Para a Adobe, brasileiro tem mais… Tem mais é que pagar mais caro.

Há anos sempre usei e recomendei a dupla Inkscape + Gimp para trabalhos rápidos com imagens e desenhos. Os programas, apesar de limitados, funcionam, são grátis e ainda funcionam maravilhosamente bem tanto no Windows quanto no Linux (usei Ubuntu vários anos).

O grande problema é que no Mac, plataforma que estou usando desde o início do ano, nenhum dos dois programas roda direito. Para começar, precisam do X11 para Mac e ficam completamente capengas no sistema do Steve Jobs.

Para tentar resolver esse assunto, há uns 5 dias resolvi baixar no site da Adobe a versão de testes do Adobe CS5.5, recém saída do forno e estampada nas propagandas de 9 entre 10 sites por aí. Baixei os 5.0 GB que englobam todos os programas do pacote e instalei.

Realmente, os programas são 6,02 x 1023 vezes melhores que os pobres “equivalentes” open source. Dá para fazer misérias com o Illustrator. Com o photoshop não mexi muito ainda, mas já deu para ver que é muito melhor que o Gimp. Além disso o pacote inclui um punhado de outros programas excelentes.

Testes feitos, vamos ver quanto essa criança custa? Aí começa o problema. Nem a Adobe sabe quanto custa o pacote de programas. Eu explico.

Entrei na loja da Adobe (www.adobe.com) e vi o seguinte preço:

Tenso… Quase 2.000 obamas por 5.0GB de programas… Mas aquele “Subscribe” ali me tentou. US$95,00 por mês não ia matar. Qualquer coisa cancelava e voltava para a dupla Inkscape+Gimp.

Cliquei e coloquei o dito cujo no carrinho de compras com a opção de “Subscribe”. Aí veio a segunda pergunta, mensal ou anual?

Hum… Mensal, US$139,00/mês. Anual, US$95,00/mês. Se desistir antes de um ano na opção anual, vc paga uma multa com diferença do mensal para o anual nos meses que você usou. Justo.

Vamos lá, anual. Checkout. (Já fui preparando o cartão de crédito).

Nessa hora, ele me pergunta se eu já tenho conta na Adobe. Sim, comprei o Flash Builder no ano passado. Coloquei o login e a senha e mandei seguir.

Num piscar de olhos, a página ficou em português por causa do meu endereço e, para minha surpresa, o preço subiu de US$ 95,00 para US$185,00 SEM IMPOSTOS!

Não satisfeito, fui ver novamente quanto custava o bendito programa e voltei para a home, agora em português. Lá me deparo com isso:

Acuma????? Quase dobraram todos os preços! E ainda em dólar! E ainda SEM IMPOSTOS!

Muito indignado, entrei no chat de suporte da Adobe – ficou em inglês de novo – e aguardei uma alma me atender. Depois de uns minutos um sujeito com nome de indiano me atende.

Depois de uma rápida explicação ele disse que não sabia porque estava diferente o preço e me pediu para enviar um e-mail para brazil@adobe.com com essa dúvida.

Mandei um e-mail no dia 21/05/2011 para o endereço que ele me informou e estou até hoje esperando resposta.

Cansado de esperar, resolvi telefonar para o 0800 da Adobe do Brasil para ver se resolviam a confusão. Telefonei, escolhi a opção de compra e fiquei uns 15 minutos na musiquinha. Quando já estava desligando e desistindo, me atendeu um sujeito.

Resumo da ópera. Ele também não sabia que havia essa diferença. Na verdade nem sabia o valor certo do pacote. Depois de muita procura, muita espera, ele me veio com a seguinte pérola:

Adobe: – “O senhor pode comprar na loja dos EUA.”
Eu: – “Posso?”
Adobe: – “É… bem… Na verdade eu não sei porque lá está mais barato… Pode comprar lá”
Eu: – “Mas quando eu coloco meu usuário e senha já caio na loja do Brasil”
Adobe: – “Basta o sr. não dizer que quer o CD que o sr. pode comprar na loja de lá”
Eu: – “Certo. Vou fazer isso então.”
Adobe: – “Se bem que… Se o sr. fizer isso, vai estar fora da licença da Adobe, que liga o usuário ao país”

*** SANGUE FERVENDO ***

Pinóia! O site está errado, o cara não sabe resolver, não sabe porque está assim o valor e ainda me sugere fazer um negócio que é contra a licença. Show de horrores!

