Ganhe produtividade no seu dia com a Priority Inbox do GMail

Antigamente, muito antigamente, na época das cavernas da Internet, todo mundo só checava e-mail uma vez ou outra durante o dia. Hoje, os e-mails invadem nossas vidas mais do que qualquer outra coisa.

Uma das coisas que mais me atrapalhava durante o dia era a leitura de e-mails. Eu tinha o péssimo hábito de ler as mensagens quase sequencialmente e resolvê-las, quando fosse o caso, também tão sequencialmente quanto.

Além disso, ficava nervoso quando tinha a caixa de e-mails com N mensagens não lidas, com medo de estar deixando de fazer alguma coisa importante. Ou ainda, quando via o anúncio de nova mensagem no título da aba, corria para ver o que era. Raríssimas vezes era alguma coisa importante mesmo.

Sempre pensei que seria ótimo se tivéssemos alguém para ler os e-mails e selecionar o que tínhamos que resolver na hora e o que poderia ficar na gaveta até termos tempo de ler. Coisas como avisos do Facebook, e-mails com Powerpoint da tia, fotos da viagem do primo podem ficar para depois. O mesmo não vale para a mensagem do cliente ou do chefe, que deve ser resolvida o quanto antes.

É óbvio que todo mundo dá uma checada na lista de e-mails toda antes de ler as mensagens, até para ver se não passou algum SPAM no crivo do GMail, mas só ler o que realmente interessa seria muito bom.

A solução para esse problema existe e não se chama secretária, chama-se Caixa Prioritária (Priority Inbox) do GMail, um serviço que cria três seções na sua caixa de entrada com os seguintes títulos:

  1. Caixa Prioritária
  2. Com estrela
  3. Todas as demais

Assim, o número de mensagens que aparece no título da aba do GMail é o número de mensagens da caixa prioritária. As mensagens menos importantes, caem na terceira caixa e ficam lá para quando você puder lê-las. Dependendo da quantidade de mensagens da sua Caixa Prioritária, as demais mensagens nem aparecem na tela.

Ok, mas omo o GMail sabe o que é importante para mim? Bom, assista o vídeo abaixo e descubra.

Nas primeiras vezes ela pode errar um pouco, mas, com o tempo, ela passa a acertar em cheio o que é importante e o que não é.

Comigo, enquanto não ganhei confiança na Caixa Prioritária, ainda dava umas checadas nos outros e-mails. Depois de um tempo, passei a ver só a Caixa Prioritária e pronto, acabo ganhando muito tempo com isso.

O mais legal disso tudo, é que, se você não gostar da Caixa Prioritária, pode desativá-la a qualquer momento sem problema algum.

Para habilitar e configurar sua caixa prioritária, clique em Configurações -> Caixa Prioritária no seu GMail.

Comments on this entry are closed.