Situação do mercado de Smartphones 1S 2011

Com a Microsoft, pelo menos a do Brasil, fazendo um esforço desesperado para afundar o Windows Phone 7 (ou é incompetência ou não sei explicar) o Blackberry segue tendo uma sobrevida conforme os dados publicados pela Nielsen hoje.

 

Os dados confirmam o que este profeta vem dizendo, graças a suas fontes da Cinelândia. Android estagnou, Blackberry encolheu e Windows Phone ainda é só promessa.

 

O primeiro vídeo de um Nokia com Windows Phone 7 vazou. Isso e muito mais.

Hoje vazou o primeiro vídeo de um aparelho da Nokia rodando Windows Phone 7, na versão sua mais nova, chamada de Mango. Uma das novidades dessa versão do WP7 é o Internet Explorer 9, que, segundo o sujeito que apresentou, é exatamente igual ao da versão do PC. 😮

Por fora, o aparelho é quase igual ao N9, exibido pela primeira vez nesta semana. Ainda não há um nome oficial para o primeiro WP7 da Nokia, mas o codename dele é “Sea Ray”.

Nokia "Sea Ray". Um N9 com miolos de Windows Phone 7
Nokia "Sea Ray". Um N9 com miolos de Windows Phone 7

O vídeo mostra o Presidente da Nokia, Stephen Elop, demonstrando o celular para funcionários da Finlandesa e falando sobre o futuro da empresa. No início ele pede para que todos desliguem as câmeras e insiste para que ninguém fotografe. O mais esquisito é que foi o vídeo oficial do evento que vazou.

Para os mais curiosos, apressados e desesperados, deixo o link da página que colocou o vídeo no ar. O site está em húngaro, mas o vídeo está em inglês. Para os mais calmos, sigam lendo esse post antes de clicar no link, para alguns comentários a respeito.

Link da Página: http://www.technet.hu/telefon/…_az_elso_windowsos_nokiat/
Link direto do Vídeo: http://apps4.trilobita.hu/mch3_media/…ayer.swf?code=4i38t5

Prosseguindo:

Conforme eu disse antes, não sei até que ponto esse vídeo foi vazado. Ele pode muito bem ter sido intencionalmente vazado por alguns motivos:

  1. Muita gente ficou decepcionada com a ausência de um aparelho com WP7 no Nokia Connection 2011 (inclusive eu 🙂 )
  2. O que ele mostra, apesar de ser confidencial, é um aparelho matador, com o hardware excelente do N9, rodando WP7
  3. No fundo no fundo, tudo que ele fala é boa notícia.
  4. No final, ele alfineta o povo da Califórnia – Google e Apple? :). Isso não teria nenhuma graça se ficasse escondido num HD de servidor na Finlândia

Teorias à parte, o discurso do Stephen Elop é extremamente positivo e otimista. Ele insiste em agradecer aos funcionários

Primeiro ele fala sobre a pergunta que não quer calar (tradução minha):

“Ok, vocês estão lançando esse aparelho (N9 com MeeGo), mas todos sabem que a empresa está fazendo uma transição para Windows Phone 7. Qual é o sentido disso tudo?”

Segundo ele, existe uma grande quantidade de inovações no N9 que vão seguir vivas no WP7. Um exemplo que ele deu foi o Qt (para a alegria do Marcelo Barros), que deverá sobreviver e transcender o MeeGo. Outro exemplo que ele deu foi que a interface do MeeGo (tão parecida com o WP7) será transportada para outros aparelhos. Ou seja, o hardware do N9 é a base para um aparelho WP7 e vários desenvolvimentos feitos para o N9 serão aproveitados nos aparelhos com WP7.

Depois de falar um pouco, ele chamou outra pessoa para demonstrar o aparelho, que gastou +/- 60% do tempo do vídeo.

Quando acabou a demonstração, o Stephen Elop voltou ao palco para fechar o discurso e falar sobre o futuro da empresa. Ele dividiu em 4 prioridades para eles:

1) “Sustaining our business” (Manter o negócio da Nokia) – Fazer os produtos da Nokia continuarem sendo vendidos, falados, usados.
2) “Transistion” (Continuar trabalhando duro na transição) – Fazer a base de aparelhos e serviços migrarem para a nova organização.
3) “Deliver and launch” (Entregar e lançar) – Manter os lançamentos dos aparelhos Symbian Anna, MeeGo (N9), WP7 e S40.
4) “Change how we work” (Mudar a maneira de trabalhar) – Mudar a atitude dos funcionários, principalmente na comunicação interna dos problemas.

Por último veio a alfinetada nos concorrentes da Califórnia.

Durante todo o vídeo vocês vão encontrar frases de incentivo e agradecimento aos funcionários. Como as que deixo abaixo. (Clique para traduzir no Google)

You are getting stuff done.
Do you get the sense that the things are moving forward?
We are making tremendous progress!
This is what inspires me!
This is a begining of new season.

