Foursquare – Use a seu favor

O foursquare já não é um serviço novo há muito tempo. Dizem até que existem serviços melhores, mas não vou entrar nesse mérito. O que eu vou dizer aqui serve para qualquer serviço que misture localização geográfica com redes sociais.

Para quem não sabe, o Foursquare é uma mistura de jogo com rede social onde você pode compartilhar com outras pessoas o lugar onde você está no momento. A graça do 4sq (abreviação de Foursquare) é publicar no Twitter, Facebook e cia sua localização, juntamente com seus comentários.

Exemplo de post do Foursquare no Facebook

Exemplo de post do Foursquare no Facebook

A cada check-in no Foursquare você ganha pontos para competir com seus amigos. Se você vai muito a algum lugar, pode se tornar o prefeito (mayor) daquele lugar. Além disso, o serviço dá distintivos (badges) para alguns feitos (Fazer check-in com N pessoas, fazer N check-ins no mesmo dia, etc). Tudo isso conta no jogo.

Outra coisa interessante desse serviço é o fato de alguns estabelecimentos usarem os dados do Foursquare para darem descontos aos seus clientes, como forma de fidelizar os clientes. Apesar de já ter visto isso aqui no Brasil, essa prática ainda não está muito difundida por aqui, mas em outros países é bem utilizada. Na Escócia, por exemplo, vários pubs dão descontos ou bebidas grátis ao mayor do estabelecimento no Foursquare. Outros estabelecimentos dão descontos para os que fizerem check-in N vezes no Foursquare.

Para as empresas, isso é excelente, já que eles sabem exatamente o perfil de cada usuário do seu estabelecimento (o que usam foursquare, é claro), além de poderem descobrir os problemas que quase nunca saberiam, já que o check-in quase sempre vem junto com um comentário.

Até aí, tudo bem, mas agora vem o problema da brincadeira.

Algumas pessoas têm usado o foursquare de forma errada, inadvertidamente ou de má fé, e acabam se prejudicando ou até prejudicando outras pessoas. Me explico. Como isso é um jogo e cada check-in conta, as pessoas acabam apelando para conseguir ficar na frente de seus amigos.Tenho visto várias pessoas fazendo check-in em casa ou fazendo check-in na casa de outras pessoas. Alguns colocam até o número do apartamento para poderem criar lugares diferentes dos já existentes.

Isso acaba expondo o seu endereço ou, o que eu acho muito pior, expondo o endereço de outras pessoas que, às vezes, nem sabem que estão expostas. Um convidado que vai à sua casa, pode colocar seu endereço no Foursquare e você não poderá tirar o local da rede. Outra coisa, tão ruim quanto fazer check-in em casa, é fazer check-in no trabalho. Para piorar, não se pode apagar um lugar no Foursquare, ou, pelo menos eu não achei uma maneira de se fazer isso nem no site deles.

Um site americano quis mostrar o risco de abrir essa informação na Internet e criou o “serviço” Please Rob me (Por favor me assalte), que fazia justamente uma busca por “house”, “home”, “work” e cia no Foursquare e retornava os últimos check-ins na sua home para qualquer um ver. O serviço (http://pleaserobme.com/) já foi tirado do ar, restando só o site, mas, enquanto ainda funcionava, era assustadora a quantidade de pessoas que fazia check-in em casa ou na casa de alguém conhecido.

Deixo abaixo, umas dicas para você usar bem o foursquare:

  1. Nunca faça check-in em casa ou no trabalho
  2. O mesmo serve para a casa de outras pessoas
  3. Não aceite como amigos no foursquare pessoas que você não conheça.
  4. Só faça check-in em lugares públicos.
  5. Faça check-in na hora em que já estiver saindo.
  6. Por caridade com seus amigos, nunca faça check-in no banheiro (ex.: Fulano checked in @ banheiro do shopping)

Na prática, para mim o foursquare só serve para eu fazer check-in nos lugares que dão desconto por frequência ou, quando estou viajando, para os amigos e parentes poderem acompanhar um pouco da viagem. Às vezes dou check-in em lugares que estou passando próximo, só para ganhar pontos e bagunçar a vida de quem acha que vai descobrir alguma coisa sobre mim no foursquare. 😀

Isso não é neurose, é precaução. Nunca se sabe quando alguém usará essa informação para te prejudicar.

Resumindo: Pense bem antes de revelar para o mundo todo aonde você está ou esteve. Isso pode ser usado contra você ou contra outras pessoas.

Comments on this entry are closed.

