir”, disse.

Antes mesmo de chegar ao meu carro, liguei para Steve Jobs de volta. Eu era o responsável por todas as aplicações móveis do Google, e nesse papel, tinha contato regular com Steve. Foi uma das vantagens do trabalho.

“Oi Steve – aqui é o Vic”, disse. “Me desculpe, eu não atendi a sua chamada anterior. Eu estava nos serviços religiosos, e como o identificador de chamadas dizia desconhecido, então eu não atendi”.

Steve riu. Ele disse, “Vic, a menos que o identificador de chamadas, diga ‘Deus’, você nunca deve atender durante os serviços religiosos”.

Eu ri nervosamente. Afinal, apesar de ser comum Steve ligar durante a semana chateado com alguma coisa, era muito incomum ele me ligar no domingo e me pedir para ligar para a sua casa. Eu me perguntava o que seria tão importante?

“Então, Vic, temos uma questão urgente, que eu preciso que seja vista imediatamente. Eu já tenho alguém da minha equipe para ajudá-lo, e eu espero que você possa corrigir isso amanhã”, disse Steve.

“Eu estava olhando o logotipo do Google no iPhone e eu não estou feliz com o ícone. O segundo O de Google não tem o gradiente amarelo correto. Está errado e eu vou falar com o Greg para corrigi-lo amanhã. Tudo bem para você? ”

Claro que isso estava bem para mim. Poucos minutos depois, naquele domingo, recebi um e-mail de Steve com o  assunto “Ambulance Icon”. O e-mail me colocava em contato com Greg Christie para corrigir o ícone.

Desde que eu tinha 11 anos me apaixonei por um Apple II, e eu tenho dezenas de histórias para contar sobre os produtos Apple. Eles têm sido uma parte da minha vida durante décadas. Mesmo quando eu trabalhei por 15 anos para Bill Gates na Microsoft, eu tinha uma admiração enorme por Steve e o que a Apple tinha produzido.

Mas por fim, quando eu penso sobre paixão, liderança e atenção aos detalhes, eu lembro da ligação que recebi de Steve Jobs em uma manhã de domingo, em janeiro. Foi uma lição que eu nunca vou esquecer. CEOs devem se preocupar com detalhes. Mesmo tons de amarelo. Em um domingo.

A um dos maiores líderes que já conheci, minhas orações e esperanças estão com vocês Steve.

Vic-

 

Vivek "Vic" Gundotra é vice presidente senior do Google e foi Gerente Geral da Microsoft.
Vivek "Vic" Gundotra é vice presidente senior do Google para Engenharia e foi Gerente Geral da Microsoft.

O fim de uma era e o cumprimento das profecias

Meus amigos ontem a casa caiu. Meus informantes no bar onde como meu ovo frito na Cinelândia com quinze minutos de antecedência disseram que Steve Jobs ia renunciar. Meus instintos diziam que o informante do ovo frito estava errado mas os instintos me trairam. Steve Jobs renunciou. Passei toda a noite analisando o problema para trazer para vocês com mega ultra exclusividade minha mais refinada avaliação do desenvolvimento das coisas.

Steve Jobs está com a saúde debilitada. Isto é fato. Ele mesmo afirma que não tem mais condições de cumprir com suas obrigações de CEO. Quando alguém diz que não tem mais como cumprir com suas obrigações como CEO ou como presidente de alguma coisa podemos deduzir que há um motivo muito sério de ordem pessoal para isto, no caso de Jânio Quadros era a maluquice ou o desejo de dar um golpe de estado (vai saber), no caso de Collor e Nixon era para evitar o impeachment (problemas pessoais de ordem de corrupção), no caso de Jobs é a saúde.

Alguns leem a carta de Jobs como o anúncio de que sua morte está próxima, talvez. No entanto, este modesto analista aprendeu com o famigerado Fidel Castro que quem morre de véspera é peru de Natal. Jobs pode ter piorado muito e estar, por exemplo, sem condições de aparecer em público, no entanto, algo me diz que ele não desistiu de lutar e que vê uma luz no fim do túnel. Isto pode ser comprovado pelo parágrafo em que diz que gostaria de continuar como presidente do Conselho, diretor e funcionário da Apple.

