Recuperando o Ovi Store do N8 após hard reset

Se você é um daqueles infelizes que fez um hard reset no N8 (versão 011.012) e não conseguiu reinstalar o aplicativo Ovi Store, a boa nova é que agora é possível, com o firmware 013.016 (PR1.1).

Basta reinstalar o firmware (cerca de 173MB), via Ovi Suite, e depois ir no aplicativo de atualização de software do aparelho. Ele irá listar o Ovi Store como disponível para instalação (uns 15MB). Instale, atualize e terá novamente o aparelho funcionando normalmente.

Eu passei por isso e, confesso, foi irritante. Usuário antigos de Nokia sempre fizeram hard reset. Estão habituados. E, de repente, perdem um dos aplicativos mais importantes por quase 3 meses. Eu tentei de tudo, nenhuma dica mágica encontrada na internet funciona de verdade. Pra piorar, quando saiu o firmware 013.016, eu fiz update via OTA e não tive a opção de atualização do Ovi, era preciso fazer via Ovi Suite. Ao tentar fazer via Ovi Suite, descobri que a opção “reinstalar” não estava disponível. Ela só apareceu cerca de duas a três semanas depois, permitindo a correção da falha.

Por alguns momentos quase cometi uma besteira, pensando seriamente em usar ferramentas como Phoenix Service ou Nokia Care, encontradas no submundo da internet. Como o NaviFirmware não mostrava o firmware correto para o meu product code, acabei desistindo. Aliás, não parece ser possível mudar o product code do N8. O Nessus não consegue, nem o Phoenix.

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo,
    vc poderia me dar uma dica?
    Descobri que a Nokia liberou há algum tempo a atualização de firmware para o Nokia E63 ( está atualmente na versão 500.21.009 ). Porém, pelo meu Nokia Suite, a versão disponível para o meu aparelho é a 110.21.006.
    O problema é que tenho um cagaço para fazer a troca de firmware para poder atualizar…só a troca do product code resolve? Ou há outro jeito de fazer essa atualização?

  • Marcelo Barros

    em geral basta trocar o product code e atualizar via Ovi suíte. Procure um product code adequado, com a mesma variação de idioma e que tenha versão de firmware mais recente. O navifirmware pode lhe ajudar a achar isso. Agora, tenha cuidado, o programa de update não vai deixar você retroceder a versão.

  • Bruno

    Fiz um hard reset em meu N8 e perdi o ovi loja. Já tentei de tudo para reinstalar, mas ainda não consegui, tentei o procedimento acima mas ainda não consegui. Quando estava tentando a primeira vez usando o método QT apareceu a atualização para o ovi loja, mas sem querer cancelei, e depois disto não consigo mais ver esta atualização. Depois disto foi que fiz o método acima, e mesmo assim nada. Caro Marcelo Barros, vc pode me ajudar? O que faço?

  • douglas lagos

    olá galera para ter d volta o pacote QT é só ir no site nokia beta labs fazer o login ir em aplicativos nokia bubbles Download & Installation opção 3.Install qtdowngrade.sis to C:/Phone Memory instalar e pronto está resolvido o problema resolvi o meu assim !!!!! abraçosssss

  • Bruno

    Consegui Reinstalar o ovi loja como Marcelo Barros falou. Dei um Hard Reset novamente, restaurei meu back up e reinstalei a firmware pelo ovi Suite. Mandei atualizar o aparelho, ela não apareceu no começo, mais depois de umas horas ficou disponível. Fiz a atualização e o meu N8 tá normal agora!!!!
    Valeu Marcelo!!!!

  • Valeu Marcelo! Vou tentar.

  • Marcelo Barros

    Bruno, eu não comentei mas tinha feito um hard reset de novo, antes de fazer todo o processo, como você comentou.
    Agora, o fato de não trocar o Product Code pode atrapalhar muita gente cuja operadora não liberou o firmware. Uma pena.

  • douglas lagos

    PARA QUEM DEU O RESET E PERDEU O PACOTE QT é só ir no site nokia beta labs fazer o login ir em aplicativos nokia bubbles IR EM : Download & Installation opção 3.Install qtdowngrade.sis to C:/Phone Memory instalar e pronto está resolvido o problema resolvi o meu assim !!!!! O OVI SERÁ ATUALIZADO NORMALMENTE !!!!!!!!!!

