Nokia: apertem os cintos, o piloto sumiu.

Um dos assuntos mais comentados hoje na blogsfera é um memorando interno do presidente da Nokia Stephan Elop que vazou no Engadget e várias fontes confiaveis confirmam como real. O memorando é feito de trinitrotolueno e o rapaz acendeu o pavio.

Você pode ler na íntegra aqui: http://www.engadget.com/2011/02/08/nokia-ceo-stephen-elop-rallies-troops-in-brutally-honest-burnin/

Aqui no Zeletron faço apenas um comentário. O comentário é um dos maiores atos de autoimolação já vistos no mundo corporativo. Ele basicamente diz que:

O primeiro iPhone foi vendido em 2007, e nós ainda não temos um produto que esteja perto de sua experiência de uso. O Android entrou em cena um pouco mais de dois anos atrás,e esta semana eles tiraram a nossa posição de lideres em volume de smartphones. Inacreditável.

Achou ruim? Tem mais: “Estamos tomando um calor de nossos competidores, mais rapidamente do que esperávamos. A Apple mudou o mercado, redefinindo o que é um smartphone e atraiu desenvolvedores para um ecossistema fechado, mas muito poderoso. Eles mudaram o jogo, e hoje, a Apple detém o mercado de celulares high-end.

Calma que fica pior: “Nós jogamos gasolina na nossa plataforma que já estava em chamas…. Cometemos um monte de erros e agora estamos em chamas

Comments on this entry are closed.

  • Na internet tudo se copia e se falsifica, será que não é o caso?
    O cara da Nokia ia dar um tiro no próprio pé?
    Pelo menos é estranho.

  • marcelobarros

    Senhora “analista de mobilidade”, portadora da trombeta do apocalipse, seria legal mostrar a parte positiva também, não ? Vou colocar aqui, traduzido:

    Nós estamos trabalhando em um caminho para o futuro — um caminho para reconstruir a nossa liderança do mercado. Quando nós compartilharmos esta nova estratégia em 11 de fevereiro, ela será um grande esforço para transformar a nossa companhia. Mas, eu acredito que juntos nós podemos enfrentar as mudanças que estão por vir. Juntos, nos podemos escolher definir nosso futuro.

    No mais, a palavra correta é autocrítica, não autoimolação, muito pertinente se a empresa deseja melhorar de verdade. O título do post também não é apropriado. Justamente o fato de ter um piloto é que explica o aparecimento de tal memorando, não ?

    Mas, tirando as gafes, confesso estar muito curioso e ansioso para ver a tal estratégia. Sugestões do que irá acontecer ?

  • Concordo plenamente com o Marcelo. A nave não está sem piloto, muito menos desgovernada.

    Minha aposta continua sendo no sentido de a Nokia se aliar com a Microsoft e fazer do Windows Phone 7 uma baita plataforma. Ambas sairiam ganhando com isso.

    Depois de amanhã saberemos as novidades.

  • marcelobarros

    @Javsmo também estou colocando algumas fichas neste caminho, apesar de não todas. Minhas previsões, não vazadas de lugar algum, estão a seguir.

    No low-end, o symbian continuaria, no mínimo o S40 que vi em aparelhos como o C3, idealmente um S60.

    No mid-end, symbian^3 com melhorias de usabilidade, para tentar fazer frente ao eminente android para esta categoria (como alerta o próprio Elop).

    No high-end, fico pensando se o Windows Phone não seria mesmo o candidato natural.No entanto, em outros pronunciamentos, o presidente disse que manteria o responsável pelo meego no conselho, demitindo alguns outros. Isto deveria indicar que o Meego não morre, não é ? Será que ele seria confinado no mercado de netbook e tablets ? Talvez sim.

    Também não sei se apostaria em Nokia com Android, a menos que a Nokia queira virar fabricante de hardware. O Android é a ponta de entrada na nuvem do Google, este é o fim primordial do aparelho, por mais que fabricantes e operadoras tentem modificá-lo. E é assim que o Android é interessante. Pra piorar, os serviços Nokia parecem conflitar com os do Google. E não acredito que ela queira ser apenas fabricante de hardware. É mais fácil trazer as aplicações Android para dispositivos Nokia, como li recentemente sobre a VM Dalvik rodando no Meego (http://is.gd/VNjrEc).

    Bom, são meus palpites. Mas adivinhar o futuro não é minha especialidade. Se eu fosse bom nisso estaria escolhendo 6 números para a megasena acumulada de hoje e não comentando este post 🙂

    PS: Hardware Nokia, Mapas da Nokia, Multimídia Nokia e SO Android, com o resto, seria interessante ….

