Rumores: “A tale of two Steves”

Dois rumores distintos correm na Internet: Steve Jobs estaria muito doente e Steve Balmer seria demitido da Microsoft. Este analista acredita que ambos são falso, mata a cobra e mostra a cobra (afinal de contas se matar a cobra e mostrar o pau não provou que matou a cobra).

Steve Jobs vai morrer disse um site de rumores. Oh my gosh! Tenho novidades para o autor deste site: ele também vai morrer. Quando Steve Jobs anunciou uma licença médica por tempo indeterminado no início do ano, muita gente, inclusive alguns médicos americanos que falaram a jornalistas, especulou que ele teria poucas semanas de vida. E eis que ele reaparece no lançamento do IPad2 firme e forte. No dia 6 de junho, quando fez seu keynote na conferencia WWDC todos estávamos de olho na aparência de Steve e eu fiquei com uma impressão ruim pela voz rouca e pela falta de equilíbrio ao caminhar. Além disso achava que estava um pouco mais magro.

 

Steve Jobs e sua esposa depois do WWDC2011

 

As ações da Apple despencaram, muitos blogueiros falavam do último WWDC de Steve Jobs, muitos profetas do fim do mundo analisavam a condição de saúde de Steve Jobs pelas imagens e falavam de caquéxia, sinais de doença terminal, etc. Acho que tudo isto é especulação vagabunda. Não dá para inferir nada do que vimos, pode ser uma assadura nas partes baixas o que fez andar torto e um vento frio que lhe deu uma faringite, o fato é que um doente terminal não vai se apresentar de Keynote Speaker, não tem a mínima condição. E se o Steve Jobs morrer? Bom você também pode morrer comendo ovo frito na Cinelândia. A Apple sofreria com a morte dele? Sim. Ia continuar tudo igual? Não sei. O fato é que ele está por aí e não há indícios de que vá deixar de estar em breve.

 

Steve Jobs WWDC 2011

 

 

O outro rumor é mais ridículo: estaria sendo montada a demissão de Steve Ballmer. É fato que um dos acionistas grandes pediu a cabeça de Ballmer pelos fracos resultados das ações da Microsoft. Que as ações da Microsoft tiveram perdas é algo que não se pode negar. Como também não se pode negar que o lucro da Microsoft no ano passado foi 25 bilhões de dólares. Isto mesmo, você não leu errado 25 bilhões de dólares. Cresceu 25% em relação ao ano anterior.

Além disso o Windows 7 é um sucesso de vendas, o Kinetic outro sucesso, o Windows Phone não está vendendo bem ainda mas promete, o Windows 8 é uma coisa genial e Ballmer é muito admirado dentro da empresa. Tem a confiança absoluta dos funcionários e a confiança absoluta de Bill Gates. Só no Brasil do PT se demite presidente que dá lucro acima de 10 bilhões (Roger Agnelli que o diga).

 

A lição que podemos tirar disto tudo: “líderes são importantes, mas os verdadeiros líderes são aqueles que preparam sucessores”

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros

    Esta sua nova dieta com restrição de ovos lhe fez muito bem, Analista ! Ando super curioso pra por meus dedinhos num Windows Phone 🙂