Usando seu iPhone 4 (e outros celulares) no exterior

Muitas dicas desse post servem para qualquer celular. 😉

Recentemente tive que ir a trabalho para Madrid, na Espanha, e levei comigo meu fiel escudeiro iPhone 4 (quem diria que um dia eu escreveria isso?).

Como o iPhone 4 usa um micro SIM Card, que nem sempre é fácil de encontrar, fui preparado com um cortador de SIM Card comprado no Deal Extreme por 8 dólares. (esse aí da foto)

Parece um grampeador, mas é um cortador de SIM Card

Antes de viajar para qualquer lugar do planeta, é muito bom verificar o Wiki de Internet pré paga, no endereço abaixo, para ver qual é a operadora mais barata no lugar que você vai visitar.

http://prepaid-wireless-internet-access.wetpaint.com/

Em qualquer lugar do mundo, as pessoas acham que o iPhone é um celular especial, e, portanto, precisa de planos especiais. Na Espanha, por exemplo, numa das lojas que eu entrei, o sujeito se recusou a me vender um chip pré-pago porque disse que nenhum deles funcionaria com o iPhone, mesmo cortando, já que ele precisaria de uma configuração “especial” para funcionar.

Obviamente isso não era verdade. Entrei na loja do lado e o sujeito não só me vendeu o chip, como fez a tal configuração, ou seja, não fez nada. Bastou colocar o chip no celular para aparecerem as barrinhas de sinal e eu poder falar.

Para usar a Internet ele disse que bastava nomear a rede como “Internet”. Duvido muito que não funcionasse se eu tirasse esse nome e colocasse “Zeletron”, mas deixei que ele fizesse isso.

Em alguns países, principalmente naqueles onde o idioma é doido (como foi meu caso em Praga), é melhor comprar o chip pré pago no aeroporto, onde você terá mais chances de falar em inglês com o vendedor. Teste tudo que puder na frente dele para não receber um SMS em Tcheco, perguntando: “Díky za nákup SIM karta od Vodafone. Nyní jste 245000 kc na vás úcet. Chcete aktivovat kartu?”

Na Itália, os caras são hiper burocráticos e não são todas as operadoras que vendem um SIM Card para um estrangeiro. Além disso, todas as operadoras demoram 1 dia para ativar o cartão e várias horas para ativarem os planos. Com isso, se você for ficar pouco tempo, não vai valer a pena comprar um cartão pré pago por lá.

Outra coisa muito importante! Para evitar surpresas na hora de receber a conta pós viagem, não se esqueça de desligar o serviço de dados antes de entrar no avião e desativar o roaming de dados. Você pode até usar o seu celular para mandar e receber SMS ou até receber uma chamada de emergência com o chip brasileiro, mas se não desativar a internet e o roaming de dados, pode ter uma surpresa muito desagradável. O Megabyte trafegado no exterior pode custar a bagatela de R$ 30,00!! Mesmo que você tenha um plano de dados aqui no Brasil ele não conta no exterior. Fique de olho nisso.

Por último, isso vale para qualquer celular, ligue para sua operadora antes de viajar e peça para liberar o roaming internacional. É muito útil ter uma opção de usar o próprio celular no exterior quando não se consegue comprar um chip no país visitado. Já tive o dissabor de chegar em outro país e a TIM não habilitar meu roaming internacional.

Ah, já ia me esquecendo. Antes do avião fechar as portas, coloque seu celular no modo avião para poder ligá-lo posteriormente durante o vôo. Algumas aeromoças não te deixam usar nem em modo avião, o que é uma estupidez, mas se você for discreto, poderá usar como se fosse um iPod Touch. Uma dica é colocar o fone de ouvido sempre que estiver usando, mesmo que esteja lendo um livro no iBooks. 😉

Comments on this entry are closed.

  • Na Inglaterra também é super tranquilo. Comprei um chip comum da T-Mobile no supermercado mesmo, cheguei em casa, cortei e coloquei no iPhone. Comprei um voucher de créditos e pronto! Estava com créditos para falar e com um SMS comprei um pacote de 30 dias de internet por 5 Libras. Muito barato e fácil.