  • Mark

    Um N8 com Nokia maps e Android 2.2 seria pedir muito? Rss

  • O ideal é esperar até sexta-feira e, ainda, até que o Mobile World Congress acabe para saber o que de fato a Nokia vai fazer e se algo com o MeeGo será lançado ou não. Se a Nokia não lançar, como já aponta um novo rumor (http://migre.me/3Qr6C), talvez a Aava lance (http://www.slashgear.com/aava-mobile-medfield-meegoandroid-phone-confirmed-03130673/ ) e com opção de usar Android oficialmente, no mesmo aparelho. O que não fica claro é se essa mistura é algo que partiu da Aava ou de alguma informação que ela tenha da Nokia (o que nos leva a espera dos eventos… ).

    Gosto do hardware da Nokia (apesar de furos como o do conector USB do N900 e do N97 como um todo :P) e acho que ele me acostumou mal apresentando um GPS de qualidade e boas câmeras. Sinceramente, não gostaria de ter o Android em um aparelho da Nokia. Até gosto do sistema operacional, mas acho que há coisas irritantes como a falta de controle sobre quais aplicativos fechar, a má vontade dos fabricantes com relação às atualizações (não que não tenha passado isso com o N900 e a dúvida sobre ele ter ou não MeeGo) e o fato de ser mais ou menos aberto, já que preciso apelar para gambiarras para ter mais controle sobre o aparelho.

    Concordei com os argumentos sobre ser mais coerente a Nokia ir para Windows Phone 7 (http://www.zeletron.com.br/2010/09/ideia-nao-tao-maluca.html) ao invés de ir para o Android. Apesar disso, o que queria mesmo era o MeeGo, com o potencial do Maemo, dando liberdade de uso do sistema, mostrando o melhor sistema de multitarefa que já usei, mesmo com um hardware bem mais limitado do que os atuais Androids apresentam.

    Talvez o MeeGo seja (ainda mais) postergado e que tentem lançá-lo com um produto mais bem acabado. Talvez alguns dos segmentos sejam um pouco adiados (http://www.wafaa.eu/entry/smeegol-nogo-meego-gogo-1-56.html) para dar espaço para linhas que estão tendo mais sucesso, como smartphones e tablets.

    Estou acreditando, mesmo, que a Nokia consiga ter uma nova estratégia para melhorar os resultados no mercado. Só espero que ela não acaba matando alguns ótimos projetos para isso.

  • marcelobarros

    Mais pitaqueiros. Não se migra para Android, segundo eles.

    Editorial: Engadget on Nokia’s Friday announcement – http://is.gd/N42V3J

  • Pedro Paulo

    Meu pitaco: a Microsoft comprará a Nokia sexta-feira.

  • Pedro Paulo

    Ah e antes que me esqueça: o finlandês maluco fez como um dos caras que estava conversando com o piloto reserva em apertem os cintos o piloto sumiu: botou gasolina no corpo e ateou fogo

    http://www.youtube.com/watch?v=qaXvFT_UyI8

  • A Nokia e a Microsoft precisam estar numa sintonia muito grande para desenvolverem um sistema juntas. Foi o que entendi no comentário do Javsmo. A Microsoft, realmente, precisa da Nokia? E o Qt, como ficaria? Se resumiria a QML? A ideia da Microsoft não querer personalizações no seu sistema, não bateria de frente com o Qt? A Microsoft vai abrir mão do seu Visual Studio?! Duvido!!!

    Talvez a sintonia seja a compra como o Pedro Paulo sugeriu. 😀

    Legal tentar adivinhar, analisar… Só iremos saber na sexta-feira mesmo.

    Estou torcendo para a Nokia apresentar um caminho interessante. Evolução sempre. Quebrando paradigmas.

    [ ]’s

  • Aknaton

    Bom dia!
    Particularmente eu acredito que com um SO totalmente livre para customização pelo usuário do mais simples ao mais avançado aliado a atualizações livres ou seja o usuário determina o que vai instalar na atualização como é feito no windows e ubuntu ! Com isso o SO (simbyam^3,Maemo,Meego) própriamente dito não teria importância ! E acredito agradaria gregos e troianos ou geeks e reles mortais !

  • Erasmo

    Gente, Meus parabéns. é o primeiro blog que li com comentários e opiniões realmente relevantes. Na maioria dos outros blogs onde oque define um bom sistema operacional é o numero de joguinhos adware disponivel na “‘Loja” a maioria é no mínimo dispensável. Parabéns a todos.
    Minha opinião? As duas passaram a possuir um tremendo poder de distribuição e desenvolvimento .Claro que existentes os interesses da microsoft (e não é o meego).Acho que teremos grandes surpresas nos próximos meses.

  • marcelobarros

    Obrigado, Erasmo. Se tem uma diferença aqui é que a gente lê os comentários e responde. Odeio estes blogueiros que não se dão ao trabalho de expressar opinião e discutir. Volte sempre.