O barco do Blackberry vai afundando

Meu primeiro post neste fantástico blog tinha o seguinte título: “Só vão sobrar três“. Foi um post muito comentado, apanhei mais que mulher de malandro (é uma figura de linguagem, feministas por favor não me processem), diziam que estava tomado de um espírito diabólico pois previa algo que não agradava aos leitores.

Eis que vejo muitas das minhas profecias prosperarem, podem ver os arquivos do blog, e decidi fazer uma retificação na profecia original dos sistemas operacionais que vão morrer.

Quando escrevi aquele texto em agosto de 2010 a situação do Android era muito ruim: loja em frangalhos, fragmentação absurda, plataforma de desenvolvimento ruim, etc. Também naquela altura a RIM parecia que dominava o nicho business. De uns tempos para cá, venho aconselhando meus clientes que comem ovo frito na Cinelândia (eu parei de comer) que tirem suas fichas da RIM.

Olhando as ações da RIM você tem uma noção do que acontece:

 

Ações da RIM: você perde 2 dólares para cada três que investiu

 

Portanto a profecia fica agora assim: sobrevivem iOS, WP7 e Android.

Puxa, mas você acha o Android bom? Não! O Android tem uma interface mais feia que bater na mãe por causa de comida, tem ainda uma enorme fragmentação, sua loja é tão infestada de vírus como um rapidshare, seu ambiente de desenvolvimento ainda é uma piada de péssimo gosto e a velocidade em que pululam porcarias chinesas com Android dentro é algo de fazer-nos ficar de cabelo em pé.

No entanto, o Android tem volume. Vai ser low end, mas vai sobreviver. Puxa e o Galaxy S? O Galaxy S é high end mas quem tem dinheiro para comprar ele estaria muito mais bem servido comprando um IPhone.

Já o BlackBerry, que tem seu nicho de mercado no mundo corporativo, vê sua fatia de mercado ir sendo comida por sistemas mais modernos, que oferecem tudo o que o Blackberry tem (menos aquela fonte horrível que eles desenvolveram BB Sans) e com isso o valor das ações da RIM vai derretendo. Com o valor de mercado hoje de 14B de dólares a RIM pode ser comprada com dinheiro de pinga da Microsoft ou da Apple.

 

Comments on this entry are closed.

  • A RIM está muito parecida com a Nokia! Se não se reinventar, com certeza vai morrer! A cada dia está perdendo terreno para o iOS e Android. A RIM precisa urgentemente reinventar seus produtos! O que presenciamos é a RIM relançando produtos sem nenhuma novidade que nos surpreenda, que cause impacto no mercado. Precisará de um esforço sobrenatural para acompanhar os lançamentos dos concorrentes, precisa melhorar muito seus produtos para não ser engolido pela concorrência e sumir do mercado como aconteceu com a PALM.

  • McDowell

    Falar de interface do Android é meio idiota, não? Um dos grandes trunfos da plataforma é a customização, e mais da metade das interfaces são cópias (melhoradas) do iOS. O ambiente de desenvolvimento é tão completo quanto o do iOS, com possibilidade de “portar” os apps facilmente, e é todo escrito em Java. Pode até ter ressalvas quanto a linguagem, mas o desenvolvimento não é o problema. Desenvolvedores não olham para o Android pela simples razão de que usuários do iOS já estão acostumados a pagar por apps, mesmo que pouco, e muitas vezes esses apps não tem seu valor justificado. A fragmentação realmente é um problema, mas não é o bicho de 7 cabeças que você está tentando desenhar.

  • Leonardo

    Cara, eu tenho um Galaxy S, e honestamente, acho muito superior ao IPhone… só a integração dele aos serviços Google já contam, e muito, na minha opinião. Loja infestada de vírus? Desculpe, mas até onde sei, não é o caso da Android Market…

  • Mobile Analyst

    Sobre Malware na Loja (do dia 2/6) Materia de Malware na Android Market

    Apesar de o android ser uma caca não é o tema deste post. O tema deste post é o enterro do BlackBerry

  • Mobile Analyst

    Detalhe: A loja do Android parece um sex-shop

  • Pedro Paulo

    Concordo com você em que o Blackberry caminha a passos largos para a extinção. Mas acho que pode acontecer algo diferente: a RIM pode ser comprada por alguém. Eu diria que pelo Google, já que o Android é o pior sistema existente no momento.

  • Ciro Espítama

    @Pedro Paulo,
    Sem nenhum tipo de ideia pré-concebida, pergunto por que vc acha o Android o pio SO móvel do momento? Só para ilustrar minha neutralidade, ainda uso um Nokia N80 no trabalho, um 5800 XM no uso pessoal (embora adentre no mundo iPhone na próxima segunda-feira) e minha esposa tem um Galaxy Ace (com Android). Sinceramente acho o android melhor que o Symbian, mesmo o do chapeuzinho. Abraço.

  • Pedro Paulo

    Symbian???? ainda existe 😀

  • Estou gostando de ver o pessoal se comportando bem numa discussão tão delicada como essa. 😀

    Concordo com o autor do post quando ele diz que a loja de Apps do Android é um antro de vírus. Você que diz que não existe vírus para Android deveria mudar a frase para “eu ainda não peguei vírus no meu Android” ou “Eu não tenho um Android”.

    Sobre o fato da RIM morrer, tenho cá minhas dúvidas. O certo é que faz tempo que não vemos nada “UAU” lançado por ela, mas a base de clientes dela é muito grande para ser desprezada.

    Há tempos atrás me diziam que o Windows Mobile ia morrer, que o sistema não evoluía e tal… O que aconteceu? Não só não morreu o Windows Mobile como deu origem ao Windows Phone 7, que tem tudo para ser o carro-chefe da Nokia e de outras empresas.

    O segredo do Windows Mobile não morrer mesmo sendo um péssimo sistema, foi a quantidade de empresas que usavam aparelhos com Windows Mobile para controlar seu negócio. Essa grande base de clientes manteve o sistema vivo. Acredito que o que manterá o Blackberry vivo até o próximo “UAU” deles é a gigantesca base de clientes corporativos que eles têm.

  • Marcelo Barros

    Revendo minhas apostas no antigo posto, colocava fichas em iOS, Android e no que a Nokia fizesse com o Qt. Bom, o que ela fez com o Qt foi trocá-lo pelo WP7. Daí, mesmo não apostando no WP7 naquela época, não tenho como ignorá-lo agora.

    Mas, no post e nos comentários, achei exageradas as críticas ao Android e sua loja. Cansa este ponto de vista arrogante da turma da maça mordida que acha que nada mais presta no mundo. A interface do iPhone já cansou, aqueles iconezinhos em matriz já dera o que tinha que dar. E, neste ponto, o esquecido WP7 do post anterior parece estar realmente apresentando inovações.

    Até não gosto do ambiente de desenvolvimento do Android também, muito menos da lógica de aplicação, mas ela é consistente com os objetivos do Android. Aliás, se for pra falar de ambiente, o Visual Studio Express 2010 for Windows Phone coloca muita gente comendo poeira, mais uma vez me fazendo morder a língua.

    Mas, o objetivo do post era anunciar a morte da BB, não ? Minha pazinha de terra já está reservada.

  • Pedro Paulo Jr