Mesmo querendo acreditar que Steve vá dar a volta por cima é preciso reconhecer que os acontecimentos de ontem representam o fim de uma era, uma era romântica das empresas de tecnologia onde homens que abdicaram da instrução universitária como Jobs e Bill Gates comandavam as maiores empresas de tecnologia do mundo.

Mas ontem também vimos as profecias deste analista se concretizarem: a RIM, fabricante do Blackberry está morrendo.

Um analista de mercado dos EUA dizia: “A RIM, fabricante do Blackberry está em sérios, muito sérios problemas. Os dois CEO’s estão batendo cabeça e os acionistas querem mudanças, mas estas mudanças, mesmo que venham, serão tarde demais”

A RIM, morreu, falta enterrar, esta é minha nova profecia. Jobs não morreu, segue na luta, este é um fato.

[Breaking News] – Steve Jobs deixa a Apple

CUPERTINO, Calif.–August 24, 2011–To the Apple Board of Directors and the Apple Community:

I have always said if there ever came a day when I could no longer meet my duties and expectations as Apple’s CEO, I would be the first to let you know.

Unfortunately, that day has come.

I hereby resign as CEO of Apple. I would like to serve, if the Board sees fit, as Chairman of the Board, director and Apple employee.

As far as my successor goes, I strongly recommend that we execute our succession plan and name Tim Cook as CEO of Apple.

I believe Apple’s brightest and most innovative days are ahead of it. And I look forward to watching and contributing to its success in a new role.

I have made some of the best friends of my life at Apple, and I thank you all for the many years of being able to work alongside you.

Steve

Review do Organizador de Cabos da Proporta

Esse review não foi feito por mim, mas pela Márcia (sra. javsmo) que é a “heavy user” de fones de ouvido lá de casa. Aliás, pedi esse organizador para testes justamente para ela parar de embolar os fios dentro da bolsa. Vejamos o que ela diz a respeito do organizador.

Texto da Márcia:

Quando o Zé me entregou este tatuzinho verde para testar, fiquei me perguntando: pra que serve isso? Aliás, tenho que admitir que, em um primeiro momento, achei que fosse um dinossauro. 😀 Mas, prossigamos: logo, ele me explicou que se tratava de um organizador de cabos da Proporta – e, imediatamente, achei a ideia genial, por ser extremamente simples e prática.

O Tatuzinho da Proporta

Costumo levar o fone de ouvido do meu telefone pra lá e pra cá, enroladinho dentro da bolsa, e sempre me deparava com aquela desagradável situação: ter que desembolar o fio todas as vezes em que queria ouvir música.

Com esse acessório, não tenho tido mais esse problema, porque os fios de encaixam nas ranhuras do corpo do tatu e ficam bem organizados na bolsa.

A propósito, acho até que vou pedir para ficar com ele pra mim após o teste-drive – eheheheheh!

Voltei. 😀

Eu não sou o melhor enrolador de fios do mundo?
Eu não sou o melhor enrolador de fios do mundo?

Resumindo, esse organizador não tem processador, não tem câmera, não toca MP3, não tem bluetooth, não lê e-mail, não tem bateria, mas é genial! 😀

Ah, e já sabem, né? Os produtos da Proporta você encontra aqui.

Cargo agora tem uma versão lite também. Experimente!

Há duas semanas lançamos o jogo Cargo para iOS. Mesmo custando US$ 0,99, muitas pessoas nos mandaram e-mails pedindo uma versão de demonstração.

Como o modelo da App Store não permite demos que valem por alguns dias, submetemos um jogo Lite e foi liberado pela Apple hoje o Cargo Lite. Basicamente o Cargo Lite é uma versão do Cargo grátis que, caso você goste dela, você pode usar o InApp purchase para transformá-la na versão full.

Dos sessenta níveis do Cargo, estão disponíveis 15 no Lite. Acreditamos que com isso você pode ter uma boa ideia de como funciona o jogo e creio que você vai ficar ligado nele.

Para obter gratuitamente o Cargo Lite #comofaz? http://itunes.apple.com/br/app/cargo-lite/id455727793?ls=1&mt=8

Boatos da venda da Nokia vêm com força total

As ações da Motorola se valorizaram 56.4% hoje. Até aí nada de novo. O Google está pagando um ágio de cerca de 60% no valor de mercado de sexta-feira da Motorola.

O que é novidade é a hipervalorização das ações da Nokia. Até começar escrever este texto estavam valorizadas em 12,69%!