Para mim, mais importante do que a demonstração do “Sea Ray” foi a visão do futuro da empresa. Dá para ver que eles estão seguindo num bom caminho e que têm tudo para entrar na briga do iOS e Android com o WP7.

O barco do Blackberry vai afundando

Meu primeiro post neste fantástico blog tinha o seguinte título: “Só vão sobrar três“. Foi um post muito comentado, apanhei mais que mulher de malandro (é uma figura de linguagem, feministas por favor não me processem), diziam que estava tomado de um espírito diabólico pois previa algo que não agradava aos leitores.

Eis que vejo muitas das minhas profecias prosperarem, podem ver os arquivos do blog, e decidi fazer uma retificação na profecia original dos sistemas operacionais que vão morrer.

Quando escrevi aquele texto em agosto de 2010 a situação do Android era muito ruim: loja em frangalhos, fragmentação absurda, plataforma de desenvolvimento ruim, etc. Também naquela altura a RIM parecia que dominava o nicho business. De uns tempos para cá, venho aconselhando meus clientes que comem ovo frito na Cinelândia (eu parei de comer) que tirem suas fichas da RIM.

Olhando as ações da RIM você tem uma noção do que acontece:

 

Ações da RIM: você perde 2 dólares para cada três que investiu

 

Portanto a profecia fica agora assim: sobrevivem iOS, WP7 e Android.

Puxa, mas você acha o Android bom? Não! O Android tem uma interface mais feia que bater na mãe por causa de comida, tem ainda uma enorme fragmentação, sua loja é tão infestada de vírus como um rapidshare, seu ambiente de desenvolvimento ainda é uma piada de péssimo gosto e a velocidade em que pululam porcarias chinesas com Android dentro é algo de fazer-nos ficar de cabelo em pé.

No entanto, o Android tem volume. Vai ser low end, mas vai sobreviver. Puxa e o Galaxy S? O Galaxy S é high end mas quem tem dinheiro para comprar ele estaria muito mais bem servido comprando um IPhone.

Já o BlackBerry, que tem seu nicho de mercado no mundo corporativo, vê sua fatia de mercado ir sendo comida por sistemas mais modernos, que oferecem tudo o que o Blackberry tem (menos aquela fonte horrível que eles desenvolveram BB Sans) e com isso o valor das ações da RIM vai derretendo. Com o valor de mercado hoje de 14B de dólares a RIM pode ser comprada com dinheiro de pinga da Microsoft ou da Apple.

 

A Nokia e os seus defuntos

Há uma hora, no evento Nokia Connection 2011, em Singapura, houve o lançamento oficial do N9, o futuro topo de linha da Nokia.

O aparelho tem um Hardware de tirar o chapéu. Vejamos:

* Tela AMOLED de 3,9″ de vidro resistente a riscos
* Resolução de 800×480
* Câmera de 8MP com foco automático e lentes Carl Zeiss
* Captura de vídeos em HD
* Som com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone
* NFC (maneiro!)
* Processador 1GHz (gostaria de saber qual é)
* 1GB de RAM
* Armazenamentos de 16 e 64 GB

E aquelas outras coisas que a gente nem presta atenção:

Bluetooth, aplicativos Qt, vídeo player em 16:9, bateria interna (bate na madeira para ser melhor do que a do N8), Sistema MeeGo…

Peraí!!! MeeGo? Eles disseram MeeGo???

Isso mesmo. A Nokia parece que tem pena de enterrar seus defuntos.

20110621-015307.jpg
Montagem com a tela do jogo Plants vs. Zombies

Neste evento de hoje, além do N9 com MeeGo, anunciaram o Nokia Maps para S40 (não escrevi errado) e que o Symbian Anna será lançado até Julho. Conseguiram falar de todos os Zumbis num evento só.

E os aparelhos com Windows Phone 7? Bom esses não participaram da festa para os Zumbis.

Pode parecer implicância minha esses comentários, mas eu estava torcendo para ver um WP7 neste evento ou até um celular com Symbian Anna. Confesso que fiquei decepcionado com o MeeGo.

Minha única esperança desse N9 não virar o mico que o N900 foi, é o Qt. Talvez, com a facilidade de se portar programas, o sistema tenha bons aplicativos.

Mas será que os consumidores, vacinados por causa do N900, vão acreditar que dessa vez “tudo vai ser diferente”?

Rumores: “A tale of two Steves”

Dois rumores distintos correm na Internet: Steve Jobs estaria muito doente e Steve Balmer seria demitido da Microsoft. Este analista acredita que ambos são falso, mata a cobra e mostra a cobra (afinal de contas se matar a cobra e mostrar o pau não provou que matou a cobra).