  • dclobato

    Alguns comentários sobre o post:

    — Para fazer remoção de venues, ou mudar algum dado errado, você deve usar o endereço http://getsatisfaction.com/foursquare/topics/south_america_main_thread_for_merges_edits
    — Você pode criar uma venue que é a sua casa e nela fazer checkin. Se você criou o venue com a categoria correta (Home), e ela não aparece na lista de places dos outros usuários (nem dos seus amigos): assim ninguém sabe que é o mayor (você), nem a localização (endereço)
    — Se você quiser que um amigo faça o checkin na sua casa, ele tem que mandar buscar explicitamente pelo nome que você deu à venue.
    — Se você não quiser que nem seus amigos saibam onde você está, você pode fazer o checkin “out of grid”, que diz que você fez checkin mas não diz onde. Você ganha os pontos pelo checkin normalmente.
    — As suas informações de checkin só são públicas para os seus amigos. Assim, se você seleciona adequadamente seus amigos, em teoria não há problema em deixá-los saber que você acabou de chegar no shopping ou no trabalho (algum amigo seu não sabe onde você trabalha?). Inclusive, essa info pode ser usada por eles para te ligar e combinar de pegar um cinema ou comer alguma coisa na praça de alimentação.

    Abracos

  • José Antonio

    @dclobato: excelente comentário.

    O grande problema é que as pessoas usam o foursquare de qualquer maneira. Uma simples busca por “casa” revela barbaridades como essa que eu dei de exemplo (vi centenas dessas).

    Outra coisa, não basta selecionar amigos no Foursquare, precisa selecionar também no Facebook e no Twitter, o que é mais difícil. Ou então não se deve usar o Foursquare em conjunto com essas redes sociais.

    De qualquer forma, seu comentário ajudou bastante a tirar algumas dúvidas a respeito do 4sq. Muito obrigado!

  • marcelobarros

    O grande problema é que vivemos no Brasil e as regras decentes e educadas do primeiro mundo só serverm pra lhe qualificar como “trouxa” para a grande população de “espertos” que existe aqui. O pior e o melhor do Brasil é o brasileiro.

  • José Antonio

    Marcelo, nesse caso a burrice é generalizada. Depois do Please Rob me, os americanos consertaram muita coisa, mas ainda tem muita gente que coloca Home sem classificar como Home e fica lá, aberto para quem quiser…

  • dclobato

    Olá José Antônio,

    Sim, a integração com o twitter ou o facebook precisa ser revista se você tem preocupação com privacidade. Eu tenho contra nos três, mas não tweeto os meus checkins, exceto nos casos que acho que vale a pena (um evento, ou uma viagem que eu quero que todos saibam, por exemplo).

    Mas concordo com você. Muita gente usa o 4sq de uma maneira exagerada 🙂

    Abraços

  • Leonardo

    José Antonio,

    Engraçado. quando dou chekin no foursquare for android, apesar da opção estar marcada para publicá-la no Facebook e no Twitter, ela não publica. Foi relatado algum problema ou eu que estou sendo burro mesmo?

  • José Antonio

    Leonardo, no iPhone da minha esposa também acontecia isso. Você já habilitou o Twitter e o Facebook para receber atualizações pelo Foursquare?

    Você pode fazer isso entrando com sua senha do Foursquare no site deles.

  • @dclobato desculpe a ignorância, mas não entendi como fazer a minha “home” não aparecer no mapa quando eu fizer check-in.

  • Patricia

    Pessoal desculpem a ignorancia…mas coloquei o 4square para android no meu celular e não sei como utilizar, nada acontece.
    Tenho que deixar o gps ativado? Mexo e nada acontece. Quero saber como fazer check in, como procurar um lugar e como postar no face…
    Alguém me dá uma luz?!!!!!

    Obrigada
    Patricia

  • Ulisses Couto

    Olá José Antônio, aproveitando que vc está falando do 4sq, eu queria lhe perguntar sobre um problema que estou tendo aqui na minha região (outros amigos que tb utilizam este app estão na mesma situação). Desde sábado 14/05 que os check ins do 4sq não estão aparecendo no facebook. Já desinstalei e reinstalei ambos e não está funcionando. Vc sabe o que poderia estar causando este problema?
    Grato.

  • José Antonio

    Ulisses, não sei o que há de errado. Comigo tem funcionado…

  • Paulo

    Olá Ulisses, estou com o mesmo problema.
    Já tirei a permissão no facebook e coloquei de novo mas nada !
    Será que alguem pode nos ajudar ?
    Abraço

  • Caroline

    Olá, boa noite a todos! Meu foursquare deu pane hoje a tarde e não to conseguindo mais fazer chekin, última hora q usei era umas 15:00, desistalei e instalei denovo e nada, desliguei e liguei o cel e nada, sai do programa e agora ele não quer mais logar… o de vocês está funcionando normalmente?

  • Eu tb não estou conseguindo logar no foursquare do mue android. Dá um erro de “network unavailable”, mas tá tudo conectado e o gps ativado…

  • Michelle

    O meu dá o mesmo erro do Murilo, se alguém souber como resolver, favor postar aqui 😀

  • ingrid

    o meu e-mail já está cadastrado, mas eu não ‘lembro’ a senha, se eu me cadastrar com outro e-mail continuirá aparencendo nas minhas redes sociais? ou tem como mudar a senha? obrigada

  • JAmes

    Oi gente como faco p excluir amigos?

  • Alexandre Antunes

    Olá, eu estava como Mayor de um lugar, mais acabei recebendo uma mensagem informando que fui excluído do lugar, e o cara que me excluiu ficou como Mayor com bem mnos checkin que o meu. como isso pode ocorrer?
    Obrigado.