O que quer dizer isto? Quer dizer que há fortíssimos boatos de que a empresa finlandesa vai passar a ter um novo dono em breve. E este dono, com 99,9% de probabilidade, vai ser aquele que é conhecido como William Gates III.

Melhor a Nokia ser sucursal da Microsoft que desaparecer (a RIM que perdeu 55,95% este ano que o diga)

Google compra Motorola para fazer o que o Google critica

Há uns dias atrás o Google começou um #mimimi do tipo “ninguém me ama, ninguém me quer” acusando a Microsoft e a Apple de estarem comprando empresas para atacar o pobre Android. A Apple ignorou o chororô do Google, mas a Microsoft partiu para o pau e o tweet de um dos executivos de Jobs e um chute nos países baixos do Google:  “Free advice for David Drummond – next time check with Kent Walker before you blog. 🙂 http://t.co/PfKle9H

Ou seja, Microsoft, Apple e Oracle ofereceram ao Google para entrar junto com eles no pool de empresas que estava adquirindo as patentes e o Google declinou.

Hoje o Google anunciou que adquiriu a Motorola para fazer o que estava criticando. Obter patentes para o Android.

Vamos ver se o Google vai doar as patentes da Motorola para a caridade …

Review: Capa Proporta de Neoprene de 10″

No anúncio da Proporta eles dizem que ela é feita para netbooks de 10″, mas descobri um uso melhor para essa capa de neoprene, proteger o iPad do meu pai. Ficou perfeito (quando ele usa, é claro).

Capa proporta de Neoprene 10"
Capa proporta de Neoprene 10"

Carregar um iPad, um netbook ou qualquer outro tablet solto dentro da pasta ou da mochila, junto com chave, carregadores, canetas e cia; pode fazer muito mal para o aparelho. Uma viagem pode ser suficiente para quebrar a tela ou arranhar totalmente o seu tablet. Se for bolsa de mulher, então, aí os perigos aumentam. É maquiagem, pente, escova, espelho. A probabilidade do iPad sair inteiro de uma bolsa, sem uma proteção é muito pequena. 🙂

A solução para isso é uma capa que o proteja bem o aparelho contra impactos e objetos rígidos, e essa capa da Proporta é realmente muito bem feita.

Vamos aos motivos que eu tenho para dizer que ela é muito boa:

1) Tem uma espuma bastante forte que fica marcada por um tempo quando você a pressiona. Essa espuma faz toda diferença na hora que alguma coisa atinge seu gadget. Ela absorve o impacto muito bem.

2) O ziper duplo com um acabamento de plástico dá mais segurança.

3) O aparelho fica exatamente encaixado dentro da capa, sem folgas. Tanto o netbook quanto o iPad. Imagino que o Xoom também fique certinho dentro dessa capa.

4) Essa capa tem garantia “Lifetime”, ou seja, enquanto seu aparelho viver você terá uma capa para protegê-lo. Se depois disso você arrumar outro de 10″ (um iPad 5, hehehe), vai poder usar a capa também.

É por essas e outras que as capas da proporta são minhas preferidas. Nunca tive problema com elas e, se um dia vier a ter problema, eles trocam. Simples assim. 🙂

Esta capa agora custa US$ 13,95 (+/- R$ 24,00). Antes custava US$ 17,95. Além disso o frete para o Brasil custa só US$ 2,46 (+/- R$ 4,00).

Para ver essa capa e outros produtos da Proporta, visite o endereço abaixo.

http://www.proporta.com/affiliate/Zeletron

Cargo é mais que um jogo, é um desafio de logística

Uma menina de dez anos de idade, com autorização dos pais, nos enviou uns desenhos sugerindo um jogo. A idéia era simples: Papai Noel iria de casa em casa atirando os presentes na janela das pessoas (a idéia foi próxima da época do Natal). Agradecemos muito a idéia e pedimos autorização aos pais dela para usar a sugestão no caso de fazermos um jogo similar.

Uns três meses depois um colega nosso aqui foi vítima de um furto por parte dos Correios. Enviaram do Rio de Janeiro um Sedex com um cartão Visa Vale e ao chegar aqui viu que veio o Sedex mas não o cartão. A história é longa e os Correios apesar de terem como investigar o furto não fizeram nada, o fato é que surgiu aí a idéia do jogo Cargo.

