O barco do Blackberry vai afundando

Meu primeiro post neste fantástico blog tinha o seguinte título: “Só vão sobrar três“. Foi um post muito comentado, apanhei mais que mulher de malandro (é uma figura de linguagem, feministas por favor não me processem), diziam que estava tomado de um espírito diabólico pois previa algo que não agradava aos leitores.

Eis que vejo muitas das minhas profecias prosperarem, podem ver os arquivos do blog, e decidi fazer uma retificação na profecia original dos sistemas operacionais que vão morrer.

Quando escrevi aquele texto em agosto de 2010 a situação do Android era muito ruim: loja em frangalhos, fragmentação absurda, plataforma de desenvolvimento ruim, etc. Também naquela altura a RIM parecia que dominava o nicho business. De uns tempos para cá, venho aconselhando meus clientes que comem ovo frito na Cinelândia (eu parei de comer) que tirem suas fichas da RIM.

Olhando as ações da RIM você tem uma noção do que acontece:

 

Ações da RIM: você perde 2 dólares para cada três que investiu

 

Portanto a profecia fica agora assim: sobrevivem iOS, WP7 e Android.

Puxa, mas você acha o Android bom? Não! O Android tem uma interface mais feia que bater na mãe por causa de comida, tem ainda uma enorme fragmentação, sua loja é tão infestada de vírus como um rapidshare, seu ambiente de desenvolvimento ainda é uma piada de péssimo gosto e a velocidade em que pululam porcarias chinesas com Android dentro é algo de fazer-nos ficar de cabelo em pé.

No entanto, o Android tem volume. Vai ser low end, mas vai sobreviver. Puxa e o Galaxy S? O Galaxy S é high end mas quem tem dinheiro para comprar ele estaria muito mais bem servido comprando um IPhone.

Já o BlackBerry, que tem seu nicho de mercado no mundo corporativo, vê sua fatia de mercado ir sendo comida por sistemas mais modernos, que oferecem tudo o que o Blackberry tem (menos aquela fonte horrível que eles desenvolveram BB Sans) e com isso o valor das ações da RIM vai derretendo. Com o valor de mercado hoje de 14B de dólares a RIM pode ser comprada com dinheiro de pinga da Microsoft ou da Apple.

 

Publicado por

Mobile Analyst

Mobile Analyst

12 comentários em “O barco do Blackberry vai afundando”