  • Tiago

    POR FAVOR ALGUÉM PODE ME AJUDAR???!!!
    ESTOU TENTANDO ATUALIZAR O SW DO MEU N8, PORÉM TODA HORA QUE EU COLOCO PRA ATUALIZAR O CEL TIPO DESLIGA E O OVI SUITE PERDE A CONEXÃO COM O CEL. EU BAIXEI TBM O NOKIA SW UPDATER E O MESMO ERRO ACONTECE O QUE EU DEVO FAZER??????

  • Sandra

    Olá, estou com o mesmo problema do Tiago…Alguem pode ajudar????

  • Eneias

    Para resolver o problema da reinicialização primeiramente, reinstale o QT via QT SDK (baixe via este link: http://qt.nokia.com/downloads/), é demorada a instalação. Após a instalação abra-o no menu iniciar e instale no aparelho: QT, QTMobiliy, QMLWiewer, e QTWebKit. Após o teu celular não reinicializará podendo prosseguir com as atualizações.

  • Jairo Rios

    Nokia N 8 -> Acredito estar com meu Ovi store corrompido , não consigo abaixar nenhum app , so aparece a ampulheta e quando entro na minha conta / meus itens ocorre o mesmo a tela fica cinza , com a ampulheta girando . O que devo fazer para restaurar a Ovi store? Ja liguei para o suporte da Nokia e eles apos diversas tentativas como soft reset e reinstalar o programa sugeriram encaminhar para a assistencia tecnica , vcs poderiam sugerir algo para mim? Obrigado.

  • Michelle

    Eu fui fazer o download do ovi loja e deu problema e sem querer eu exclui ele aí excluiu ovi loja, o tema do celular, o jogo, a internet que estava pegando muito bem, o toque que vem do celular e o papel de parede que vem do celular. O que eu faço?

  • Estou com o mesmo problema do Jairo Rios.!!! outra coisa, meus contados as vezes somem…

  • Domitila

    Olá Marcelo,estou desesperada não sei mais o que fazer, não consigo atualizar o OVI LOJA, ele pede atualização necessária, e quando está instalando, é interrompida e retorna ao menu principal .
    Muito obrigada, aguardo sua resposta

  • sami

    eu resetei meu n8 e agora quando tento instalar a ovi, abre o navegador e pede pra baixar. só que quando baixo e tento entrar ele entra novamente no navegador

  • Eliza

    para resolver esse problema basta primeiramente seguir esses passos:
    1) siga as instruções nesse link http://www.nokia.com/br-pt/suporte/perguntas-frequentes/?action=singleFAQ&caseid=FA136074_pt_BR ou leia abaixo:
    Por que a Ovi Store não funciona depois que eu atualizei o meu aparelho para o Symbian Anna?
    O motivo deste problema é a incompatibilidade dos componentes QT. Por favor siga os seguintes passos:
    1. Peça ao usuário que acesse a página http://lr.ovi.mobi/store/client-symbian-3/ pelo navegador do aparelho
    2. Aparecerá a opção para baixar o arquivo OVI store installer ( 2.12.45)
    3. Baixe e execute o arquivo
    4. Ao executar o arquivo, irá se estabelecer novamente uma conexão com a internet para automaticamente baixar os “QT Files” (serão no máximo 3 dependendo do que o usuario já possui no aparelho)
    5. Uma vez concluído o processo anterior, peça ao usuário que acesse novamente a Ovi Store e tente baixar um aplicativo.
    6. Caso apresente alguma falha, certifique-se de que o arquivo foi corretamente instalado. Vá em Menu –> Configurações –> Gerenciador de aplicativos –> Aplicativos instalados e verifique se a versão do Ovi Store. Deve ser 2.12.042 se for Symbian Anna ou 2.12.033 se não é Anna.

    2) faça seu login no site nokia beta labs http://betalabs.nokia.com/
    procure pelo aplicativo ” Store QML client” baixe e instale o aplicativo pelo Nokia Suite

    Obs: Para todos efeitos, certifique se a internet do N8 está funcionando, pq senão vai ser impossível seguir todos esses passos acima, a instalação não é demorada depende da conexão da sua internet e da sua paciência, eu me conectei pela wifi da minha faculdade, pq a wifi daqui de casa não presta, ou então use pelo serviço da sua operadora mesmo. Enfim pelo menos foi assim que consegui restaurar meu ovi loja, além de ter seguido as dicas da galera desse site, Valeu Marcelo! o post é antigo mais me ajudou muito, obrigada!