  • Dario

    Hahaha! Gostei da mensagem em tcheco! 😀

  • Alice

    JOsé Antônio,

    É simples assim?
    Como eu sei se o meu iPhone 4 é desbloqueado???
    Onde eu faço o desbloqueio???

    Att

    Alice

  • José Antonio

    Alice, a maneira mais simples de testar se seu iPhone é desbloqueado é colocando um chip de outra operadora.

    Você pode pedir o desbloqueio na sua operadora. Eles são obrigados a fazer isso.

    Boa sorte.

  • Leandro

    Olá José, tudo bem? Estou indo para Miami e Nova York e ficarei lá por 15 dias. Eu gostaria de usar somente o Wi-Fi do meu Iphone 4, será que tem essa possibilidade sem ter que gastar milhões com a Vivo?
    Obrigado e aguardo contato
    Leandro

  • José Antonio

    Ajustes -> Geral -> Rede:

    Desative Roaming de Dados e Dados do Celular.

    Você só vai gastar dinheiro se mandar mensagem ou atender ou fizer chamadas. Receber SMS é grátis.

    Lembre-se que nem sempre o identificador de chamadas funciona no exterior. Portanto cuidado ao atender o celular.

  • Débora Kohler Packer

    Bom dia José, tudo bem?

    Parabéns pelo post, tenho certeza que está ajudando muita gente, tirando muitas dúvidas, foi escrito de forma bem completa, clara e compreensível.
    Bom, a sua resposta pro Leandro já me esclareceu algumas dúvidas. Eu adquiri o iPhone 4 recentemente, e ainda estou aprendendo algumas coisas.
    Estou viajando para a Itália domingo (08/01/2012) e permanecerei no país por 15 dias, em uma cidade pequena, no interior da região de Vêneto. É a primeira vez que viajo para o exterior, e não tenho conhecimento sobre a disponibilidade de ambientes Wi-Fi na região.
    Você saberia me informar, se evetualmente, eu não tiver acesso a Wi-Fi, e ativar a 3G e os dados do celular, isso terá um custo muito elevado?

    É que o uso da internet para mim é praticamente primordial, mesmo que seja limitado a pouco tempo de acesso.

    Aguardo retorno.

    Obrigada,

    Débora.

  • José Antonio

    Débora, se você não estiver disposta a pagar o valor do iPhone para a operadora, não ative o Roaming de Dados no celular.

    Tenho um amigo que pagou mais de R$ 3.000,00 de conta de celular depois de usar a internet no iPhone no exterior. Ele ficou uns 15 ou 20 dias viajando pela Europa e usou o roaming de dados.

    Minha experiência na Itália foi péssima talvez pelo fato de eu não falar italiano e todos os comandos de compra de pacotes terem que ser feitos por telefone, do tipo: “para habilitar o plano X, disque Y; para habilitar o plano Z, disque X”. Além disso eles demoram um dia para habilitar o plano escolhido. Se você vai ficar 15 dias lá, pode valer a pena comprar um chip no local e pedir para alguém a ajudar a escolher o plano.

    O único senão dessa solução é o fato de você ir para uma cidade no interior, onde há possibilidade de não ter sinal 3G. Confirme com alguém na região qual é a operadora que tem sinal 3G.

    (Se puder, conte-nos depois como fez para usar a Internet por lá)

    Boa viagem!

  • Renata

    Olá José, tudo bem?
    Estou indo para Nova York e Orlando e ficarei lá por 15 dias. Eu gostaria de usar somente o Wi-Fi do meu Iphone 4. Gostaria de saber se é necessário desativar o GPS.
    Ou se desativar o Roaming de Dados e Dados do Celular já resolve.

    Obrigada e aguardo contato
    Renata

  • José Antonio

    Renata,

    Basta desativar o roaming de dados. Eu desativaria também o roaming de chamadas, mas isso vai depender do que você precisará na viagem.

    Você vai reparar que ele vai demorar muito para pegar o sinal de GPS, já que normalmente ele começa pegando a localização pelas antenas de celular.

    O aplicativo “Mapas” não funciona sem rede de dados, portanto, se você quiser usar o GPS para se localizar, vai precisar comprar um programa na AppStore que tenha mapas offline dos EUA. Já aviso que não são baratos.