Steve Jobs vai morrer disse um site de rumores. Oh my gosh! Tenho novidades para o autor deste site: ele também vai morrer. Quando Steve Jobs anunciou uma licença médica por tempo indeterminado no início do ano, muita gente, inclusive alguns médicos americanos que falaram a jornalistas, especulou que ele teria poucas semanas de vida. E eis que ele reaparece no lançamento do IPad2 firme e forte. No dia 6 de junho, quando fez seu keynote na conferencia WWDC todos estávamos de olho na aparência de Steve e eu fiquei com uma impressão ruim pela voz rouca e pela falta de equilíbrio ao caminhar. Além disso achava que estava um pouco mais magro.

 

Steve Jobs e sua esposa depois do WWDC2011

 

As ações da Apple despencaram, muitos blogueiros falavam do último WWDC de Steve Jobs, muitos profetas do fim do mundo analisavam a condição de saúde de Steve Jobs pelas imagens e falavam de caquéxia, sinais de doença terminal, etc. Acho que tudo isto é especulação vagabunda. Não dá para inferir nada do que vimos, pode ser uma assadura nas partes baixas o que fez andar torto e um vento frio que lhe deu uma faringite, o fato é que um doente terminal não vai se apresentar de Keynote Speaker, não tem a mínima condição. E se o Steve Jobs morrer? Bom você também pode morrer comendo ovo frito na Cinelândia. A Apple sofreria com a morte dele? Sim. Ia continuar tudo igual? Não sei. O fato é que ele está por aí e não há indícios de que vá deixar de estar em breve.

 

Steve Jobs WWDC 2011

 

 

O outro rumor é mais ridículo: estaria sendo montada a demissão de Steve Ballmer. É fato que um dos acionistas grandes pediu a cabeça de Ballmer pelos fracos resultados das ações da Microsoft. Que as ações da Microsoft tiveram perdas é algo que não se pode negar. Como também não se pode negar que o lucro da Microsoft no ano passado foi 25 bilhões de dólares. Isto mesmo, você não leu errado 25 bilhões de dólares. Cresceu 25% em relação ao ano anterior.

Além disso o Windows 7 é um sucesso de vendas, o Kinetic outro sucesso, o Windows Phone não está vendendo bem ainda mas promete, o Windows 8 é uma coisa genial e Ballmer é muito admirado dentro da empresa. Tem a confiança absoluta dos funcionários e a confiança absoluta de Bill Gates. Só no Brasil do PT se demite presidente que dá lucro acima de 10 bilhões (Roger Agnelli que o diga).

 

A lição que podemos tirar disto tudo: “líderes são importantes, mas os verdadeiros líderes são aqueles que preparam sucessores”

Novidades do WWDC 2011 – iOS5, Lion, iCloud

Como vocês podem notar, meus informantes da Cinelândia, onde como meu ovo frito erraram feio e minhas previsões foram um fiasco.

O fato é que ontem o próprio Steve Jobs, que estava de licença médica, apareceu para apresentar o keynote do WWDC, aparentemente bem (achei que mancava um pouco, mas pode ser impressão minha).  Talvez os investidores tenham achado isso também porque as ações da Apple cairam bastante.

De fato as mudanças todas mostradas foram em termos de software, nada, nadinha em termos de hardware. As mudanças não foram nada fantásticas do ponto de vista de uau, mas as mudanças são uma forma de consolidar o iOS como o mais importante sistema operacional de celular e tablet.

O Lion está longe de ser algo impressionante como o prometido Windows 8, que na opinião deste analista é o melhor sistema já feito ou prometido.

O mesmo pode ser dito do iOS5. As mudanças não foram profundas, mas parece que mexerem bastante na robustez do sistema.

Abaixo um resumo das novas mudanças

Lion

  1. Multitouch no desktop
  2. Full Screen Apps
  3. Novo E-Mail client com grandes mudanças
  4. Novo Safari com Read it Later
  5. Mission Control – Modo muito legal de fazer multitask
  6. Mac App Store com muitas mudanças
  7. Instalação só pela Internet (não tem mais CD do sistema operacional)
  8. Lauchpad (modo de desktop que imita o IPad)
  9. Computador sempre liga com os Aplicativos como você deixou (como se sempre hibernasse)
  10. Autosave, Criação de versões dos documentos automaticamente.
  11. Airdrop para compartilhar arquivos na rede local
  12. Integração total com o iCloud

iOS5

  1. Notification center – Na barra superior e na tela de lock
  2. iMessage como o Blackberry Messenger
  3. Newsstand – A banca de jornal do IPhone/IPad
  4. Todo list com cerca GPS (possibilidade de setar Todo lists que ativam em determinados locais)
  5. Twitter totalmente integrado
  6. Novo Safari
  7. Novo software de Camera
  8. Dispensa o ITunes para todas as tarefas
  9. Safari redesenhado com abas
  10. Total integração com o iCloud
  11. Novo Game Center, mais social.

