E agora quem poderá me defender?

Quando as Telecomunicações no Brasil foram privatizadas as coisas melhoraram muito, mas era necessário que houvesse uma agência de Telecomunicações que regulamentasse e controlasse o setor. Durante os oito anos do governo Lula e agora no governo Dilma vemos uma favelização da Anatel que resulta em situações como a que vai abaixo:

Cliente tem um Virtua e contrata um link de redundância com a Embratel. A Net e a Embratel passam, sem avisar o cliente, a compartilhar a infra-estrutura, assim quando cai o Virtua, cai a Embratel e a redundância vai para o brejo.

Vendo o Vírtua cair 20 vezes por dia nos últimos 10 dias, o cliente decide cancelar o link da Embratel. Como tem número telefonico com a Embratel, pede a Net a portabilidade, eis o relato do infeliz.

Solicitei portabilidade do número (11) nnnn-nnnn da Embratel para a Net
A Atendente (Cristiane) disse não ser possível já que a Net é a Embratel. Depois de argumentar por 30 minutos dizendo que a Net não é a Embratel e portanto a portabilidade é uma norma da Anatel a atendente transferiu-me para outra atendente.
A segunda atendente que não se identificou, disse que não era possível, mas diante dos argumentos de que estaria descumprindo a lei ao não fazer a portabilidade disse que daria início ao processo.
Depois de mais quinze minutos de espera a atendente disse que ia concluir o processo e deixou-me em espera.
Sem nenhum aviso cortou a ligação.
Solicito:
1) A portabilidade imediata do número em questão para o Net Fone
2) Cópia da gravação da chamada, de acordo com a lei dos Call Centers, para que possamos tomar as devidas medidas legais.
Atenciosamente
nnnnnnnn

Aí o que faz o cliente? Reclama com a Anatel. Após preencher inúmeros formulários, digitar senhas e ter que usar o IE8 para navegar no site da Anatel ao submeter sua reclamação ele ganha:

Microsoft OLE DB Provider for SQL Server error ‘80040e14’

Incorrect syntax near ‘,’.

/focus/faleconosco/RealizarAtendimento.asp, line 44

Deseperado, pensa em pedir auxílio ao Chapolim Colorado.

Deixando de lado o humor, Lula, Dilma e o PT estão destruindo o Brasil. Estamos em processo de Zimbabuização rápida.

 

Comments on this entry are closed.

  • Ótimo texto, Pedro Paulo.

    Estou há mais de 45 dias com um chamado de portabilidade aberto na Anatel. A Oi me dá o prazo de 7 dias úteis para que cada linha que eu tenho seja portada da Embratel para ela, uma a uma e a Anatel diz que isso não é legal, mas que não pode fazer nada além de cobrar a operadora, que está c@g@ndo e andando para ela.

    Enquanto isso as chamadas no meu Embratel PME picotam mais do que celular embaixo d’água e não tem alma que faça o telefone funcionar aqui.

    É a favelização das agências reguladoras mesmo…

  • Basta ver a sequência de reportagens da Band no mês passado sobre o assunto e entenderão porque a Anatel é assim. Estou há 2 meses com reclamação aberta contra a Sky e até agora nada.

  • Caro Pedro Paulo, o texto é excelente e muito útil para observarmos a quantas anda o nosso sistema de telefonia. Obviamente, não só o de telefonia mas outros concessionários literalmente fazem o que querem e não agências reguladoras ou santos que dêem jeito.
    Penso que as críticas político-partidárias é que ficaram fora do tom informativo do post, mas já que foram feitas, darei minha contribuição. Não sou partidário do PT, nem votei em Lula nem Dilma, mas a favelização que vc mencionou teve início ainda no governo do sr. FHC após a morte do então ministro das telecomunicações Sergio Motta, o mentor do processo ( coerente ) de privatização.
    Seu sucessor, o sr. Luis Carlos Mendonça de Barros tinha outros interesses e a partir daí, o caldo entornou de vez com os interesses político-partidários tomando comando da Anatel, desde então, parceira e não controladora das operadoras de telefonia.
    Abçs

  • Pedro Paulo

    @juliobastos – acho que sua visão não é correta: o sistema Telebrás foi privatizado em 29 de Julho de 1998. A Anatel foi instalada em 5 de novembro de 1997. Sergio Motta morreu em Abril de 1998.

    Acho que todos observamos que o aparelhamento das agências, em especial da Anatel e da ANAC se deu no governo Lula e continua assolando o Brasil.

  • humberto

    Aqui em casa já tivemos muitos problemas com operadoras, portanto lhe deixo algumas dicas:
    – faça sua própria gravação, eu uso o notebook com o telefone em modo viva-voz
    – peça sempre o nome do atendente e avise que se desligar na sua cara vc vai denunciar porque está gravando. Se acontecer de desligarem, ligue imediatamente de novo, não aceite falar com outro atendente, peça para falar com um supervisor e reclame muito, sempre gravadno tudo.
    – peça e anote o número de protocolo de cada atendimento e confira se os anteriores foram registrados
    – faça uma reclamação à Anatel via site ou telefone, informando os números dos protocolos de atendimento fornecidos pela operadora, e indicando claramente o problema que está ocorrendo. Vc receberá da Anatel um protocolo para sua reclamação.
    – ligue para a operadora, pegue outro protocolo do atendimento, informe que fez uma reclamação à Anatel e informe o número dessa reclamação, peça para incluirem nas anotações do atendimento.
    – muita paciência… tem que ligar todo dia, checar o status e ser muito chato até resolverem. Peça sempre para informarem o prazo para solução, se passarem do prazo, faça nova reclamação à Anatel informando os protocolos desde o pedido do serviço até os protocolos em que fica comprovado que o prazo foi expirado sem solucionar.
    – boa sorte para todos nós… esses absurdos acontecem com bancos, cartões de crédito, etc.

    ah— e por favor, essa caixa de texto aqui não permite copiar a colar, selecionar texto nem posicionar o cursor pelas flechinhas do teclado, … não sei se é minha instalação do Seamonkey. Ou será que este site também só funciona em IE???

  • Meus caros, um governo composto de sindicalistas pelegos, vagabundos, incompetentes, corruptos, mensaleiros e quadrilheiros, mancumunados com o PMDB de Sarney, Renan Calheiros e Jáder Barbalho, não poderia dar em outra coisa.
    Pagaremos um preço muito alto pela incompetência e roubalheira dessa corja de políticos com a bênção do Poder Judiciário que só tem poder e autoridade para julgar micro, pequenas empresas e bandidinhos pé-de-chinelo!
    Isso é o Brasil dos PeTralhas!

  • Gabriela

    Boa tarde a todos e queria pedir uma ajuda. Gostaria de saber o que adianta recorrer a Anatel.. Explico: estou tentando mudar minha empresa desde 21/01/2011. Após diversos desencontros de informações (diziam que havia inviabiliade, depois disseram que tinha) agora o ultimo protocolo confirmaram a viabilidade e passaram o valor da mudança e demos o OK. Até hoje dia 21/06 estou esperando a Embratel se manifestar.. já abrimos o protocolo na Anatel e reitero todos os dias até então. O que a Anatel de fato faz? Vi que segundo normas da Anatel, a Embratel teria que fazer a mudança em 24 horas..Lögico que após a mudança vamos entrar com um processo, queria saber onde a anatel se encaixa pois até agora não nos ajudaram em nada. Inclusive liguei na Anatel para perguntar o que eles poderiam fazer a mais e me disseram que só reiterar o chamado.