    (Se puder, conte-nos na volta como foi o uso do celular na viagem)

    Boa viagem!

  • ola Jose!!
    adorei seu post
    eu recentemente voltei da italia e fiz o q vc disse cheguei na cidade e fui comprar um pre pago, mais estava em uma feira e comprei o da 3s Tre, bom uma m… so foi funcionar depois de 5 dias e so chamada, e a moça tinha me garantido que a internet funcionava, eu estva em Genova, ainda bem q qdo vi que em 24 hrs nao funcionava, comprei o a Tim em Veneza, e foi a melhor coisa que fiz bemmmm mais barato, falei muito com meus pais com ligaçao de tim p tim mais barato e mesmo com ligaçao p telefone fixo, e ainda assim nao consegui gastar tudo, a moça acostumada com turista, me falou q se meu cel nao fosse um sansung galaxy, ou de marcas, ele funcionaria a internet, que a setimana custa 2 euros muito barato, pena q nao funcionou!!
    entao esse de marcas inclui o iphone??
    Obrigada
    Ana
    outra pergunta, qr dizer q se eu comprar um cel iphone sem ser na operadora vou ter q cortar meu chip?

  • Luciana

    Ola boa tarde !
    Nossa, realmente você esclarece muito bem sobre o uso de celulares no exterior.
    Ano passado não tive experiência boa, tinha TIM, ativei Roaming Internacional, funcionou 5 dias, depois bloquearem, porque a conta aumentou (obvio) e havia risco de inadimplemento, pode? conclusão não funcionou mais o celular, e depois que cheguei no Brasil, enquanto não paguei a conta que vencia ainda mais 10 dias, o celular continuou bloqueado. A conta veio mais de 2000,00 por 5 dias de uso !!!!
    Agora, mudei pra pré pago, tenho um smartphone normal da sansung, eu posso usar ele lá, eu compro Chip é isso.
    Obrigada
    Luciana

  • Daniel

    Olá! Parabéns pelo post!!
    Estou indo pros Estados Unidos, quero usar o Iphone como GPS. Vc pode me dar umas dicas?? Roal de comprar um chip somente de dados por lá tranquilo??, precisa de alguma configuração especial??

    Sabe de alguma app legal e barato pra usar?? Obrigado

  • José Antonio

    @Daniel: Estados Unidos não sei se vendem chip pré pago. Quando fui lá em 2009 não consegui comprar. Parece que não tem, mas não tenho certeza.

    Sobre usar o iPhone como GPS, isso vai depender muito do que você vai precisar do GPS.

    Me explico. Se quiser usar para dirigir ou andar a pé e só depender de endereços, uma versão offline (na qual você baixa todos os mapas de uma localidade junto com o aplicativo) pode te ajudar.

    Neste caso, parece que o Navigon Mobile Navigator é uma boa opção. Procure por “Navigon” na AppStore e veja o que abrange a região dos EUA que você vai visitar.

    Se precisar procurar pontos de intersse (POI), restaurantes, bares, monumentos etc, o ideal é ter um GPS conectado. Para esses casos, o Google Places é muito bom e é grátis. No entanto, neste caso você vai precisar de um plano de dados.

    Boa viagem e não se esqueça de voltar depois para dizer como foi aqui nos comentários.

  • Pedro Paulo Jr

    Na verdade há plano pré-pago com dados na AT&T: Prepago chama-se “Pay as you go” e o Plano chama-se Prepaid DataConnect Pass Plans

  • Camila

    Eu queria saber se dá pra utilizar só o wi-fi do iphone, mesmo que a TIM não esteja funcionando, isto é, se eu não ativar meu roaming. Eu sei que vou ficar sem sinal, mas dá pra usar apenas o wi-fi?

  • José Antonio

    Dá para usar apenas o WiFi sim.

  • José Henrique

    Olá!
    Tenho um Iphone 4S desbloqueado e vou para os EUA final de fev/12. Gostaria de saber se eu comprar um celular “descartavel” GoPhone (pré-pago) da AT&T, e habilita-lo, posso depois usar esse chip no meu Iphone?
    Obrigado

  • Se o GoPhone for GSM basta você cortar o chip para usar no iPhone. Boa sorte!