Acho que isto resume as novidades. O iCloud integra todos os serviços dos iOS e do Lion e tem bastante potencial para manter tudo sincronizado. Com 5GB de espaço grátis, digamos que dá para começar.

Ao contrário do que disseram meus informantes da Cinelândia, preciso procurar outros melhores, os lançamentos não foram de cair o queixo, mas foram bem robustos.

Infidelidade móvel

O Brasil é realmente um país atípico. E atípico é um eufemismo, claro. Troque por ridículo, se preferir. Por exemplo, é um dos lugares onde ter um plano pré-pago pode lhe dar mais vantagens do que um pós-pago, mesmo que isso contrarie toda a lógica e bom senso.

Você já deve ter visto um comercial daquela operadora que começa com T e termina com com IM falando sobre “SMS e Internet sem limites” (***) – quando você vê o asterisco já sabe que tem limites, certo ? – Enfim, nesta operadora, você faz isso com aproximadamente 30 reais por mês. E faz DDD a preço de centavos. Aquela outra, que é sinônimo de “olá”, pode dar boas vantagens para quem faz chamadas dentro da rede dela (DDD ou não) ou manda SMSs, num programa de bônus bastante interessante e inteligente. Ou ainda, na outra cujo nome é o antônimo de “morto”, você pode ter “Internet por um mês” (***) – olha os asteriscos de novo ! – por menos de 10 reais. Ou contratar 100 SMSs por 9,90. E, claro que está faltando outra grande operadora, também com planos parecidos de Internet para clientes pré, apesar de não ser tão generosa em SMSs (talvez porque ela chame de torpedos).

E o que, você, ludibriado do pós-pago, ganha com isso ? Se não faz ligações perto do limite do seu plano de minutos PARA OUTRAS OPERADORAS, apenas uma conta no fim do mês. Simplesmente não vale a pena.

Acompanhe os dados de um “ex-pós-pago”. Abaixo, meu consumo de SMS e chamadas. De cara, o volume de SMSs é tal que nenhuma franquia de SMS em planos pós com menos de 150 minutos atenderia. Ou seja: preciso pagar pelo excedente. Para piorar, não tenho perfil de “ligador”, com uma média mensal de menos de 9 minutos para outras operadoras. Isto custaria uns 14 reais, num plano pré. As outras chamadas são para fixo ou dentro da rede (favoritos), justamente os casos de uso cobertos pelos planos pré-pagos. Como consumidor de internet móvel, nunca tive muita chance de migrar para pré. Até agora. Infelizmente a companhia do T não é opção pra mim por ter um sinal péssimo onde trabalho e a que estava faltando tem uma qualidade muito baixa.

No final das contas, literalmente, mudando meu plano para pré-pago, vou gastar menos da metade e fazer a mesma coisa pagando uns 2 pacotes de 100 SMSs, 10 reais de internet e deixando 20 reais para as ligaçoes para outras operadoras.

Moral da história: façam as contas e escolham o que é mais vantajoso para vocês, não paguem pelo que não usam. Portem o número, se for o caso (já fiz duas vezes). Só façam planos pós adquirindo aparelhos se eles realmente custarem muito menos (coisa rara, mas existe) ou realmente precisarem de um bom plano de minutos ou serviços não cobertos num plano pré. Exercite a sua “infidelidade móvel” já que as operadoras não estão nem aí pra vocês.

 

Novo jogo para iPhone – Extreme Sudoku

Acaba de ser liberado para download o nosso novo jogo para iPhone. O Extreme Sudoku.

http://itunes.apple.com/br/app/extreme-sudoku/id440676557?mt=8&ls=1

Um dos nossos primeiros programas publicados na AppStore foi o Sudoku 1000, mas, como aquele jogo foi feito em Javascript e tinha algumas limitações próprias de web-applications, resolvemos reescrever do zero um Sudoku, só que agora totalmente em Objective-C.

Ele é também nosso primeiro jogo feito em seis idiomas (com o sétimo a caminho): Português, Inglês, Francês, Espanhol, Japonês e Coreano. Devido ao sucesso do nosso outro sudoku no Japão e na Coréia, resolvemos traduzir para esses dois idiomas também. Aliás, o site de tradutores One Hour Translate foi nota dez nesse processo de tradução. Recomendamos.

O Extreme Sudoku está com valor promocional de US$ 0,99 por tempo limitado. O valor dele irá subir para o preço normal em breve. Aproveitem!

Ele está disponível para iPhone, iPod, iPhone 4 (retina display) e iPad nos seis idiomas. É baixar e jogar!