Já estava com a paciência estourada e vi que o infeliz do outro lado da linha não ia conseguir resolver o problema e resolvi agradecer e desligar.

Vou usar o CS5.5 até o período de 30 dias acabar e vou voltar para a dupla Inkscape + Gimp.

Só gostaria de saber porque o programa custa quase o dobro aqui na “terra onde tudo que se planta dá”.

O preço está em dólares, o programa NÃO está em português, a ajuda NÃO está em português, o preço está SEM impostos e o cliente tem que pedir o produto SEM mídia (CD/DVD).

É, brasileiro tem mais… (Complete a frase como quiser)

Comments on this entry are closed.

  • Isso é um incentivo à pirataria, e depois os caras reclamam que no Brasil essa prática os prejudica. Não só pelo preço alto em si, mas pela sacanagem que é pagar mais caro do que em outros países. Muitos que se deparam com isso com certeza acabam optando pela versão do camelô, só de raiva por essa atitude da Adobe.

  • Carlos Bueno

    Brasileiro tem mais é que…

    Reclamar, fazer abaixo assinado e postar na net até eles cairem na real de que não somos tão insignificantes assim para sermos tratados deste jeito.
    Tenho fé que ainda chegamos lá…

  • LEONARDO

    Pois eh… agora pra ficar mais simples, vc joga as questoes morais no lixo, vai ate a esquina e compra por R$ 10,00 um dvd com tudo isso e pouco mais. Pirataria ? Ou talvez “auto-regulacao do mercado” ? Por preco e/ou qualidade do servico perdem o cliente.

  • Rafael

    (…) é que piratear mesmo!

  • José Antonio

    Desculpe, não concordo com pirataria.

    Se eu não posso comprar, vou voltar para o Open Source mesmo.

    Mas que é um descaso da Adobe isso é. Ridículo o suporte deles. Se esse suporte é o que faz ficar mais caro, realmente não vale.

  • José Antonio

    @Leonardo Jogar as questões morais no lixo nunca!

  • LEONARDO

    tem solucao melhor. va nos eua e compre la. Gere impostos para eles, faca evasao de renda. Ebay, etc.

  • Caro José Antonio:
    Sabes que faz tempo que comento aqui, mas diante do exposto fiquei indignado, e solidário com você, apoio sua atitude de não usar produtos piratas. Mas a atutide da Adobe não se justifica.

  • Pedro Paulo

    eu por princípio não concordo com a pirataria, no entanto atitudes como esta da Adobe que no fundo são uma tungada no cliente fazem com que a pirataria se apresente como uma solução justa para com o cliente.

  • RAmorim

    José Antônio, você cometeu alguns erros… primeiro… tentou o atendimento da Adobe via chat, segundo tentou por email… terceiro (e pior) tentou por telefone. Esquece o atendimento e suporte da Adobe no Brasil. A diferença do preço em dolar nos sites nacional e gringo eu te explico, Impostos. Todos os sites nacionais são cotados em dolar mas as edições nacionais são taxadas (e por isso mais caras). É o mesmo motivo pelo qual você não pode comprar na loja online gringa, por mais que você esteja adquirindo um software original, ele continua ilegal pelas leis brasileiras. Quer comprar um software Adobe, a melhor forma é ligar numa revenda, aproveite que você já baixou o trial e peça pra comprar somente a licença para ativar o produto.

    Eu entendo o procedimento pois trabalho com pessoal de uma revenda Adobe. Se quiser entra em contato pelo meu email que te passo o telefone de lá. Abraço.

  • RAmorim não vejo lógica nenhuma na sua explicação.

