Ainda sobre a parceria Microsoft e Nokia

Talvez hoje seja um dia duro para os fans da Nokia como o dia 05-01-2010 foi para o @javsmo, no entanto da mesma forma que o @javsmo fez do limão uma limonada boa (@zeletron e mais um projeto que sei mas não posso falar), desenvolvedores Nokia vão perceber ao longo do mês que ganharam muito mais que perderam.

Eu conheci em 2001, por conta de um evento da empresa em que trabalhava, o Steve Balmer. A minha impressão foi bem positiva, alguns amigos que trabalham na Microsoft diziam que Bill Gates era importante, mas Steve Balmer é a alma da empresa.

Além disso, por mais paradoxal que pareça, o principal cliente da Microsoft não é o end-user, mas sim o desenvolvedor. Ele dá vida a empresa e a Apple percebeu isto. Portanto Steve Jobs, vamos sair deste hospital porque senão tio Balmer vai tratorar você!

Comments on this entry are closed.

  • marcelobarros

    Tomara que tenha razão porque a revolta que eu vi no Forum Nokia foi grande.

    Eu compreendo perfeitamente a parceria e acho que foi acertada, do ponto de vista de acionistas e CEOs. Mas ela desagrada a comunidade Nokia e talvez até mesmo usuários finais.

    Por exemplo, faltou um compromisso maior com a base instalada. Deveria ter sido feito um pronunciamento sobre a base instalada e suporte futuro. Você espera que agora um novo usuário compre um N8 ? Só se ele viva no meio do mato.

    Para quem é funcionário e continuará sendo, algo que duvido que aconteça pra todos, é uma oportunidade de aprender coisas novas e se divertir. Mas para quem apenas participa da comunidade, é decepcionante.

    Felizmente tudo que aprendi sobre Qt não foi perdido. Eu construí ferramentas internas na minha empresa com ele e sei que é algo que posso usar quando quiser. Felizmente (ou não), não tenho uma empresa de desenvolvimento móvel ou vivo disso. Mas, quem vive, deve ter se sentido desamparado.

    Veremos se esta nova profecia se realizado. Estamos ficando bom nisso por aqui, afinal ! 🙂 (menos a mobile especialist, que viaja muito).

  • RHesus

    Concordo com você, Pedro Paulo. Dadas as circunstâncias, a Nokia fez o melhor que podia tomando esta decisão. Entendo que alguns acham a melhor escolha fosse o Android, porem a Nokia entraria no mais do mesmo, hoje já existem smartphones com hardware excelentes e SO Android (eu testei o Galaxy S e fiquei babando), a Nokia com Android seria apenas mais um, a unica diferênça seria o nome Nokia. Com Windows Phone seria o diferencial. Fico pensando numa suit entre o smartphone e Windows no Desktop clonando quase tudo e ter praticamente um mini desktop de casa, ou trabalho, dentro do bolso, como ambos são Microsoft e hoje em dia existe CPU dual core de 1Ghz qual seria a dificuldade? Tem muita possibilidade que fico imaginando, e com essa dupla (Nokia x Microsoft) tudo se torna possível, vou torcer pra dar certo (concorrência nunca é de mais) !

  • marcelobarros

    @RHesus, isto é muito forte mesmo. Se integrarem o telefone ao PC e ao XBOX, passando pelos emails, office, media center e maps, terão uma plataforma de serviços fantástica. Falei recentemente aqui que eram os serviços que interessavam, o povo apple não me entendeu bem, mas agora espero que tenha ficado claro.

    @pedropaulo gostaria de estar num churrasco com este Steve Balmer … 😀