Clique para abrir a página do iTunes do Cargo

Cargo é um jogo de logística e de ação: é preciso ir despachando as encomendas levando em conta os seguintes fatores: a região da cidade para onde elas vão (há um mapa), a velocidade dos caminhões (há um mais rápido e um lento), a existência de encomendas marcadas como contrabando que devem ser descartadas e a existência de encomendas expressas que fazem o Caminhão sair imediatamente. Além disso não se pode perder encomendas. Perdendo muitas encomendas você perde, perdendo algumas você não ganha três estrelas.

Cargo faz uma simulação de logística e de tomada de decisões. É melhor agrupar encomendas ou não? Será que terei caminhões para enviar as encomendas que vem na esteira?

São 60 fases e você depois que começar a jogar não vai querer parar.

Quanto custa? US$ 0,99 🙂 Link em: http://itunes.apple.com/app/cargo/id444529879?ls=1&mt=8

Desenho original que inspirou o jogo. By AP
Desenho original que inspirou o jogo. By AP

 

Mais informações em: http://netfiltergames.com/cargo

Cinco filmes que os amantes da tecnologia devem ver

É difícil fazer uma lista de top 5 sem ser muito criticado, portanto coloco desde já minha cara a tapa na área de comentários. Vou listar abaixo os cinco principais filmes que as pessoas que curtem tecnologia deveriam ver ou ter visto 🙂

#5 – Matrix

Se você não viu Matrix sugiro que corra até a locadora e alugue ainda hoje. Feito em 1999 e devidamente complementado com duas continuações inferiores, Matrix é um dos melhores filmes em termos de roteiro bem bolado que dá pano para manga para muitos debates. Matrix coloca o problema que foi cunhado pelo filósofo Kant: como saber se o que vemos e sentimos é real? Não vou entrar aqui em debates filosóficos, nem discutir porque o real é real, mas você certamente vai colocar seu cérebro em ação com Matrix.

#4 – Star Wars

A história da ficção científica se divide em pré Star Wars e pós Star Wars. Apesar de não ser um dos meus filmes favoritos, não posso deixar de dar este lugar ao primeiro filme da primeira trilogia da série. Marcou o início de uma era no cinema e fez muita gente sonhar com sabres de luz.

#3 – Blade Runner o caçador de Androides

Nada de caçador de Androids, mas sim de Androides. O Google não tinha ainda lançado o seu sistema operacional Android, aliás nem havia Google, e Harrison Ford já aplicava sua versão cinematográfica do teste de turing. No caso de Blade Runner sua missão é “aposentar” (versão antiquada do encostar ou colocar na conta do Papa) Androides parecidos com humanos. Também é um filme que faz pensar no sentido da vida. Se você tem problemas com pensar não veja 🙂

#2 – Memento – Amnésia

Você achou que eu ia falar Star Trek? Se enganou, não suporto Star Trek e fico com Memento. Como seria nossa vida se não tivéssemos memória não volátil? Se a cada vez que dormíssemos se apagassem nossas memórias? Bom, existem algumas doenças assim, a síndrome de Korsakoff por exemplo, mas Memento mostra como usando estratégias que um computador usa para armazenar dados é possível viver com isto e investigar um crime.

#1 – Inception – A Origem

Recursividade é uma função ou subrotina que chama a si mesma. E numa subrotina, a pilha (stack) é utilizada para armazenar o endereço de retorno de forma a poder voltar ao ponto em que a função foi chamada. No caso de um programa de computador que chama muitas funções, para sair de uma função se utiliza o return, e uma vez chegado ao programa principal não se pode dar return sob pena de sair do programa. (Descrição à grosso modo)

No caso de Inception, a recursividade se manifesta no sonho. O sonho é um modelo recursivo da realidade, assim é possível sonhar que está sonhando. Em Inception a forma de sair de um sonho é morrendo no sonho. Só que é importante saber se estamos no sonho, já que morrendo fora do sonho não se sai do sonho, mas sim da vida. Os autores de Inception se basearam, eu acho, num conceito de computação para criar um token que é diferente na vida real de como ele é no sonho, com o token a pessoa pode identificar se é seguro sair do sonho ou se está no nível que não há mais sonho.

Nossa, não entendi nada, dirá você. Então corra até a locadora e alugue Inception, você não vai se arrepender.

Você não gostou? Então use os comentários para colocar seus Top5!