    1- se você reparar, na imagem acima, o valor quase dobrado está SEM IMPOSTOS…

    2- se o programa é da Adobe eu não devia ter entrado em contato com eles?

  • E mais, querer comprar eu quero, mas não sou otário de pagar o dobro. Se não posso pagar o mesmo preço dos EUA, azar da Adobe que não vende.

  • Zé,

    Eu entendo a Adobe. O raciocínio é o seguinte. Se o brasileiro é otário o suficiente para pagar mais de 50% de impostos em carros e até 120% de impostos em jogos, porque não seria otário de pagar o dobro sem os impostos, já os paga com os impostos mesmo.

    Retuitei.

    Quero saber o fim deste caso.

    Abs

  • RAmorim

    Sem querer anular seu raciocínio, mas se precisar de software Adobe, esqueça a empresa, ligue direto numa revenda (Pars, Brasoftware, WOC). Lá com certeza eles te ajudam.

  • crmac

    Tive um problema semelhante com a mesma Adobe, tentei comprar a versão para estudantes do Acrobat X, que no EUA custa US$ 119,00. Mas no Brasil as distribuidoras do produto tenta se esquivar de todas as formas de vender o produto, após muita insistência consegui que a distribuidora aqui de Porto Alegre, me vendesse por R$ 490,00 (=ou- US$ 293,00)sem mídia. Mas após preencher todos os formulários provando minha matrícula na Faculdade, veio a surpresa, no Brasil existe uma discriminação por faculdade, o preço que foi informado é para alunos da PUC/RS e eu estudo na ESADE, o preço: o US$ 515,00.

  • Olha sinceramente eu acho isso um absurdo, e tanto é que eu estava lendo uma matéria no qual falava porquê a Adobe não lança uma versão português dos programas no Brasil, isso todos já sabem né, por causa da bendita pirataria que circula por aqui. Com relação ao preço SEM IMPOSTOS, eu acho sim que os impostos foram atribuidos no valor sem dizer que há impostos. Isso acontece o mesmo com o Honda City versão equipada (cambio automático, airbag, freios ABS) que foi lançado no México num valor de R$ 25.800,00 sendo que aqui no Brasil sem os equipamentos é sugerido R$ 56.210,00. Isso tudo é um absurdo, literalmente um absurdo. Vamos acabar com isso!

  • Marcelo

    E quanto sai o imposto se eu quiser comprar na loja online da Adobe do Brasil??

  • Jean

    Meu perfil: Faço serigrafias. Vendo roupas em feiras livres. Já pirateiei o Photoshop e o Corel. Convencido de que isso não era certo passei a usar o Inkscape e o Gimp. São menos, no entanto sei que o uso é legal e esses programas podem melhorar muito.
    Acredito que os desenvolvedores desses programas têm que defender uma grana. Então eu pergunto?
    – Existe alguma forma de eu pagar aos responsáveis da criação e melhora desses programas ? Não sei como dizer mas a verdade é que eu queria pagar uma mensalidade aos responsáveis pelo gimp e pelo inkscape, (tipo 5,00 contos pra cada por mês, é pouco mas penso que se todos nós que usamos esses programas fizermos uma pequena, mas constante colaboração todos nós saíriamos ganhando.
    No meu caso só preciso estar convencido de que estou pagando para as pessoas certas.
    Se eu escrevi besteiras, desculpe, de modo geral sou fraquissímo em informática, se não estou diposto a ouvir sugestões de como proceder na busca do meu intento que é:
    Demonstrar aos resposáveis pelo gimp e o inkscape, que eu também lhes posso oferecer alguma coisa em troca, pequena mas constante. è mais ou menos isso. Valeu?
    Desculpe se falei besteira…

  • [PBR]

    Desde que aquele indiano assumiu como CEO da Adobe, ela so anda para traz!
    Ate os softwares estao piorando, todas as atitudes da empresa so tem piorado!

    Uma pena, que era uma empresa de respeito, com otimos produtos!
    Hoje, ja acho que ate a Corel esta melhor!