O primeiro vídeo de um Nokia com Windows Phone 7 vazou. Isso e muito mais.

Hoje vazou o primeiro vídeo de um aparelho da Nokia rodando Windows Phone 7, na versão sua mais nova, chamada de Mango. Uma das novidades dessa versão do WP7 é o Internet Explorer 9, que, segundo o sujeito que apresentou, é exatamente igual ao da versão do PC. 😮

Por fora, o aparelho é quase igual ao N9, exibido pela primeira vez nesta semana. Ainda não há um nome oficial para o primeiro WP7 da Nokia, mas o codename dele é “Sea Ray”.

Nokia "Sea Ray". Um N9 com miolos de Windows Phone 7

Nokia "Sea Ray". Um N9 com miolos de Windows Phone 7

O vídeo mostra o Presidente da Nokia, Stephen Elop, demonstrando o celular para funcionários da Finlandesa e falando sobre o futuro da empresa. No início ele pede para que todos desliguem as câmeras e insiste para que ninguém fotografe. O mais esquisito é que foi o vídeo oficial do evento que vazou.

Para os mais curiosos, apressados e desesperados, deixo o link da página que colocou o vídeo no ar. O site está em húngaro, mas o vídeo está em inglês. Para os mais calmos, sigam lendo esse post antes de clicar no link, para alguns comentários a respeito.

Link da Página: http://www.technet.hu/telefon/…_az_elso_windowsos_nokiat/
Link direto do Vídeo: http://apps4.trilobita.hu/mch3_media/…ayer.swf?code=4i38t5

Prosseguindo:

Conforme eu disse antes, não sei até que ponto esse vídeo foi vazado. Ele pode muito bem ter sido intencionalmente vazado por alguns motivos:

  1. Muita gente ficou decepcionada com a ausência de um aparelho com WP7 no Nokia Connection 2011 (inclusive eu 🙂 )
  2. O que ele mostra, apesar de ser confidencial, é um aparelho matador, com o hardware excelente do N9, rodando WP7
  3. No fundo no fundo, tudo que ele fala é boa notícia.
  4. No final, ele alfineta o povo da Califórnia – Google e Apple? :). Isso não teria nenhuma graça se ficasse escondido num HD de servidor na Finlândia

Teorias à parte, o discurso do Stephen Elop é extremamente positivo e otimista. Ele insiste em agradecer aos funcionários

Primeiro ele fala sobre a pergunta que não quer calar (tradução minha):

“Ok, vocês estão lançando esse aparelho (N9 com MeeGo), mas todos sabem que a empresa está fazendo uma transição para Windows Phone 7. Qual é o sentido disso tudo?”

Segundo ele, existe uma grande quantidade de inovações no N9 que vão seguir vivas no WP7. Um exemplo que ele deu foi o Qt (para a alegria do Marcelo Barros), que deverá sobreviver e transcender o MeeGo. Outro exemplo que ele deu foi que a interface do MeeGo (tão parecida com o WP7) será transportada para outros aparelhos. Ou seja, o hardware do N9 é a base para um aparelho WP7 e vários desenvolvimentos feitos para o N9 serão aproveitados nos aparelhos com WP7.

Depois de falar um pouco, ele chamou outra pessoa para demonstrar o aparelho, que gastou +/- 60% do tempo do vídeo.

Quando acabou a demonstração, o Stephen Elop voltou ao palco para fechar o discurso e falar sobre o futuro da empresa. Ele dividiu em 4 prioridades para eles:

1) “Sustaining our business” (Manter o negócio da Nokia) – Fazer os produtos da Nokia continuarem sendo vendidos, falados, usados.
2) “Transistion” (Continuar trabalhando duro na transição) – Fazer a base de aparelhos e serviços migrarem para a nova organização.
3) “Deliver and launch” (Entregar e lançar) – Manter os lançamentos dos aparelhos Symbian Anna, MeeGo (N9), WP7 e S40.
4) “Change how we work” (Mudar a maneira de trabalhar) – Mudar a atitude dos funcionários, principalmente na comunicação interna dos problemas.

Por último veio a alfinetada nos concorrentes da Califórnia.

Durante todo o vídeo vocês vão encontrar frases de incentivo e agradecimento aos funcionários. Como as que deixo abaixo. (Clique para traduzir no Google)

You are getting stuff done.
Do you get the sense that the things are moving forward?
We are making tremendous progress!
This is what inspires me!
This is a begining of new season.

Para mim, mais importante do que a demonstração do “Sea Ray” foi a visão do futuro da empresa. Dá para ver que eles estão seguindo num bom caminho e que têm tudo para entrar na briga do iOS e Android com o WP7.

Comments on this entry are closed.

  • Pedro Paulo

    Vai ter Nokia Maps!!! Prego no caixão do BlackBerry

  • Marcelo Barros

    Elop:
    “… and now I am going to just asking everybody to put away your cameras, turn off all the recording devices. I’m serious … ”
    Dá um arzinho de operação AntiSec, não ? Liberar o que não querem ? 🙂

  • Marcelo Barros

    Ainda não terminei de ver, mas … C-Ray ou Sea-Ray ? C-Ray parece fazer mais sentido.

  • Bucabala

    Marcelo, seguindo seu conselho de 2 meses atras, consegui comprar meu primeiro iphone. Demorou mas compensou, paguei 600 num 3gs de 32g de um colega que comprou o ip4 na operadora. Na verdade, ele me deu a conta do novo pra pagar, hehe. Estou adorando o aparelho. Grato pela dica, aproveito pra pedir mais: como faco pra enviar arquivos via bluetooth? so consigo parear com acessorios…