Novo golpe – Software OEM para roubar dados de cartão

As pessoas que não topam pirataria, gastam um bom dinheiro comprando software e geralmente estão atrás de soluções alternativas gratuitas, open source ou mais baratas, para os softwares que precisam usar.

Há soluções open source e gratuitas que atendem bem, mas há outros programas que não têm alternativas nem baratas.

Outro dia me deparei com a propaganda de um site chamado OEM Buzz que dizia vender licenças originais de softwares das mais diversas empresas com um preço muito mais baixo. Resolvi dar uma olhada. O site é extremamente bem-feito e dizia que vendia mais barato porque não enviava mídia (CD ou DVD), caixa e manuais em papel. Só a licença do software e o link para baixá-lo. Além disso, exibiam os logos de “certificados” da Microsoft, Adobe, Autodesk e cia.

Dizem por aí que quando a esmola é demais o pobre desconfia. Por isso já cheguei no site com um pé atrás. No site, programas como Flash CS5 estavam custando a metade do preço ou menos.

Resolvi colocar um software baratinho no carrinho de compras e ir para a página de pagamento, para ver se aceitavam PayPal. Se aceitassem ia comprar para testar.

Ao entrar na página de compras, primeiro não aceitavam Pay Pal. Segundo, o mais grave, a página não era HTTPS.

Fui verificar o Whois do site e vi que ele estava hospedado na Ucrânia e o dono é um Russo de São Petersburgo. Além disso, ao contrário do que o site dizia, ele não estava no ar há mais de cinco anos. Havia sido criado em janeiro de 2011.

Parei por aí e fui pesquisar se havia alguém falando mal ou bem desse site e descobri que agora existe uma febre de sites de “Software OEM” que existem pura e simplesmente para roubar dados de cartão de crédito dos incautos.

Quase todos esses usam o mesmo sistema e curiosamente usam sempre o mesmo telefone de atendimento ao cliente e suporte: +1 800 705 7180, apesar de estarem registrados em nome de pessoas diferentes.

Deixo abaixo alguns exemplos desses sites safados que roubam dados de cartão:

http://oembuzz.com/
http://buyoemsoftwareonline.com/
http://oemsoftworld.net/
http://softbuycatalog.com/
http://softdealonline.com/
http://softsupreme.com/
http://softwarecomputer.org/
http://software-customers.com/

Na dúvida, na hora de comprar um software comercial, a dica é comprá-lo diretamente do fabricante ou numa loja de varejo conhecida. Não existe mágica de preço… A menos que o software esteja numa dessas compras coletivas, não há como ele estar mais barato que no site do fabricante.

Comments on this entry are closed.